O pobre: mestre da esperança!
“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).
Mestre da esperança
Falar de esperança em tempos tão difíceis não é fácil! Muitas pessoas sofrendo, perdendo seus entes queridos sem poderem se despedir.
Na Casa Restaura-me, diariamente entram muitos irmãos de rua, cada um deles carrega sua história, seu sofrimento e, de verdade, às vezes me pergunto: “em meio a tantos sofrimentos interiores, como conseguem forças?”.
Diariamente, vários deles entram na capela, se ajoelham e fazem suas orações. Isso me toca muito, pois eles não têm nada, estão nas ruas desprovidos de tudo, mas carregam uma fé e uma confiança em Deus gigantescas.
Nesses dias, fizemos uma live com um missionário da Aliança, o Rafael Brito, que carinhosamente chamamos de Rafinha, e os irmãos em situação de rua que frequentam a casa. Um dos irmãos que estava sentado perto de mim, chorou muito, muito mesmo.
A esperança não decepciona
O Rafinha falava da esperança que não decepciona. Ao terminar, me aproximei do irmão e perguntei por que estava chorando. Ele me respondeu emocionado:
“Tô sofrendo muito, mas sei que Deus está comigo. Essa esperança que o missionário falou eu tenho e não quero perder nunca! É ela que me faz lutar todos os dias!”.
Nós sabemos, por mais difícil que seja a situação que vivemos, se estamos com Deus, se caminhamos com Ele, a esperança não nos decepciona. Esse irmão que já perdeu tanta coisa na vida, não perdeu o principal: o olhar em Deus que o permite ter esperança.
Peço a Deus essa graça, especialmente nesse tempo que vivemos: que estejamos com o coração em Deus, certos que a esperança nunca nos decepcionará!
Vanessa Santos é missionária da Aliança de Misericórdia e uma das responsáveis pela Casa Restaura-me de São Paulo/SP.
A Escola dos Pobres
“Do pobre aprendemos a nos alegrar com o pouco, a apreciar tudo, a partilhar cada coisa, a agradecer e pedir perdão, a recomeçar sempre com humildade, com o coração livre, com o coração de criança” (Estatuto da Aliança, 45)
Na Aliança de Misericórdia, olhamos para o pobre e o recebemos como nosso mestre, como aquele que muito tem a nos ensinar sobre a vida, dependência de Deus e simplicidade de coração. Veja o “NaFonte”, programa onde o Padre Custódio, presidente da Aliança, faça sobre essa realidade que vivemos em nosso Movimento:
A Oração dos Pobres
“Oração é abandono total nas mãos do Pai, como pobres que entregam suas vidas nas mãos do seu Senhor” (Pe. Custódio).
Também sobre esse assunto, o sacerdote gravou um bonito vídeo que nos introduz na espiritualidade de nossa pequena família:
0 Comments