Meredith Grey sentada na maca

Como Grey’s Anatomy pode nos ajuda a cuidar da saúde mental

Se você é um fã do seriado Grey’s Anatomy com certeza deve saber tudo sobre os episódios, personagens e bastidores.

Porém, o objetivo deste artigo não é falar de mais uma curiosidade, mas analisar alguns aspectos que podem nos ajudar a cuidar da nossa saúde mental.

Janeiro Branco: cuidar da saúde mental

A campanha começou em 2014 no Estado de Minas Gerais e hoje conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil. Os municípios participantes realizam atividades de conscientização, como palestras e debates para a difusão da saúde mental.

O assunto ainda é tabu sendo associado à incapacidade de viver em sociedade e provocando o medo da discriminação e exclusão social. Certo é, que hoje em dia uma parcela considerável da população sofre com algum distúrbio psicológico.

Cada vez ficam mais comuns transtornos de ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós traumático, somatização, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, etc. .

Quem nunca?

Olha, você poderia procurar um psicólogo ou terapeuta”. Quem nunca ouvindo essa sugestão de um amigo, rejeitou a ideia dizendo que não precisava.

Aqui os nossos amigos do Seatle Grace vão nos mostrar a importância da terapia para viver e superar algumas fases importantes da vida.

Meredith Grey sentada na maca
Cena do seriado Grey’s Anatomy. Sua experiência pós-morte foi decisiva.

Poderíamos falar de vários personagens mas, vamos nos apegar à protagonista. Na 3ª Temporada a personagem principal, Meredith Grey, está enfrentando o drama da doença de sua mãe; ela está com Alzheimer e não a vê como uma mulher crescida, mas, uma criança de cinco anos de idade.

Além disso, a convivência com sua mãe foi extremamente conturbada.

As dores da alma

Primeiramente Meredith apresenta desde o começo do seriado um comportamento completamente imprevisível e instavél com a mesma intensidade ela ama, odeia, fala e se cala sem nenhum critério a não ser a preservação da sua vida como está. Nem ela não se compreendia.

Cena de Grey's Anatomy-Meredith se afoga
Cena de Grey’s Anatomy-Momento em que Meredith se afoga.

Até que no episódio 16 da temporada 3, em meio aos conflitos com sua mãe e com seu parceiro, a equipe de cirurgiões foi chamada para socorrer os acidentados de um grave acidente no porto.

Ao socorrer um homem ele começa a se agitar entrando em pânico, debate-se e a joga por acidente no mar sem que ninguém veja.

O curioso é que no momento em que ela cai na água, visivelmente para de lutar e escolhe pela morte desistindo de nadar. Claro, que por ser a mocinha ela sobrevive, depois de fazer uma fantástica experiência de quase morte.

Lixo embaixo do tapete

Meredith é a típica pessoa cheia de traumas que joga todo “lixo” embaixo do tapete de sua casa e finge que eles nunca existiram agindo, mesmo que inconscientemente, como se eles fossem atuais. Ela tentava ajustar as coisas sozinha e todo o sofrimento que até então estava escondido começam vir à tona naturalmente.

Foi então que o hospital inseriu no programa dos internos sessões de terapia e aí começa a virada. O seriado reproduz de maneira coerente e bem humorada o processo de confiança, aceitação e os benefícios da terapia. Meredith passa as primeiras sessões num completo silêncio.

Quando resolve se expor descobre que está fazendo tudo errado; grita, briga e chora tentando intimidar a terapeuta quando enxerga a verdade. Num dado momento entre, idas e vindas a psicóloga a ajuda a compreender seus mecanismos de fuga das dores de sua história e as defesas contra o sofrimento.

Grey's Anatomy-Cena da Casa de velas
Grey’s Anatomy-Cena da Casa de velas. Quando Meredith decide dar um passo em seu relacionamento.

Mererith passou por momentos de transtorno sono-vigília, com episódios de insônia e transtorno de personalidade borderline ao não lutar para preservar sua vida, além das bebedeiras nos momentos de maior conflito.

Quando procurar terapia

Não foi fácil na ficção dar o primeiro passo e também não o é na vida real. Para a terapia dar o efeito esperado é necessário a combinação de diversos fatores, mas para saber no que vai dar é preciso procurar ajuda.

