A bela e breve vida de Carlo Acutis, o mais novo beato católico

Na Exortação post-sinodal, o Papa Francisco citou o Venerável Carlo Acutis como exemplo para os jovens, também pelo bom uso que fazia das novas tecnologias em favor da evangelização.

Quem é Carlo Acutis?

“A santidade da porta ao lado” tantas vezes evocada pelo Papa, à qual todos podem aspirar. Assim como na Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, Francisco convida os jovens a seguirem pelo caminho da santidade, a exemplo do que fez o jovem Carlo Acutis.

Nascido em Londres em 1991 e tendo vivido em Milão, Carlo faleceu em 2006 em Monza de uma leucemia fulminante. Foi declarado Venerável no verão de 2018. Em 6 de abril passado, seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo de Assis-Nocera Úmbria-Gualdo Tadino, Dom Domenico Sorrentino.

“Tinha uma grande abertura aos outros, sobretudo aos mais necessitados, sem nenhuma distinção de raça ou religião”, afirma o postulador de sua Causa de Beatificação, o jornalista do L’Osservatore Romano Nicola Gori.

Apóstolo na internet

Carlo foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. “Porém – ressalta Gori – descobriu um grande amigo, Jesus. E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”.

Em virtude disso, realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos, para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus.

O gênio

Gori é autor de “Um gênio da ciência da computação no céu”, biografia de Acutis publicada pela Livraria Editoria Vaticana (LEV), acompanhada pelo documentário produzido pela Officina della Comunicazione e Vatican Media intitulado “La mia autoestrada per il cielo”.

“Ele era um gênio – diz Gori – porque mesmo não tendo completado os estudos especializados, era capaz de criar programas de computador melhor que os acadêmicos e de usar as mídias sociais com o objetivo de evangelização e promoção humana”.

Seu corpo está incorrupto?

Houve grande alvoroço por ocasião da abertura da urna onde estão depositados os restos mortais de Carlo; as imagens correram o mundo e fez muita gente afirmar que seu corpo estava incorrupto. Será?

No dia 01 de outubro, no perfil do Instagram, Carlo Acutis, o pároco de Nossa Senhora da Saúde de Campo Grande/MS, padre Marcelo Tenório, explicou o que houve:

“Teologicamente só existe um corpo incorrupto: o de Cristo, Nosso Senhor. Claro, que o da Santíssima Virgem também, mas por graça de seu Filho.

Isso não significa que não haja “corpos incorruptos ” de alguns santos, da mesma forma que “Só Deus é Bom”, mas somos chamados à bondade.

O “Vós Sereis deuses”, da escritura não indica divindade própria, mas participação na vida divina, logo pode-se se chamar, sim, de corpo incorrupto os corpos preservados, por graça divina da corrupção do túmulo.

Graus de incorruptibilidade

Mas há graus de incorruptibilidade. Tanto o corpo de Santa Rita, também Carlo Acutis, entre outros, estão incorruptos, respeitado o grau em cada um.

Sim, o corpo do Carlo está incorrupto!

Tive a graça de vê-lo quando estava sendo tratado e preparado. Todo corpo incorrupto é arrumado, hidratado, afinal estava debaixo da terra por tantos anos. Não importa o grau da ação da graça, o importante é a graça. Querer ficar especulando desvairadamente essa questão, evidencia uma curiosidade etérea e sem sentido algum.

Perde-se o foco, que é o grande sinal que Deus nos deu hoje: o Anjo da Juventude, Carlo Acutis está intacto, incorrupto porque é o sinal de que a santidade sempre vence a morte.

Quanto ao grau de incorruptibilidade do corpo do Carlo, não é o mais importante; tantos grandes santos viraram pó … O corpo do Carlo, vai além do estético: nos aponta para Deus!

“Onde está, ó morte, a tua Vitória?”

Fonte: Vatican News, Eugenio Bonata e Nicola Nori – Cidade do Vaticano

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password