Ser missionário na Aliança em cada Elo de pertença

Jesus pede a todos nós, e a ti também, que sejamos discípulos missionários. Estás preparado?” (Papa Francisco)

 

A palavra missionário vem do Latim (missio, -onis, missão + -ário) e significa (segundo o dicionário Priberam):

  1. Aquele que foi incumbido de realizar determinada missão.
  2. Pessoa que prega uma religião, com o intuito de converter à sua fé.

Como batizados, somos todos chamados a ser missionários, a levar a Palavra de Deus a todos os povos.

Quem nunca, ao ler as palavras do Evangelho de São Marcos: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, não sentiu uma pequena chama se acender no coração?

A resposta a um Carisma

Missionários em Ciudad Bolívar na Missão Thalita Kum.

Sair em missão está no DNA de todo cristão e uma hora ou outra esta vocação missionária bate à nossa porta.

A evangelização é parte essencial da vida de um membro da Aliança. No Estatuto da Obra encontramos: “Somos chamados a evangelizar para transformar, transformando toda evangelizado em evangelizador e testemunha da Misericórdia. Evangelizando, queremos ‘colocar’ todo homem no colo de Deus”.

Mas, essa missão, esse “ser missionário”, se manifesta de diferentes formas, dependendo da realidade e do elo de pertença de cada um ao Movimento.

Os elos de pertença à Aliança

Amigo Missionário – 3º elo de pertença

O Amigo Missionário na Aliança de Misericórdia é convidado a ser missionário em sua própria realidade, em seu trabalho, na sua família, em sua paróquia, ou seja, na vida cotidiana.

Ele se une ao Movimento em oração e carisma, assumindo seu DNA de missionário evangelizador, que deve responder prontamente ao chamado de Deus para pregar o Evangelho a toda criatura, especialmente aqueles que estão a sua volta no dia a dia.

Testemunho Deise Maria Rocha Miguel – Amiga Missionária.

“Eu me encontrei nesse carisma maravilhoso da Aliança de misericórdia, vivendo um vínculo de Amiga. Sinto – me feliz em oferecer meu tempo , que dedico  nas visitas , arrecadação de alimentos e roupas ,fazendo trufas e  momentos de oração pela comunidade.

A vivência na comunidade aqui de Sorocaba é uma benção pra mim e toda minha família.”

 

Missionário de Aliança – 2º elo de pertença

O Missionário de Aliança, assim como o Amigo Missionário, é chamado a viver sua missão na vida cotidiana, no dia a dia, mas, além disso, também é chamado a participar ativamente das evangelizações da Aliança de Misericórdia em sua cidade, retiros kerigmáticos, partilhas de bens e etc.

Testemunho do Elivelton Wallace de Jesus – Missionário de Aliança

“Na minha vida pessoal diariamente me deparo com as situações em que que as pessoas demonstram a necessidade de se sentirem amadas e cuidada

s, quando nos pequenos gestos demonstro isso (olhar, acolhimento, escuta e estar presente), observo os impactos que isto gera nas pessoas.

 

“Na minha vida pessoal diariamente me deparo com as situações em que que as pessoas demonstram a necessidade de se sentirem amadas e cuidada, quando nos pequenos gestos demonstro isso (olhar, acolhimento, escuta e estar presente), observo os impactos que isto gera nas pessoas.

No trabalho, família e estudos, cada vez que respondemos o nosso chamado nos deparemos em mostrar todo este amor e com isso se fazer visível que Deus não se esqueceu dele”

Missionário de Vida – 1º elo de pertença

O Missionário de Vida, diferente dos outros dois elos, tem uma vida dedicada 100% à evangelização e à missão. Ele é enviado a evangelizar onde Deus e a Aliança lhe enviarem.

Diferente dos outros dois elos, o Missionário de Vida precisa estar disponível para a missão, nos diferentes estados de vida.

 

Conheça a Comunidade de Vida na Aliança de Misericórdia

Um chamado para todos

Além desses 3 elos, toda pessoa que deseja fazer uma experiência de missão e de evangelização, encontra na Aliança de Misericórdia uma forma de pertença.

Por exemplo, é possível dedicar um ano da vida na Escola de Evangelização, participar de missões esporádicas e pontuais, como o Thalita Kum Missão, ou ainda dedicar um tempo de voluntariado em uma das casas ou projetos do Movimento.

Seja qual for a sua pertença, você é sim chamado a ser missionário! Como o Papa diz, somos todos chamados a sermos missionários de Cristo e devemos responder: “Eis-me aqui Senhor, envia-me”.

A experiência da missão nos leva para mais próximo de Deus e nos ajuda a viver em concretude o nosso ser cristão. E não é necessário ir para o outro lado do mundo para isso. Como São Josemaria Escrivá dizia: a maior missão confiada a nós consiste em sermos o sinal de Cristo diariamente para quem está a nossa volta.

Sejamos, portanto, discípulos missionários na realidade que Deus nos chama hoje!

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password