A Porta dos Peixes – Palavra do mês de Maio/2019

 “A porta dos peixes foi reconstruída pelos filhos de Sena, que lhe puseram as vigas e fixaram-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas.” (Ne 3,3).

O significado da Segunda Porta

 Estamos meditando a segunda porta que permite às pessoas saírem e entrarem em Jerusalém, a “Cidade Santa”. Esta é uma porta de trabalho e de atividade, situada na direção noroeste do templo, com vista para o mar e dela entravam e saíam os que vendiam os peixes apanhados no mar ou no lago de Tiberíades.

Era um acesso para o mercado de peixe, onde se negociava e comercializava. O princípio da restauração do suprimento. A preocupação de Deus em restaurar o meio para trabalharmos e adquirirmos suprimento.

No livro do Profeta Neemias, estas portas não têm somente um significado físico para os israelitas e para nós, mas, também um sentido espiritual, que juntos iremos perscrutar este texto e trazê-los para a nossa vida em comunidade. É importante sublinhar que esta porta foi completamente reconstruída.

O autor do livro de Neemias utiliza sempre o verbo no sentido reedificar e ou reconstruir. Na raiz hebraica da palavra “peixe”, encontramos o sentido de “crescimento”, “reprodução”, “mover-se rapidamente”.

LEVE A PALAVRA ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ! ACESSE NESTE LINK O WALLPAPER

Isso pode nos lembrar o chamado ao crescimento numérico, à reprodução de nossas vidas, novos filhos, novos peixes, novas ovelhas, novos homens e mulheres que creem em Jesus.

Sem dúvidas, esta porta é rica de ensinamentos, porque indica a porta da atividade, da ação, indica o “se mover para”. Para fazer isso, Neemias nos dá uma dica importantíssima, que para reconstruir esta porta, os construtores devem primeiramente “curar” todos os particulares antes de abri-la novamente.

Abrir-se ao Amor de Deus

“A porta dos peixes foi reconstruída pelos filhos de Sena, que lhe puseram as vigas e fixaram-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas.” (Ne 3,3).

Quando falamos de “restauração”, precisamos pensar que antes de organizar o que está fora de nós, o Espírito Santo deseja Ele mesmo organizar, voltar aos devidos lugares, todos os particulares do nosso interior, antes de nós, seus discípulos, irmos evangelizar os povos.

É assim, se você tem parado de trabalhar naquilo que o Senhor te pede, tem enterrado seus dons e talentos, é sinal que existem áreas que precisam ser restauradas em sua vida. Me permita te dizer: se levante! Como diz o texto, se fortifique com suas fechaduras e ferrolhos, e abra-se somente para o amor de Deus.

É extremamente importante preparar-se para proclamar a Palavra. As nossas pregações, formações e encontros.

Para que o anúncio do Evangelho seja eficaz, além de abandonar-nos na graça do Espírito, devemos rezar, colocarmo-nos na presença de Deus e também, conhecermos o lugar em que iremos, sua situação social, política, religiosa, estudar com diligência e discernirmos qual é a Palavra de Deus que aquele povo quer e precisa escutar para converter-se e voltar o seu coração ao Senhor.

Preparar o coração para acolher o Espírito

Assim, quero convidar você que ao aproximar-se dos jovens, adultos, famílias, não vivamos um encontro superficial, não preparado. O Espírito Santo precisa do nosso cuidado, amor e atenção para agir nos corações destes irmãos que Ele nos confia.

Não podemos seguir “o fanatismo dos nossos tempos”, onde alguns afirmam que é suficiente se abandonar no Espírito. Note bem que o profeta Neemias nos ajuda a compreender que os construtores reconstroem aperfeiçoando todos os particulares da porta.

A nossa preparação e o nosso estudo, permitirão ao Espírito Santo, ser mais penetrante nas almas de quem nos escuta. Nos é pedido como pregadores não sermos superficiais e preguiçosos, mas, sermos profundos.

“A porta dos peixes foi reconstruída pelos filhos de Sena, que lhe puseram as vigas e fixaram-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas.” (Ne 3,3).

LEVE A PALAVRA ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ! ACESSE NESTE LINK O WALLPAPER

A pesca será abundante

A vida pública de Jesus é para nós um grande ensinamento. No Evangelho de São Mateus, Jesus quando percorria toda a Galileia, Ele ensinava nas sinagogas e anunciava a Boa Nova do Reino, curando todas as espécies de doenças e enfermidades do povo.

Eu diria, devemos sair das portas dos peixes, isso mesmo, precisamos sair das sacristias, dos conventos, das grandes basílicas indo ao encontro do povo. É tempo de trabalho, de atividade, de mover-se em favor dos últimos.

Eles estão esperando e precisam de nós, da nossa palavra, do nosso exemplo, da nossa doação. Lembremo-nos sempre de que a promessa do Senhor é clara, e a pesca será abundante.

É assim para todo o Movimento Aliança de Misericórdia: “ide em todas as cidades anunciado a Boa Nova para todos”. A semente que nós lançamos, cai em cada terreno, seja ele bom ou ruim. Nenhum de nós deve interessar-se se vai frutificar ou não. Importante é que todos possam escutar a Palavra. Lembre-se: TODOS!!!

Trabalhar sem cessar

Queridos, devemos acreditar. A semente de um modo ou em outro, ela dará fruto, quando e como nós não sabemos, mas precisamos acreditar. Nossa missão é um ato de fé. Deus as vezes não nos permite ver o que acontece nas almas que acompanhamos, aconselhamos e cuidamos.

Creio, que é para nos ajudar a viver a humildade e não querer necessariamente ver as respostas pensando que somos nós os protagonistas. O protagonista é somente Ele, e é Ele a Palavra.

Saiba o segredo: devemos voltar a porta dos peixes com as redes cheias, carregadas de muitos peixes. É assim mesmo! Precisamos ter coragem. É necessário evangelizar com a certeza de que a pesca será abundante.

LEVE A PALAVRA ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ! ACESSE NESTE LINK O WALLPAPER

“A porta dos peixes foi reconstruída pelos filhos de Sena, que lhe puseram as vigas e fixaram-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas.” (Ne 3,3).

Sem sossego, sem esperar, sem por limites, Deus nos pede para levar de volta muitas almas que esperam, que tem sede, que perderam o rumo, que “são” ou “se dizem” ateias.

Quantas pessoas são perdidas, quantos jovens vivem nas drogas, no sexo desregrado, quantos procuram somente dinheiro e luxo, quantos vivem na tristeza, depressão, desmotivados, pessoas que desistiram de viver.

Jesus pede para você ser aquele pescador que abrindo a portas dos peixes dão nova vida e esperança à Igreja. Sem dúvidas, Jesus precisa do nosso sim.

Deus te abençoe!

Sempre juntos!

Pe. Antonello Cadeddu

Fundador da Aliança de Misericórdia

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password