fbpx

São José: a virilidade e a castidade na vida do pai de Jesus

São José é um ícone para a humanidade, mas em especial para os homens ele é o grande modelo e exemplo de homem santo, casto e viril. São José foi o modelo de masculinidade para Jesus, foi vendo as atitudes justas e honradas de Seu pai adotivo que o Senhor se formou enquanto homem.

Ensina aos homens modernos o valor do sacrifício, como um homem deve dar a vida por sua família e como é louvável aquele que põe seu joelho no chão e reza ao Senhor com confiança.

Um homem de virtudes

São Bernardino de Sena afirmava que São José é a chave do Antigo Testamento, na qual a dignidade patriarcal e profética obtém seu fruto prometido. Em todo o Antigo Testamento encontramos homens fortes, homens que seguiram a voz de Deus e se tornaram pais de uma geração, foi assim com Noé, Abraão, Jacó, entre outros.

Leia também: Os Santos e São José

Cada um desses grandes homens possuía uma característica única que servia como antídoto ao mal causado por Adão. Em São José isso se completa, pois ele reúne em si a coragem de Moisés, a sabedoria de José do Egito, a fé de Abrão, a justiça de Noé e a constância de Jacó.

Essas são algumas das virtudes encontradas em São José, por isso ele recebe a graça de ser o PATRIARCA (PAI) do próprio Deus encarnado. E um exemplo para os homens do mundo inteiro.

O homem José

O homem que, por uma justiça perfeita, resolveu não denunciar Maria, mas por uma fé inabalável, quando visitado em sonho tomou-a por esposa. Um homem que venceu as dificuldades e proveu para sua família mesmo quando não havia nenhuma condição em Belém.

Um pai e esposo que não hesitou em fugir para o Egito e assim proteger a vida de sua família, mesmo sabendo que teria que começar do zero. Um homem que ensinou seu ofício pacientemente ao seu filho e que, diz a tradição, nunca deixou faltar nada à mesa dos seus.

A pureza e entrega de José

São José possui uma santidade enraizada na vida cotidiana, em assumir heroicamente os compromissos diários da vida, sempre em vista do sobrenatural. São José foi um homem que consumiu sua vida para fazer de Cristo um bom homem.

Somente um homem de verdade poderia fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para proteger sua família. Somente um homem de verdade seria fiel à Deus em todos os instantes, renunciando a sua vontade para fazer a vontade de Deus.

Mas, além de tudo isso, somente um verdadeiro homem capaz dos mais altos sacrifícios poderia, com o coração alegre e cheio de Deus, viver a castidade até o fim de sua vida.

Os lírios e São José

Diferente do que muitos pensam, viver a castidade é uma das maiores provas de hombridade e virilidade nos homens. Somente aqueles que sabem quem são têm a capacidade de renunciar a algo, seja a castidade antes do matrimônio, a castidade celibatária dos chamados à vida religiosa e a castidade dentro do matrimônio, onde se vive principalmente oferecendo seu corpo e sua vida à mulher como Cristo a ofereceu a Igreja.

Complemente sua leitura: Castidade e Sexo: qual o tempo certo?

 

São José é o exemplo de castidade para os homens, por isso sua imagem em geral é retratada com o lírio nas mãos.

Sabendo dos planos de Deus para Nossa Senhora e das condições de sua gravidez, assumiu com ela o voto de castidade e permaneceu casto até o fim de sua vida. Uma escolha de amor, primeiramente à Deus e a Maria, respeitando e cuidando dela até o fim de sua vida terrena.

Aquele que viveu segundo o coração de Deus

Sua fidelidade, sua castidade e sua confiança absoluta na vontade de Deus são alicerçadas sobre a sua fé decidida, não sentimental, mas baseada na razão e na graça.

Um exemplo a ser seguido hoje, quando a masculinidade está sendo tão atacada. Com a crise da paternidade, podemos olhar para São José e ter nele um exemplo para a verdadeira virilidade masculina.

Peçamos a São José por todos os homens para que, como Jesus, possam aprender a ser homens segundo o coração de Deus contemplando a figura de São José.

0 Comments

    Leave a Comment

    4 + dezoito =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password