Sinal de Esperança em um país que sofre – Aliança na Venezuela

No dia 21 de outubro de 2015 o Bispo Dom Mariano Jose Parra Sandoval, que acompanha Aliança de Misericórdia em Ciudad Guayana, Venezuela, em um almoço com Padre João Henrique e Padre Custódio, que estavam visitando a Fraternidade local, surpreendeu a todos com um grande presente: o reconhecimento do Movimento Aliança de Misericórdia e a aprovação de seus estatutos na Diocese.

A comunidade de vida chegou à Venezuela no dia 4 de abril de 2014, em Ciudad Guayana, com quatro missionárias, que a princípio moravam em San Felix, em uma casa junto a uma capela pequena.

Neste período elas não saiam muito de casa, por estarem somente em mulheres e pela insegurança da cidade. A Aliança de Misericórdia foi muito bem recebida pelo Bispo Sandoval, que lhes abriu as portas para a evangelização e para começar a desenvolver o trabalho na cidade.

Em agosto receberam a proposta para morar em um clube espanhol, localizado em Puerto Ordaz, um espaço muito amplo e próximo a região central.

A agonia de um país

Hoje todo o país sofre uma grande crise, em todos os sentidos. Muitos alimentos básicos, como farinha, leite, café e carne estão em falta nos supermercados, além de produtos de higiene, como papel higiênico, sabão em pó e fraldas descartáveis.

É triste ver muitas prateleiras vazias pela escassez, pois quando esses produtos chegam ao supermercado se formam filas enormes e ainda existe uma quantidade de produtos por pessoa que podem ser comprados. As pessoas ficam quatro ou cinco horas esperando nessas filas, seja com chuva ou sol.

Muitos já não têm mais esperanças com o país e estão se mudando para outros países, como Colômbia e Brasil. A insegurança também é um grave problema, pois Puerto Ordaz é considerada uma das 12 cidades mais perigosas do mundo.

Todos vivem com muito medo, durante a noite, quando a insegurança aumenta, quase ninguém se arrisca a sair de suas casas, o que dificulta muito o trabalho de evangelização.

Mas, ainda assim e lutando contra isso, acontecem periodicamente visitas aos irmãos de rua pela noite, fazendo vigília e até rezando o terço nas ruas durante a madrugada, o que para eles é uma loucura.

Muitos falam que somos um sinal de esperança, que ainda é possível sonhar e lutar para que este país possa ser livre como já foi um dia.

Sinal de vida e esperança

Sentimos que muito mais do que a evangelização em palavras, somos chamados a evangelizar com nosso testemunho de vida, mostrando que ainda é possível lutar por um país melhor!

Atualmente a Missão é composta por 6 missionários de vida e o grupo de Aliança, realizando evangelização com os irmãos de rua no centro de Puerto Ordaz e também trabalhando em pareceria com a fundação “Me Diste de Comerque” oferecendo almoço para os irmãos de rua.

É uma alegria ver a resposta da Igreja para essa missão, este é um primeiro passo para a construção do carisma aqui na Venezuela.

Louvamos a Deus por este presente!

Margarete Maria, missionária de vida