fbpx

São Roque González: O Padre Missionário e seus companheiros mártires

São Roque González, nascido em 1576 na capital do Paraguai, Assunção, foi um padre e missionário católico e um grande exemplo para todos nós fiéis da América Latina.

Filho de colonizadores espanhóis, sua educação na fé e na virtude moldou sua decisão, aos quinze anos, de dedicar-se ao serviço de Deus. Aos vinte e quatro anos, após receber a ordenação sacerdotal, dedicou-se ao trabalho espiritual dos indígenas, atravessando o rio Paraguai para as fazendas coloniais.

Seu compromisso com a Companhia de Jesus em 1609 o levou a uma missão abrangente, abraçando comunidades indígenas no Paraguai, Uruguai, Argentina, Brasil, e até mesmo na Bolívia.

Em parceria com dois outros padres, organizou missões e reduções entre as tribos guaranis, resistindo à opressão dos colonizadores brancos e preservando a cultura indígena.

As reduções dos jesuítas desempenharam um papel crucial na proteção das comunidades indígenas, permitindo que mantivessem suas tradições enquanto aprendiam a ler, sendo evangelizados e capacitados em técnicas de sobrevivência e plantio.

No entanto, o sucesso dessas reduções despertou a ira dos colonizadores, levando a um ataque feroz às missões e reduções. González e seus companheiros foram tragicamente assassinados durante esses ataques em 15 de novembro de 1628 na Redução de Caaró, no Brasil.

Contudo, testemunhas relataram um acontecimento extraordinário durante sua morte. Enquanto seu coração era arrancado do peito por indígenas furiosos, uma voz ecoou, proclamando: “Matastes, porém, só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!”.

O coração de São Roque González, milagrosamente preservado pelo fogo, continua sendo uma relíquia preciosa venerada em Assunção. Sua dedicação e sacrifício não foram em vão, já que em 1934, o Papa Pio XI celebrou a beatificação dos três mártires, seguida pela canonização em 1988 pelo Papa João Paulo II.

Hoje, sua memória é honrada através da oração a São Roque González e seus companheiros, um lembrete poderoso da importância contínua da compaixão e resistência em face da adversidade. Que sua coragem inspire todos nós a defender a justiça e a liberdade para os oprimidos e necessitados em todo o mundo.

Oração a São Roque Gonzalez e seus companheiros

“Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque González e seus companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve.

 Será que foram inúteis para nós o vosso sangue e as vossas dores no Calvário? Intercedei por nós para que os injustiçados sejam libertos, os pecadores se convertam, os fracos se fortaleçam, os aflitos sejam confortados. Vós bem sabeis como é o mundo em que vivemos, como são numerosos os inimigos que nos atacam e sabeis também o quanto somos fracos. Olhai com bondade para nós e caminhai conosco. Amém.”

 

Recomendação de Filme:

O filme “A Missão” conta um pouco das reduções jesuítas no Brasil e da sua importância em nosso país e cultura. No filme, estrelado por Robert De Niro e Jeremy Irons, um mercador de escravos e um jesuíta se unem para proteger uma missão religiosa no Brasil colonial, ameaçada pela política de colonização espanhola e portuguesa.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password