Ungidos e Consagrados pelo Espírito: Saiba mais sobre o Caminho Espiritual para 2024

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19; cf. Is 61,1ss)

Durante a celebração da Santa Missa no último dia de 2023, na Casa Imaculada do Espírito Santo (Casa IES), em São Paulo, a Família Aliança de Misericórdia comemorou seus 24 anos de existência e recebeu com entusiasmo o Caminho Espiritual para o ano de 2024. Intitulado “Ungidos e Consagrados pelo Espírito – O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lc 4,18), o direcionamento foi apresentado pelos Padres Evandro Torlai e Pedro Morais, presidente e vice-presidente da Aliança, respectivamente.

Padre Evandro explicou que a inspiração para o tema deste ano foi impulsionada pela palavra constitutiva do Movimento, dada pelo Senhor à Aliança de Misericórdia desde a sua fundação em 2000. “Quando rezávamos e pensávamos no caminho para 2024, recordamos que 2023 foi um ano Cristológico para nós. Agora, sentimos a moção de viver um ano do Espírito, de retornar à nossa palavra de vida, pois estamos entrando no 24º ano de fundação da Aliança de Misericórdia, e este ano nos prepara para o jubileu de 2025, o ano do Pai das Misericórdias”, disse o sacerdote. Trata-se, portanto, de um caminho trinitário que visa conduzir todos os membros do Movimento a uma profunda experiência de fé e resgate do sentido missionário.

Ainda em sua explicação, Padre Evandro disse que o foco de 2024 se volta para revisitar os valores inegociáveis do Carisma Aliança de Misericórdia, promovendo uma reconstrução espiritual do Movimento, suas fraternidades e grupos. “O objetivo é aprofundar a cada mês deste novo ano os valores inegociáveis do nosso carisma, tendo claro que um carisma não é um conjunto de regras, mandamentos ou posturas espirituais e eclesiais que qualquer um possa ou deva seguir. O carisma é constitutivo, é parte do ser mais profundo de cada um de nós”, afirmou.

Padre Pedro Morais completou dizendo que “valores imutáveis não são corrompidos, não corroem, ninguém pode destruí-los porque são um dom, graça de Deus”. Para o vice-presidente da Aliança, o Senhor nos convida a viver uma vida encharcada pelo Espírito, pois uma alma cheia do Espírito é uma alma ousada para as coisas de Deus. “Por isso é preciso reconhecer e transbordar esse dom que recebemos!”, assegura.

Em suas palavras, Padre João Henrique, um dos fundadores da Aliança, foi enfático sobre a proposta do caminho espiritual para 2024: “Chega de pedir, nós temos que tomar posse do Espírito Santo! A Palavra nos garante que Ele está sobre nós. Precisamos tomar posse dessa promessa. Quando nós temos o Espírito Santo não ficamos amarrados pelas dificuldades da vida. Ele vem em socorro das nossas fraquezas, portanto, deixe que o Espírito Santo tome o seu coração”.

A missionária de vida e vice-presidente da Aliança, Tathiany Nogueira Dirksen, concluiu o momento reforçando que “talvez Deus queira retomar a compreensão daquilo que o carisma mudou primeiro em mim, mudou primeiro em você, ou aquelas primeiras coisas onde o carisma tocou e despertou o nosso ser missionário. O Senhor deseja visitar e restaurar o sentido da nossa alegria, da nossa simplicidade, da nossa disponibilidade do coração”.

Clique aqui e leia na íntegra a Palavra do Mês de janeiro, que destaca o direcionamento da presidência para o Caminho Espiritual 2024.

 

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password