Santa Maria: Mãe de Deus e Rainha da Paz
O primeiro dia do ano é o dia dedicado à Santa Maria, Mãe de Deus. Nesta data onde também é celebrado o dia mundial da Paz, recordamos a grande Rainha da Paz, Mãe, Virgem e padroeira da humanidade.
O dia primeiro de janeiro é uma solenidade que vem sendo celebrada desde os primeiros séculos, venerando um título Mariano de muita profundidade.
Na antiguidade Cristã a festa era chamada de “Circuncisão do Menino Jesus”. Hoje, a Igreja celebra aquela que não precisava ser purificada no templo, pois Deus a purificou no ventre de sua mãe, aquela Imaculada, que deu à Luz ao Redentor, a Virgem Maria Mãe de Deus.
O título Mãe de Deus (“Theotókos” em grego) está presente na vida da Igreja desde os primeiros Cristãos, mas foi oficialmente proclamado em 431 no Concílio de Éfeso e tem um bonito significado.
O título mostra a Maternidade Divina de Nossa Senhora, enquanto heresias surgiram afirmando que Maria era mãe apenas de Jesus homem. A Igreja, porém, sempre a proclamou “Theotókos”. Maria é a mãe de Cristo Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Pela graça do Espírito Santo, a criatura se torna mãe do Criador. Em um ato sobrenatural de profundo amor pela humanidade, Deus se encarna no seio da Virgem sem mancha, Deus habita no meio de nós. A salvação nos vem através dessa mulher, Maria a mãe de Deus, que, aos pés da Cruz, torna-se também nossa mãe!
Esse é o mistério dessa solenidade, o mistério daquela que é “Theotókos”. Quando Maria deu o seu sim a Deus, ela se torna aquela ligação entre o céu e terra, o canal entre Deus e os homens pelo qual Ele vem a nós. Por ela, o Verbo se encarna, por ela a Salvação vem ao mundo.
Por isso, nesse dia primeiro de Janeiro, o nosso coração e o coração da Igreja se voltam para a Virgem Santíssima, com amor e gratidão, sabendo que ela nos levará ao seu filho Jesus.
Dogma de Maria Mãe de Deus:
“Maria se tornou, com toda a verdade, Mãe de Deus. Mãe de Deus, por ter concebido humanamente o Filho de Deus em seu seio: Mãe de Deus, não porque o Verbo de Deus dela tenha recebido a natureza divina, mas porque dela recebeu o corpo sagrado, dotado duma alma racional, unido ao qual, na sua pessoa, se diz que o Verbo nasceu segundo a carne.” (DS 251.)
Imaculada do Espírito Santo
Neste dia em que celebramos a Virgem Maria, lembramos também a devoção à Imaculada do Espírito Santo, devoção Mariana que surgiu na Aliança de Misericórdia.
Vivemos à Escola de Maria, a Imaculada do Espírito Santo. Sua presença é tão marcante em nosso meio que vai além das nossas barreiras territoriais e carismáticas.
Membros, acolhidos e até mesmo padres foram tocados pela poderosa intercessão de Nossa Mãe e Fundadora.
Conheça mais da devoção a Imaculada do Espírito Santo
Oração a Virgem Maria Mãe de Deus e Imaculada do Espírito Santo:
“Imaculada do Espírito Santo,
pelo poder que o Eterno Pai te deu,
sobre os anjos e arcanjos,
enviai fileira de anjos
com o chefe São Miguel Arcanjo,
para livrar-nos do maligno,
e curar-nos. Amém.”
0 Comments