Nossa Senhora do Ó – A Expectativa do Nascimento do Menino Deus
Você conhece ou já ouviu falar na devoção a Nossa Senhora do Ó? Trata-se de uma bonita devoção Mariana que surgiu na Espanha e é particularmente famosa entre as grávidas.
A devoção a Nossa Senhora do Ó diz respeito aos últimos dias de gravidez de Maria e à expectativa para a vinda do Salvador.
Quando os últimos dias de gravidez estão chegando é normal que as famílias fiquem na expectativa do nascimento, imagina-se como a criança será, com quem ela se parecerá, etc. Mas, no caso da Vigem Maria, essa expectativa vai muito além, ela é de fato uma expectativa sobrenatural.
Toda a criação aguardava ansiosamente a vinda de Jesus, o nascimento daquele que seria o nosso Salvador, não apenas mais um bebê, mas o Verbo, o Deus encarnado. Desde Gênesis, desde o pecado de Adão e Eva, a humanidade anseia pela vinda do Cristo e todo o Antigo Testamento prenuncia sua chegada.
Portanto, a expectativa para o nascimento de Jesus era muito maior do que podemos sequer imaginar. “Bendito é o fruto do Teu Ventre!” é a exclamação de Santa Isabel, que reflete bem o anseio de toda a humanidade e de toda a criação para a vinda de Cristo, para o nascimento de Jesus.
Significado de Nossa Senhora do Ó
Nossa senhora da Expectação (Nossa Senhora Grávida) é comumente chamada de Nossa Senhora do Ó. Esse é um nome popular que tem como base as orações litúrgicas do tempo do Advento até o Natal e que começam com Ó… por exemplo: “Ó Emanuel, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”.
Encontramos diversas outras orações no tempo do advento que começam com a exclamação “ó” e por isso o título ficou conhecido como Nossa Senhora do Ó, celebrada poucos dias antes do Natal.
Foi o concílio de Toledo que definiu a celebração litúrgica de Nossa Senhora do Ó. A festa ocorre 7 dias antes do Natal, exatamente uma semana antes do nascimento do menino Deus e é uma data em que a Igreja reza especialmente pelas mulheres grávidas e por aquelas que não conseguem engravidar.
Oração a Nossa Senhora do Ó
“Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amém.”
0 Comments