“A Serva” – filme conta história de Santa Vicenta, serva das servas

Para iniciar o ano de 2024 com tudo, a Kolbe Arte Produções, distribuidora de filmes e documentários católicos, traz aos cinemas de todo o Brasil o longa “A Serva” que conta a história de Santa Vicenta Maria, fundadora da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada.

Pré-estreia de ‘A Serva’

Eu tive a grande alegria de participar do pré-lançamento de ‘A Serva’ no dia 19 de fevereiro, no auditório do Instituto Cervantes, na Avenida Paulista. Como nos demais eventos de lançamento, este também contou com a presença de autoridades religiosas como o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e a superiora local da Congregação, além de autoridades civis como o Consul Geral da Espanha em São Paulo e de outros representantes de consulados da América Latina.

Apesar de a produção não ser brasileira, a ideia de contar num filme a história de Santa Vicenta Maria veio de uma, até então, noviça brasileira da Congregação fundada pela santa. Sabendo do grande potencial da história e tendo assistido a outras produções do diretor Pablo Moreno, a ousada religiosa fez contato com o profissional que deu ainda mais esperanças para que aquela ideia saísse do papel. Em entrevista, Pablo Moreno comenta o fato:

“Eu não conhecia a história de Santa Vicenta Maria. É curioso porque recebi uma ligação de uma irmã das religiosas de Maria Imaculada, a irmã Sabrina, que estava no Rio de Janeiro, para dizer que a ideia deste filme surge, nasce no Brasil e, em seguida começamos a ver as possibilidades. Começamos a nos reunir com uma equipe das religiosas de Maria Imaculada na Espanha. Foi-me dada muita documentação para conhecer a vida de Santa Vicenta Maria. É uma vida incrível. É incrível o trabalho que ela realizou na obra, sobretudo com as mulheres”, recorda.

O filme

Para mim, “A Serva” é uma das melhores produções que a Kolbe Arte trouxe ao Brasil, tanto pela qualidade quanto pela forma como a história é contada.

Por mais que a história da santa não seja conhecida pela maioria dos fiéis, quem for ao cinema terá a grande oportunidade de conhecer o testemunho de uma mulher que, ouvindo o apelo feito por Jesus, deu sua vida para que outras tantas mulheres tivessem dignidade e vida em abundância.

O bacana dessa produção é que a história é contada na atualidade por uma personagem que, 150 anos depois, ainda é atingida diretamente pelo carisma de Santa Vicenta, provando que um testemunho nunca envelhece e que esse santo legado permanece vivo e atuante.

Além disso, o filme nos ajuda a compreender o valor dos bons exemplos. Vicenta foi totalmente inspirada pela bondade e obras de misericórdia realizadas por seus tios que sempre foram incansáveis no cuidado com as meninas pobres que, fragilizadas pelas más escolhas ou pela vulnerabilidade social, tornavam-se escravas, pessoas desprezadas por todos e julgadas pela sociedade. Eles davam casa, alimentação, educação, catequese e todo apoio necessário às meninas.

Eles não faziam distinção de cor, idade, situação… E justamente por isso perderam incentivo de diversos patrocinadores. Mas ainda assim, continuaram lutando pelas meninas.

Vicenta, entendeu, então, que mais do que uma obra social, aquela era a missão de sua vida. Sendo assim, viu no cuidado com as meninas, o carisma que Deus lhe dava, o legado para perpetuar na história da Igreja e da sociedade tão carente.

Em 1876 ela fundou, então, a Congregação de Maria Imaculada, o que não facilitou muito a sua vida, mas que deu ainda mais sentido às suas renúncias e escolhas. Na Congregação, pelo Senhor e pelas mulheres, Vicenta Maria, serva das servas, morreu em 1890, em Madrid, aos 43 anos.

Filme premiado no Vaticano

“A Serva” recebeu, já em fevereiro de 2024, o prêmio de “Melhor Filme” no Oscar do Cinema Católico, o “Mirabile Dictu”, do Pontifício Conselho para a Cultura, no Vaticano.

Cristina González, atriz que interpreta Santa Vicenta, comentou a premiação dizendo: “Estamos muito felizes por este prêmio. Realizamos o filme com especial cuidado e carinho, gostaria de agradecer aqui à Congregação por toda a ajuda nas filmagens, elas são as grandes vencedoras. Embora se trate de um filme sobre uma freira do século XIX, é uma história universal. É a história de uma mulher que desafiou a sua vida para ajudar a outras. Para lhes dar uma vida melhor. Uma vida digna. Sou grata ao cinema que nos permite tirar o pó dessas histórias que precisam ser contadas”.

Estreia

O filme estreia em dezenas de cinemas em todo o Brasil no dia 29 de fevereiro e estará em cartaz durante os primeiros dias do mês de março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, momento propício para prestigiar tão bela obra.

Já é possível adquirir os ingressos pelo site INGRESSOS.COM para não perder essa poderosa história de resposta ao chamado de Deus. Vale muitíssimo a pena!

A seguir, veja o trailer do filme e também o clipe da trilha sonora oficial de “A Serva”, gravado pela Banda Católica Rosa de Saron.

Robson Landim
Amigo Missionário da Aliança