20 anos da concretização do “Sonho de Deus”

Na virada do ano para 2020, a família Aliança de Misericórdia comemorará 20 anos de fundação. Um Movimento que nasceu do Coração Imaculado de Maria, brotando no coração do Pe. Antonello Cadeddu, do Pe. João Henrique e da Ir. Maria Paula do Cordeiro Imolado. Uma data memorável para esse Carisma que tem por missão ser expressão viva do amor Misericordioso de Deus.

Período de discernimento

Para a fundação da Aliança, o discernimento aconteceu aos poucos. Foi durante a quarentena do Homem Velho – forte período de 40 dias de oração, escuta e discernimento – sua mais forte e “divina” confirmação”.

“Tínhamos um sonho de juventude – eu e Padre Antonello – e em nosso coração ecoava uma Palavra: ‘o Espírito do Senhor está sobre mim’ (Lc 4, 18-19). Ele me ungiu, me consagrou e me enviou para levar uma Boa Nova aos pobres. Um carisma de evangelização sintetizado por Dom Gil no lema da Comunidade, ‘Evangelizar para transformar’. Quando chegamos até o Bispo e falamos sobre o sonho de Deus ele declarou: ‘Eu vejo que esse sonho já é realidade, vocês são a resposta de Deus para este apelo do Espírito à sua Igreja’”.

Nossa Senhora de Guadalupe e a Aliança

“Foi uma surpresa para nós que o fim da quarentena do homem velho caísse na festa de Guadalupe (12/12/1999) e, naquele ano, caía num domingo do advento. A festa de Guadalupe sempre esteve presente na nossa história de uma forma bem especial. Nós sentíamos que o Senhor nos chamava para viver o amor, preferencialmente para os pobres espiritual e material dentro da riqueza que é o carisma do Espírito Santo. Anunciamos esse Pentecostes de Misericórdia por causa de tudo e de todos os sinais”.

20 anos do SIM ao Sonho de Deus

Nos dias da passagem do ano 2000, considerado o ano da Misericórdia, os fundadores e mais de 40 jovens viveram 10 dias de retiro em Atibaia, com o desejo de viver a experiência do Espírito Santo por meio da oração. Diante do tempo de graça, os participantes viveram a concretização do amor do Pai intensamente.

Emocionados com a ação do Espírito, os jovens durante a celebração da Santa Missa, no momento Eucarístico, aceitaram o chamado de Deus para iniciar a Aliança de Misericórdia. Diante de tamanha entrega, a vela presente no altar derreteu e formou uma espada de cera, um sinal vivo da presença de São Miguel Arcanjo.

Momento único, onde foram protegidos e ungidos para a construção do Movimento. Como forma de batalha Espiritual, Jesus permitiu o caminho de consagração diante das lutas que seriam enfrentadas.

Transformando o “sonho de Deus” em realidade, os fundadores disseram “sim” aos planos de Deus que os chamava a serem pontes de misericórdia.

O convite aos primeiros

As primeiras obras foram frutos de muitas entregas, como o Nivaldo, um dos primeiros missionários da Aliança. Um ladrão que aceitou viver intensamente a experiência do amor. Nivaldo carregava como lema a frase de São João da Cruz, parafraseando-o e dizendo que “O amor não cansa e nem descansa”.

Um amor concreto no cuidado com os pobres diante de uma entrega integral no trabalho e na missão,  há 20 anos procurando em cada palavra e gesto, manifestar o amor de Deus. A vida dele era uma imagem viva do amor do Pai, um Bom Ladrão que “roubou” para si a Salvação e o Paraíso.

O cuidado e amor de Deus com os primeiros filhos que iniciaram o Movimento em um pequeno apartamento foi admirável e grandioso. Com evangelizações (como a de rua), os missionários viveram o início da missão com muita entrega e compromisso.

A experiência da providência Divina foi sendo revelada dia após dia, com móveis simples e pouca estrutura para a Comunidade de Vida. Já o grupo Arco-Íris (hoje, Comunidade de Aliança) iniciou os primeiros encontros semanais também na simplicidade pedida pelo carisma.

Através das ações que o Espírito Santo estava realizando, a Aliança teve a oportunidade de receber a primeira acolhida, a Cidoca, que viveu como moradora de rua e teve sua vida restaurada.

O sonho de Deus continua há 20 anos

Hoje, o sonho de Deus continua e comemora 20 anos. Um pequeno grupo que foi se tornando um grande Movimento que constrói pontes de misericórdia entre ricos e pobres, pois “ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar e nem tão rico que não tenha algo para receber”.

A missão do Carisma da Aliança é para os pobres espirituais e materiais. Reconhecer neles uma grande escola de espiritualidade há 20 anos, que perpassa a nossa racionalidade, pois é na simplicidade dos pequenos que é possível encontrar a vocação do amor e da misericórdia.

A Aliança transforma a misericórdia em atos concretos de amor, dando a oportunidade do resgate humano, onde as feridas por meio das drogas, pobreza extrema, prostituição ou qualquer outra escravização humana, são curadas pela ação do Espírito.

O Movimento acontece hoje em mais de 8 países com uma grande evangelização que busca alcançar os filhos do Pai através do amor e da doação.

Como família, completamos 20 anos do “Sonho de Deus”, vivendo pela graça Divina, somos chamados a experimentar de forma extraordinária o poder do Senhor, servindo-O e formando cada vez mais pessoas que respondam Seu apelo.

Turma de Formação
Missa do Pe. João Hnerique