Ao sinal de qualquer mudança na normalidade do seu comportamento, identificada não só por você, mas pelas pessoas que estão ao seu lado, considere marcar uma consulta.

Se por um acaso você não tem recurso financeiro suficiente, o atendimento psicológico gratuito é oferecido em universidades e órgãos públicos.

Para quem tem pouco tempo para se locomover até o consultório, é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CEP) o atendimento psicológico online. Portanto, se você percebe que está chegando o momento de pedir ajuda, não perca tempo e aproveite o janeiro branco para cuidar da sua mente.

Abaixo você encontra endereços de instituições que atendem gratuitamente nas várias regiões do país:

REGIÃO NORTE

Amazonas:

Centro de Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do

É necessário um agendamento para triagem e, assim que surge a vaga, a pessoa é notificada para começar o atendimento. Localizado em Manaus, as sessões semanais são realizadas pelos próprios estudantes do curso de Psicologia da Universidade supervisionados pelos professores.

Endereço: Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Bloco X, Coroado I – Manaus
Telefones: (92) 3305-4121/ (92) 99314-4121
E-mail: cspapsicologiaufam@gmail.com

Acre:

Universidade Federal do Acre (UFAC)


As inscrições podem ser presenciais ou online por meio do preenchimento de formulário disponível através do link. A instituição oferece os serviços de psicoterapia individual, psicoterapia infantil, psicoterapia de grupo, plantão psicológico e avaliação psicológica. O atendimento é feito por estudantes de psciologia a partir do 7º período, supervisionado por seus professores.

Endereço: Campus Universitário – BR 364, Km 4, Distrito Industrial – Rio Branco

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
E-mail: serpsi.ufac@gmail.com

Pará:

Universidade Federal do Pará

A Clínica oferece atendimento de emergência com serviços de plantão psicológico, psicoterapia individual e de grupo, atendimento médico psiquiátrico, avaliação e acompanhamento social.

A clínica-escola atende, preferencialmente, crianças , adolescentes e adultos de menor poder aquisitivo. A inscrição é feita diretamente na secretaria da Clínica. O serviço é disponibilizado no início de cada semestre letivo. Posteriormente é feita uma entrevista de triagem para avaliação e encaminhamento.

Endereço: R. Augusto Corrêa, 1 – Guamá, Belém – PA, no setor Básico do campus do Guamá ao lado do Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Pará. Entrada pelo portão 2 do campus, primeiro prédio à esquerda.

Horário de funcionamento: Das 8h às 13h e das 14h às 18h.
Telefone: (91) 3201-7669

Rondônia:

Universidade Federal de Rondônia – Serviço de psicologia aplicada


Atendimento direcionado a crianças, adolescentes e adultos, podendo ser em grupo ou individual. As entrevistas para a triagem são realizadas presencialmente às segundas, quartas ou sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Não é necessário encaminhamento médico.

Endereço: Avenida Presidente Dutra, 2965 – Porto Velho. Fica localizado no prédio anexo a Unir Centro. 
Telefone: (69) 2182-2025

Roraima:

Universidade Federal de Roraima – Serviço de Atendimento Psicológico (SAP/UFRR)


A insituição oferece plantão psicológico, aconselhamento psicológico, ludoterapia e psicoterapia individual. É preciso agendar previamente o atendimento no prédio do SAP (Serviço de Atendimento) em horário comercial ou é possível marcar por telefone.

Endereço: Av. Cap. Ene Garcês, 2413 – Boa Vista (fica ao lado da Unidade de Saúde do campus Paricarana)
Telefone: (95) 3623-2391

REGIÃO NORDESTE

Ceará:

Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará

Instituição oferece plantão psicológico gratuito, às quartas-feiras, das 8h às 11h, e às sextas-feiras, das 15h às 17h, sem necessidade de agendamento. O serviço é indicado para pessoas em situações de emergência, que necessitam de auxílio imediato para crises psicoemocionais.

Endereço: Rua Felipe Nery, 1006 – Fortaleza
Telefone: (85) 3271-1992

Bahia:

Universidade Federal da Bahia – Clínica de Psicologia da FTC

As incrições são feitas presencialmente ou por telefone. São três fases anteriores ao início do tratamento. a primeira é a incrição, depois os indivíduos passam por uma triagem para identificar se a demanda do paciente pode ser acolhida. E a terceira fase é o início do tratamento psicoterapêutico ou encaminhamento para outra clínica.

