Senado francês exige que Notre Dame seja reconstruída como antes do incêndio
A legislação eliminaria a possibilidade da proposta do Presidente Macron de “uma reconstrução inventiva da catedral”.
A Notre Dame original
O Senado francês votou para garantir que a Notre-Dame de Paris seja reconstruída para parecer exatamente como antes do incêndio de 15 de abril, que destruiu o telhado e a torre.
A lei do Senado, aprovada em 27 de maio, exigiria que a catedral fosse restaurada ao seu “último estado visual conhecido“.
O projeto também estipula que a restauração deve “recriar a torre de Eugène Viollet-le-Duc, e qualquer uso de novos materiais precisa ser justificado“, relatou o site de Dezeen.com
Depois do incêndio do mês passado, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu que a catedral seria reconstruída “ainda mais lindamente“, e o primeiro-ministro Edouard Philippe anunciou uma competição internacional para projetar uma nova torre, e disse aos repórteres na época:
“Como é frequente no caso da evolução de patrimônios, devemos presentear Notre-Dame com uma nova torre.”
A legislação, que ainda deve ser conciliada com o projeto aprovado pela Assembleia Nacional Francesa, também removeu a linguagem do projeto de lei da Câmara dos Deputados, que teria permitido ao governo sobrepor-se aos regulamentos de planejamento e preservação histórica.
Desde que o governo francês abriu sua concorrência, as releituras lúdicas de Notre Dame se tornaram virais nas mídias sociais. Algumas ousadas e outras escandalosas como estas abaixo:
Todavia, a nada como conservar a beleza original que enfrentou séculos e chegou até nós encantando milhares de pessoas todos os anos.
Segundo Fonte de Aleteia/França
Com informações de Deezen.com
0 Comments