Aprendamos com São Paulo

No dia 25 de janeiro a Igreja comemora a Conversão de São Paulo e também celebramos o Aniversário da Cidade de São Paulo, sede do Movimento Aliança de Misericórdia.

Já falamos aqui da belíssima história de fundação da cidade de São Paulo e do grande papel dos missionários jesuítas na fundação da cidade. Já falamos aqui também sobre o santo que celebramos no dia de hoje, grande pregador e missionário. Também já abordamos a fundação da Aliança em São Paulo e fizemos memória do início da Comunidade.

Mas hoje, além de celebrar e fazer memória, gostaríamos de propor uma breve reflexão sobre um fator que o Apóstolo dos gentios, a fundação da Capital Paulista e a Aliança de Misericórdia têm em comum: o chamado missionário.

Quem nunca ouviu a expressão “cair do cavalo” para explicar algum acontecimento que fez a pessoa parar e repensar? Essa expressão muito utilizada remonta da tradição de que São Paulo, ao ver o Cristo, “cai do cavalo”, passa por um período de cegueira e se converte, de perseguidor a apóstolo de Cristo.

São Paulo era um dos mais ferozes perseguidores dos Cristãos e se tornou um dos maiores missionários e evangelizadores do cristianismo primitivo.

A cidade de São Paulo foi fundada providencialmente no dia 25 de Janeiro por sacerdotes e missionários jesuítas que vieram ao Brasil evangelizar os povos indígenas.

Assim como a cidade de São Paulo que nasceu de um impulso evangelizador, a Aliança de Misericórdia nasce do desejo dos nossos fundadores de levar o amor e a misericórdia de Deus a todos, especialmente aqueles esquecidos e marginalizados.

A Aliança de Misericórdia é, desde sua fundação, uma Comunidade Missionária que leva a Boa Nova do Evangelho a todos, sejam pobres e ricos, sejam pessoas em situação de rua, da periferia, doentes, imigrantes, trabalhadores, empresários, políticos, famílias, jovens, idosos etc.

E assim como São Paulo, a Aliança diariamente passa por uma profunda experiência de conversão, de “cair do cavalo”, isso porque o Espírito Santo de Deus não nos quer acomodados. Sempre que uma missão da Aliança está estruturada e caminhando bem, surgem as cruzes, as dificuldades ou mesmo novos desafios e somos chamados a novas missões e a desbravar novos horizontes.

Mas, o que é isso senão a vida evangélica? Um constante confiar em Deus e se lançar em Seus braços, sabendo que Ele próprio nos conduzirá onde quer que estejamos, sabendo que o Espírito Santo falará através de nós e com a ajuda do Alto poderemos dizer que batalhamos o Bom combate.

Esse chamado à missão não é só de São Paulo, não era dos Jesuítas, e certamente não é apenas dos missionários da Aliança de Misericórdia, é a cada um de nós.

Nesse dia 25, queremos te convidar a se abrir à experiência missionária, seja através das diversas missões e evangelizações da Aliança, seja através da sua rotina, no seu trabalho, no seu estudo, falando de Deus, deixando o Espírito Santo agir.

Todo católico batizado é missionário, todos nós somos chamados a seguir o exemplo de São Paulo, sempre com humildade, lembrando sempre que estamos em uma experiência constante de conversão, de cair do cavalo, perder o foco do que importa e voltar novamente. Peçamos a intercessão de São Paulo para sermos verdadeiramente Apóstolos e Missionários.

 

Oração a São Paulo Apóstolo:

Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos.

Que possamos, por vossa intercessão, conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos santos apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda, a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente a graça de que tanto precisamos. Amém!

Reza-se um Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

 

São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password