Endereço Praça da Inglaterra, nº 6, Edf. Big, 4º andar, bairro do Comércio, Salvador.
Telefone: (71) 3254-6946

Pernambuco:

Centro de Estudo e Prática de Psicologia (CEPPSI) – Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

É necessário um agendamento prévio pelo telefone, por e-mail ou presencialmente.

Os atendimentos podem ser feitos individualmente ou em grupo e o tratamento tem duração máxima de 10 sessões, que ocorrem uma vez por semana.

Endereço: Av. José de Sá Maniçoba – Maria Auxiliadora, Petrolina
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.
E-mail: ceppsi@univasf.edu.br
Telefone: (87) 2101-6871

Paraíba:

Clínica Escola Universidade Federal da Paraíba

 Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos. Para os plantões psicoterápicos não é necessário agendar um horário, mas para o acompanhamento terapêutico é necessário passar por uma triagem.

Endereço: Cidade Universitária, s/n – Castelo Branco III, João Pessoa
Telefone: (83) 3216-7338

Universidade Federal de Campina Grande

Oferece terapias psicológicas individuais para qualquer faixa etária, preferencialmente indivíduos de baixa renda. É necessário passar pela triagem.

Endereço: R. Aprígio Veloso, 882 – Universitário, Campina Grande
Telefone: (83) 2101-1855

Piauí:

Clínica escola de psicologia do CMRV

Oferece serviços de avaliação psicológica, atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos, além de atendimento e terapia de casal.

Toda terça e quinta-feira, das 8h às 18, a clínica  também faz um plantão psicológico para demandas extras e consideradas mais urgentes.

Para poder agendar uma consulta, é preciso passar por uma triagem e, em seguida, aguardar para que o atendimento seja agendado, de acordo com a disponibilidade de horário.

Endereço: Av. São Sebastião, nº 2819 – B. Nossa Senhora de Fátima, Parnaíba-PI

Maranhão:

Universidade Federal do Maranhão

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Faculdade Pitágoras oferecem um plantão psicológico para necessidades mais urgentes. 

O atendimento ocorre sem agendamento prévio, por ordem de chegada, é individual e gratuito. Horário de funcionamento: todas as todas as terças e sextas-feiras, das 8h às 11h, e quarta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, exceto em feriados.

Endereço: Avenida dos Portugueses, nº 1.966, Cidade Universitária Dom Delgado, Campus Bacanga, sala A da Uniti, localizada no Centro de Estudos Básicos (CEB Velho).
Telefones: (98) 3272-8608, (98) 3272-8615 e (98) 3272-8616.

Rio Grande do Norte:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Oferece serviços de psicoterapia, psicologia organizacional e avaliação psicológica.

Além disso, existe a possibilidde de participar de grupos específicos, como os de enfrentamento à timidez e orientação profissional. O agendamento é feito por telefone. 

Telefone: (84) 3215-3603

REGIÃO CENTRO-OESTE

Mato Grosso do Sul:

Unigran Capital

Oferece serviços de psicoterapia, aconselhamento psicológico, orientação profissional e avaliação psicológica gratuita a adultos, crianças e adolescentes.

Tudo é feito com hora marcada. Além disso, o núcleo de psicologia da Unigran Capital também oferece suporte aos processos de recrutamento de fucionários e tem plantões para o atendimento de emergências.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 19h e de quinta e sexta-feira das 7h30 às 22h. 
Telefones: (67) 3389-3362 ou (67) 99206-5326.
Endereço: Rua Abrão Júlio Rahe, 325, centro Campo Grande – MS

Goiás:

Universidade Federal de Goiás

A clínica-escola realiza atendimento e acompanhamento psicológico individual, em grupo ou familiar. Os pacientes devem se dirigir à clínica para a triagem e os casos são analisados e atendidos por ordem de chegada.

Horário de atendimento: 7:30 às 19:30h
Telefone: (62) 3209-6298

Distrito Federal:

Serviço de Psicologia João Cláudio Todorov (IESB) – Campus Sul

Oferece atendimentos clínicos de psicoterapia individual, em grupo e conjugal, além de atendimentos e intervenções em grupos sociais e instituições conveniadas ao IESB e ao Serviço de Psicologia e plantão psicológico. As inscrições podem ser feitas por telefone ou pelo link.

