A beleza da cultura e religiosidade nordestina no carisma da misericórdia

A Aliança está presente no Ceará há 15 anos. Isso trouxe uma riqueza enorme à identidade do Carisma, que encontrou ali um terreno fértil capaz de gerar frutos muito belos de evangelização.

Celeiro da Fé

O povo nordestino é um dos fortes bastiões católicos do Brasil. Em seu quadro de figuras notáveis temos verdadeiros ícones da fé: Frei Damião, Irmã Dulce, Padre Cícero, dentre outros.

Todas essas pessoas que se destacaram em santidade e fé, viveram de perto os sofrimentos do povo; falta de infraestrutura, seca, escassez de alimentos, enfim, permaneceram do lado de quem era ignorado pelos que podiam fazer alguma coisa.

Esse povo soube guardar a fé de maneira brava, sendo ela muitas vezes o seu único refúgio. Talvez por isso o Nordeste tenha uma característica muito peculiar: a alegria.

Ninguém pode negar que cada expressão religiosa ou cultural é carregada deste elemento, seja nas cores, nas músicas, na fala, na arquitetura. Tudo é simples e belo, como a alegria genuína.

O carisma da Misericórdia em terras nordestinas

A Aliança está presente no Ceará há 15 anos. Isso trouxe uma riqueza enorme à identidade do Carisma, que encontrou ali um terreno fértil capaz de gerar frutos muito belos de evangelização.

Desde a chegada, na região do Cariri, ficamos encantados por essa cultura, pela arte e religiosidade popular. Fomos muito motivados, com isso, a adentrar cada vez mais na vida e costumes do povo para evangelizar em sintonia com a arte e as manifestações culturais da região.

Umas das grandes oportunidades de entrelaçar essa união, foi através da evangelização feita nas Romarias periódicas. Fomos com um desejo enorme de evangelizar, mas saímos evangelizados pela manifestação de fé, esperança e amor do povo.

Mensagem através da arte

Cada história de vida que nos era apresentada, de tantos romeiros que encontrávamos durante a missão, nos motivava a amar a Deus cada vez mais.

Por meio destas experiências surgiu o espetáculo “Romaria”, um musical que conta a história de um grupo de romeiros, fragmentos de suas vidas e experiências de fé, enquanto fazem sua viagem a caminho de Juazeiro do Norte, a “Capital da Fé”.

O teatro foi criado pelos membros da comunidade, concentrando a narração no poder da fé, tudo ao som dos benditos (cantos ao ‘Padim’ Cícero e Nossa Senhora), rimas, e vários elementos que representam a cultura nordestina.

Tivemos a oportunidade de apresentar o musical, primeiramente em São Paulo e depois para os romeiros na praça Padre Cicero, em Juazeiro. Foi uma experiência maravilhosa, um momento de muita emoção para nós e para os fiéis que assistiam à apresentação.

Bons frutos

O povo apreciava a própria experiência de fé de forma lúdica: da mãe que pedia a cura de um filho, aos jovens que recorrem a Deus por um casamento santo. Eles viam-se em cada cena e isso causou grande alegria.

Através dessa e de outras experiências, sentimos o desejo de montar uma companhia de teatro que pudesse dar continuidade com essa união de culturas e a evangelização.

Nasceu assim o Ministério Lamparinas, que utiliza de elementos da cultura regional, histórias, personagens, cordel e várias outras coisas que remetem a cultura nordestina, com o objetivo de evangelizar, tocar e fazer com que as pessoas possam experienciar Deus com uma linguagem familiar, simples e que valoriza ainda mais o ambiente e cultura nordestina.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password