fbpx

O Quarto Sábio – E se um dos reis magos não tivesse chegado a tempo de ver o Menino?

É sempre muito bonito e emocionante pensar na alegria dos Reis Magos ao encontrar com o Menino Jesus, mas e se um deles não tivesse conseguido chegar a tempo?

Essa é a história por trás do Quarto Sábio, filme de 1985 mas que traz ensinamentos tão profundos que vale muito a pena assistir nos dias de hoje.

O quarto sábio embarca em uma jornada para encontrar e presentear o recém-nascido Rei dos Judeus. Inspirado pela estrela de Belém, ele se une a três outros sábios, mas seu caminho diverge quando ele decide usar seus presentes para ajudar os necessitados.

O filme é tem como tema principal a busca pelo menino Deus, mas também o encontro com Deus nos outros, a caridade e a compaixão com o próximo como forma de se encontrar com Deus

Ao escolher usar seu presente para aliviar o sofrimento dos menos daqueles que encontrou no caminho, o quarto sábio age como o Bom Samaritano, que Jesus nos ensinaria anos depois.

O quarto sábio, inicialmente guiado por um propósito egoísta, encontra significado e salvação ao dedicar sua vida ao serviço dos outros. Essa transformação a própria mensagem que o menino que acabará de nascer em Belém vem trazer, arrependimento, perdão e confiança na misericórdia.

O quarto sábio enfrenta desafios e sofrimentos em sua busca por Jesus, um reflexo das provações e sofrimentos da vida humana.

Para nós católicos, o filme oferece uma oportunidade única de reflexão sobre os valores fundamentais de sua fé. Nos abre para uma reflexão, será que eu busco a Jesus por motivos egoístas ou estou buscando de fato encontrar com o menino Deus? Os frutos de nossa caridade podem responder por nós, se nos apressamos a cumprir preceitos, mas viramos o rosto ao irmão que sofre, ou se buscamos ser fiéis nas obras e na oração.

A mensagem de compaixão, serviço desinteressado e redenção ressoa profundamente, convidando os espectadores a considerarem como podem aplicar esses princípios em suas próprias vidas.

O filme além de ser um clássico cinematográfico, é uma oportunidade de reflexão para cada um de nós

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password