Telefone: (61) 3445-4502
Endereço: Campus Edson Machado (Av. L2 Sul, quadra 613), Bloco M, 2o andar.

REGIÃO SUDESTE

São Paulo:

Instituto de Psicologia da USP

Pessoas de todas as faixas etárias podem se inscrever para atendimentos como a psicoterapia individual, de casal ou em família de curto, médio e longo prazo, priorizando as pessoas de baixa renda.

As vagas para triagem variam de acordo com a disponibilidade da clínica.

Endereço: Av. Prof Mello Moraes, 1721 -Bloco D – Cidade Universitária
Telefone: (11) 3091-8248 / 8223
E-mail: clinica@usp.br

Universidade Presbiteriana Mackenzie

O atendimento psicoterápico é feito por estudantes do curso de psicologia da Universidade. Podem ser atendidos crianças, adolescentes e adultos.

As inscrições para a triagem são feitas presencialmente. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h50.

Endereço: Rua Piauí, 181 – Higienópolis
Telefone: (11) 2114-8342

Uninove

Destinado a crianças, adolescentes e adultos, a Universidade oferece serviços de psicoterapia individual, em grupo ou em família. Todos os atendimentos requerem um agendamento prévio.

Endereço: Rua Vergueiro, 235, Liberdade (Campus Vergueiro)
Telefone: (11) 2633-9000
Horário de atendimento: De Segunda, das 08:00 às 17:30; e sábado, das 08:00 às 11:30.

Clínica Social Casa 1

A Casa 1 é um centro de cultura e acolhimento de pessoas da comunidade LGBT que tiveram que sair de suas casas e não têm para onde ir. Lá também é possível encontrar atendimentos psicoterapicos gratuitos ou a baixo custo voltado a população LGBT. 

Os interessados podem preencher este formulário para garantir a sua inscrição ou entrar em contato via e-mail. 

Endereço: Rua Condessa de São Joaquim, 277 – Bela Vista
E-mail: centrocasaum@gmail.com

Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo

Sem muitas burocracias, não é necessário passar por uma triagem, cadastro e nem mesmo marcar um horário para a consulta. Uma folha é fixada no saguão para que os interessados possam inserir seu nome em um dos horários disponíveis. 

Endereço: Rua Três Rios, 252
Horário de atendimento: Sábado às 11h, 12h, 13h e 14h, todos por ordem de chegada.

Pontifícia Universidade Católica – PUC

Na clínica psicológica Ana Maria Poppovic, da PUC, é possível encontrar o serviço de psicoterapia gratuita para qualquer faixa etária.

Os atendimentos podem ser individuais, em casal, grupo ou em família. É preciso agendar, por telefone, uma triagem. 

Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – Pacaembu
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Telefone: (11) 3862-6070

Universidade Paulista – UNIP

Atendimento psicoterapico para todas as idades. É necessário agendar por telefone a triagem. 

Endereço: Rua Apeninos, 267 – Vergueiro
Telefone: (11) 3341-4250
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Rio de Janeiro:

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ oferece atendimento psicoterápico individual ou em grupo, serviços de avaliação neuropsicológica com encaminhamento médico, psicodiagnóstico e psicopedagogia.

É necessário comparecer a unidade para realizar uma primeira entrevista e depois o interessado será redirecionado de acordo com as suas demandas.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Endereço: Avenida Pasteur, 250 – Pavilhão Nilton Campos
Telefone: (21) 2295-8113

Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro

Oferece atendimento individual de psicoterapia para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos é realizado pelos próprios profissionais sa SBPRJ.

É necessário fazer uma inscrição e pagar uma taxa de R$ 40 para depois realizar a entrevista de triagem. As inscrições são presenciais e ocorrem de segunda a quinta-feira, das 9 às 17h.

Endereço: Rua David Campista, 80 – Humaitá
Telefones: (21) 2537-1333 ou (21) 2537-1115

Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Estácio de Sá – Campus Norteshopping

Oferece plantão psicológico de pronto atendimento para situações de emergência. 

Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Norte Shopping
Telefone: (21) 2583 7116

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Estácio de Sá – Campus João Uchôa

Oferece atendimento de psicoterapia individual, em grupo ou em família para todas as idades, além de possuir o plantão psicológico para situações de emergência. 

