CEI São Miguel recebe Projeto “Boa Visão Boa Educação”

A partir de uma parceria entre Instituto Família Barrichello e a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, o CEI São Miguel, programa de educação infantil mantido pela Associação Aliança de Misericórdia, recebeu o projeto “Boa Visão Boa Educação”.

A partir da compreensão de que o problema de baixa visão no ensino fundamental é um dos principais responsáveis pela evasão escolar, o projeto Boa Visão Boa Educação foi criado pela Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha para avaliar a saúde ocular das crianças e adolescentes em fase escolar.

Prevenção

O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva que contribuiu muito para obter diagnóstico de crianças em idade pré-escolar e escolar, no caso do CEI, crianças de 0 a 6 anos, bem como também contribuiu com a doação de óculos e lentes de correção.

Com 15 anos de história, a Fundação Oftalmológica foi criada inspirada na pessoa do Dr. Rubem Cunha que tinha verdadeira paixão por atender pessoas carentes, uma generosidade que ia além da área médica, em atitudes do seu dia a dia. Essa lembrança inspirou e acompanha até hoje o seu filho e nora, Marcelo e Rosana.

Dando oportunidade de ver melhor

Constituída como entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo primordial prevenir e tratar doenças oculares na população de baixa renda. Em 2007, foi reconhecida como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Toda assistência oftalmológica é gratuita, incluindo óculos, medicamentos, exames e cirurgias, realizadas pela equipe médica da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha.

Diagnóstico e cuidado

Para o Oftalmologista responsável pela ação, Rosana Cunha, destaca o caso de uma das crianças diagnosticada com 5 graus de hipermetropia e 2,5 graus de astigmatismo:

Uma criança com esta graduação está vendo tudo embaçado, mas ela não possui a compreensão de que não está enxergando bem, pois ela enxerga o mundo desta forma. Esta criança com certeza teria mais dificuldade no aprendizado. Desta necessidade surge o projeto da Fundação “Boa visão boa educação” que possibilita o diagnóstico, a escolha de uma armação no próprio local de realização do projeto (quando o caso) e entrega a receita com o pedido de lentes em um envelope para que a família desta criança faça os óculos de graça em uma ótica parceira”.

As voluntárias da Aliança de Misericórdia representantes do grupo Cuore, Ana Lúcia Comolatti e Isa Di Gregório, acompanharam a ação e se dispuseram a contribuir com o projeto auxiliando na arrecadação de armações para os óculos das crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto.