Mulheres que oram, movem o coração de Deus – Congresso das mulheres 2021
“A mulher é a garantia de uma humanidade que ainda vai nascer. Quero louvar a Deus pela vida de vocês”
“Mulheres que oram, movem o coração de Deus”, esse foi o tema do Congresso das Mulheres, que aconteceu no dia 16, último domingo, na Tenda da Misericórdia.
O evento aconteceu presencialmente, com 160 mulheres, respeitando o distanciamento e demais protocolos de saúde como medida de prevenção à Covid-19. E, além desse público, cerca de 150 pessoas acompanharam todo o Congresso pelo Youtube e Facebook da Aliança.
Marília Melo, missionária e cantora católica, com o tema “o coração da mulher que ora”, norteou sua fala a partir do livro de Ester, destacando a beleza do coração dessa mulher, que muito além da beleza externa, tinha beleza de alma, agradando primeiramente o próprio coração de Deus.
O coração da mulher que ora
À exemplo de Ester e sua história, Marília salientou alguns pontos a serem refletidos:
- As adversidades da vida não escolhem condições. Sempre a teremos, mas a diferença está na maneira de a enfrentarmos. “Não importa a posição/condição que você esteja. Sempre haverá uma adversidade para ser enfrentada. Mas, passaremos! A diferença está em como passaremos essas adversidades. A mulher que se entrega a oração, enfrenta essa adversidade de maneira diferente. Ester agradava pelo coração porque era temente a Deus. Não caia na armadilha de Satanás achando que a vida do outro, ou outra condição lhe trará mais felicidade. Ester tinha paz em Deus, tinha um coração em Deus. Entendia que a alegria e a paz não estavam nas coisas”.
- Necessidade de assumir a luta pessoal. “Ester assumiu a sua luta, não fugiu dela. Como nós enfrentamos? A sua luta precisa ser lutada por você, pela força que Deus já te deu”.
- A prudência em escolher pessoas certas a quem recorrer diante de momentos difíceis. “Toda mulher tem uma inspiração. Quem são as pessoas que te influenciam, que te aconselham? Ester se aconselhava com seu tio, temente a Deus. Na sua vida, quem tem te influenciado?”
- Qual posição ocupamos quando há uma adversidade? “Diante dos conflitos, Ester se posicionou em oração. Diante dos seus conflitos, qual é a sua postura? Como você tem agido? (…) Não são os problemas que te definem, mas a forma que você se posiciona”.
- Estar disposta a fazer e se colocar na vontade de Deus, ainda com medo e ainda que isso, aparentemente, signifique a nossa morte para esse mundo: “Ester, além de se posicionar em oração, ela se submeteu em fazer a vontade de Deus”.
Assista na íntegra: Encontro de Mulheres
Tocar o coração de Deus
Na sequência, a missionária Eveline Barbosa e o missionário e professor Rafael Brito, falaram sobre “mulheres que tocaram o coração de Deus”.
No início, Rafael brincou: “O que eu estou fazendo nesse encontro?” Ressaltando a dignidade da mulher e a missão valiosa que carregam diante da humanidade, disse:
“Olho pra vocês e agradeço a Deus pelo dom que têm. Na Criação, a mulher é quem mais se assemelha a Deus Pai, na sua plenitude. Porque só Deus gera, só Deus pode dar a vida. Quero louvar a Deus por essa graça, por, lá no Paraíso, ter olhado para Adão e ter dito ‘não é bom que ele fique sozinho, eu vou criar para ele uma presença’ (…) Portanto, Deus criou a mulher para que o mundo lembre que Ele ainda continua acreditando na humanidade. A mulher é a garantia de uma a humanidade que ainda vai nascer. Quero louvar a Deus pela vida de vocês”, disse o professor.
Assista na íntegra: Encontro de Mulheres
Na pregação, citaram 3 mulheres bíblicas que tocaram o coração de Deus, “de forma tão simples, que nos fazem acreditar que também nós podemos fazer o mesmo”, disse Eveline.
- Ruth, que com sua vida nos ensina simplicidade, humildade e força de não parar, mas enfrentar o que a vida nos propõe.
- Ana, que derrama sua alma diante de Deus, movendo o coração d’Ele em compaixão.
- Maria Madalena, que fixa os olhos em Jesus, para atravessar as dificuldades em nossa vida. “O nosso olhar tem que estar fixo em Jesus. Não importa o que vivi, o que vivo (…) o que importa é o amor que o Senhor tem e nos atrai, levando até Ele”.
Encerrando a manhã de pregações, Rafael conclui o tema dizendo: “Tocamos o coração de Deus quando dizemos a Ele: ‘Eu irei aonde tu fores, eu estarei aonde Tu estiver’”, e junto a Eveline, levaram as participantes a um profundo momento de oração, conduzindo ainda a Adoração Eucarística no início da tarde.
Santa Missa
Encerrando o congresso, Pe. João Henrique, fundador da Aliança presidiu a Santa Missa. Com a liturgia do dia, expressou com alegria: “Como expressar, a graça e a alegria deste dia? É algo que não dá pra conter, que transborda no céu e na Terra. É o dia da grande promessa, que podemos tomar posse desta grande promessa do Senhor para nós”.
E, chamando as mulheres “à luta”, ressaltou a autoridade que cada uma tem, dada por Deus, e necessidade de se levantarem, com Maria, para vencerem os ataques desse tempo, que atinge as bases da sociedade:
“Cabe as mulheres, junto com Maria, triunfar, levantar como exército em ordem de batalha. Porque Deus deu a vocês a primazia sobre a vida, a potência de gerar vida, para a glória do Pai. Deu uma autoridade espiritual que nós, homens, não temos. A alma da família, o espirito da família depende do espírito da mulher. Se vocês entendessem o quão grande é essa autoridade e confiança que Deus lhes dá. Por isso, é grande o ataque da serpente…”
Livro Imaculada do Espírito Santo
Após a Santa Missa, o Pe. João Henrique participou de um momento de autógrafo do seu novo livro: A Imaculada do Espírito Santo: Alvorada de um novo tempo, remédio para os nossos dias.
A celebração da Imaculada do Espírito Santo acontece na véspera da Solenidade de Pentecostes e, a pedido de alguns irmãos, que tendo experimentado a graça da cura e da conversão através da experiência e do encontro da Imaculada, pediram ao Padre Henrique que tornasse mais conhecido esse título e essa presença da Virgem, que vem para anunciar um Novo Pentecostes de Misericórdia sobre a humanidade. Adquira o seu livro e conheça mais sobre essa devoção. Clique aqui e adquira o seu na nossa Loja da Misericórdia.
0 Comments