Endereço: Rua do Bispo, 83 – Rio Comprido
Telefones: (21) 4003-6767 / (21) 2583 7116

Espírito Santo:

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

O Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) da Ufes são oferecidos os serviços de psicodiagnóstico, terapia individual, terapia de grupo e orientação vocacional para todas as faixas etárias.

Residentes de qualquer município são bem-vindos durante o ano inteiro. Não é necessário inscrição. Os interessados devem deixar nome e telefone no Núcleo.

Pessoas de baixa renda tem prioridade. É necessário ficar atento aos períodos de inscrição e comparecer com comprovantes de renda e de residência.

Horário de funcionamento: das 13h às 19h. 
Telefone: (27) 4009-2509

Minas Gerais:

Uni-BH

Tem serviços de psicoterapia infantil, para adolescentes e adultos. O interessado deve compartecer à Clínica Integrada da Saúde para realizar a triagem. 

Endereço: Rua Líbero Leone 259 – Bloco C2
Horário de funcionamento: de terça-feira a quinta-feira, das 13 às 19 horas.
Telefones: (31) 3319-9345 ou 3319-9509

PUC Minas

Aconselhamento Psicológico, Diagnóstico interventivo de crianças, adolescentes e das relações familiares, Orientação Vocacional, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos, casal e família.

Pessoas carentes são isentas de custos. Para quem tem melhores condições, é preciso pagar uma taxa de R$ 15. A inscrição é feita pessoalmente, mediante apresentação de identidade, CPF, comprovante de endereço e a marcação é feita na hora.

Endereços: unidades de Coração Eucarístico, São Gabriel e Betim
Telefone: (31) 3319-4322
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira de 8h às 20h, às sextas-feiras, de 8h às 19h, aos sábados, de 8h às 12h

REGIÃO SUL:

Paraná:

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Serviço destinado a crianças, adolescentes e adultos da comunidade externa à UFPR que necessitem de acompanhamento psicológico, sendo o atendimento preferencial para famílias de baixa renda e/ou com encaminhamento. Os atendimentos devem ser agendados previamente. 

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.
Endereço: Praça Santos Andrade, 50 (Prédio Histórico) – 1º andar da Psicologia, sala 112.
Telefone: (41) 3310-2614
E-mail: centrodepsicologia@ufpr.br

Unibrasil Centro Universitário

É oferecido atendimento psicológico individual para crianças, adolescentes e adultos. É necessário agendamento e requer disponibilidade de vagas.

Endereço: Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2446 – Tarumã.
Telefone: (41) 3267-9108

Rio Grande do Sul:

Faders acessibilidade e inclusão

Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica – ESIPP oferece atendimento psicológico para adultos.

Endereço: Rua Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 115 – Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3209-6524
Horário de funcionamento: das 8h às 20h.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Oferece escuta em Clínica  Psicanalítica e Terapia Individual para a comunidade de Porto Alegre. É necessário passar por entrevistas iniciais. O acolhimento só acontece às quartas-feiras e ocorre por turnos e por ordem de chegada.

É necessário portar um documento de  identidade e comprovante de residência.

Turno da manhã: chegue antes das 8h
Turno da tarde: chegue antes das 14h
Turno da noite: chegue antes das 18h
Endereço: Rua Protásio Alves, 297 – esquina com a rua São Manoel (entrada pela São Manoel) – 4º andar.

Santa Catarina:

Associação Instituto Movimento (ASSIM)

Atendimentos psicológicos gratuitos  ou a custo social destinados, prioritariamente, a pessoas de baixa renda de Florianópolis. As sessões podem ser individuais, de casais, em grupo ou em família. Os psicólogos da instituição são voluntários.

Endereço: Rua Dr. Armando Valério de Assis, 54 – Centro de Florianópolis
Telefone: (48) 3223-3598

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Atendimento psicoterápico para crianças, adolescentes e adultos. Eles podem ser individuais, em grupo ou de casal. Também possui serviço de plantão psicológico para casos de emergência.

Horário do plantão: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Endereço: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, bloco D, 2º andar da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Campus Universitário – Trindad)
Telefones: (48) 3721-9402 – 3721-4989
E-mail: sapsi@cfh.ufsc.br

Com informações de:
Revista Galileu
Tua Saúde
Pisicologia para Curiosos

<

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password