São Jorge – um Santo muito maior que o sincretismo religioso
São Jorge é um Santo católico que infelizmente hoje é mais conhecido pelo sincretismo religioso do que pelos feitos de Santidade, mas não se engane: São Jorge é um Santo Católico. Conheça um pouco mais da sua história!
Conta-nos a tradição que o Santo nasceu na Capadócia no ano de 275 e após a morte do pai ele se mudou com a irmã para Jerusalém. Ainda na adolescência, Jorge entra para o exército romano e por seu temperamento e dedicação rapidamente se torna capitão do exército.
Com apenas 23 anos ele recebeu do imperador Diocleciano o título de nobre da Capadócia e passou a atuar como Tribuno Militar, um cargo de alta estima e confiança. Após o falecimento de sua mãe, São Jorge foi para a corte do imperador. Lá presenciou a crueldade com que os cristãos eram tratados e ao ver o sangue dos mártires ele se converteu, distribuindo todos os seus bens aos pobres.
O imperador Diocleciano buscava eliminar os cristãos e decretou a morte de todos eles. Nesse dia, São Jorge se levantou na tribuna romana e se declarou Cristão, afirmando que a medida era injusta e que os romanos deveriam abraçar o cristianismo em suas vidas como a Verdade.
Questionado por um cônsul sobre o que seria essa verdade, a tradição nos diz que São Jorge respondeu prontamente: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade”.
O Imperador buscou de todas as formas dissuadir São Jorge. Ele foi enviado para torturas, para que renegasse a sua fé, porém, assim como todo mártir, cada tortura só servia para que o Santo professasse com mais convicção a verdade da sua fé.
Em 23 de abril de 303 o imperador Diocleciano sentenciou Jorge à morte. O Santo foi degolado na cidade de Nicomédia. A tradição nos conta ainda que após a morte, muitos cristãos recolheram o corpo e passaram a rezar com suas relíquias pedindo a força para o martírio.
Anos depois, o primeiro imperador cristão (Constantino), conhecendo a bela história de São Jorge, mandou que fosse construído um oratório. Sua intenção era que a devoção a São Jorge se espalhasse por todo o império e assim aconteceu.
Mas, porque São Jorge é retratado matando um Dragão?
A lenda de São Jorge e o dragão é muito famosa e por isso o Santo é retratado matando um dragão. Conta-se que o santo fez um acampamento com a legião romana na Líbia e lá se dizia viver um enorme dragão que devorava pessoas e animais. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, eles ofereciam ovelhas como alimento. Ao acabarem, começaram a oferecer crianças.
O sacrifício caiu então sobre a filha do Rei, a jovem Sabra de apenas 14 anos. A menina foi em direção ao seu cruel destino e deixou a muralha da cidade, ficando ali à espera da criatura. São Jorge, ao ficar sabendo da história, decidiu por fim a tudo isso. Montou seu cavalo branco e partiu para a batalha. Antes, porém, exigiu que o rei dessa sua palavra: se trouxesse sua filha de volta, o rei e todo o reino se converteriam ao cristianismo.
O rei aceitou e deu sua palavra. O Santo então foi matar o dragão! Depois de muita luta e oração, acertou a criatura e a matou. São Jorge levou o dragão até a cidade e então todos se tornaram cristãos.
Além da lenda, o dragão para a cultura medieval e cristã sempre representou o mal, o símbolo da idolatria e da destruição. Dragões que cobiçam o ouro, o mal que se manifesta na forma de dragão nos contos de cavalarias e contos de fadas. No caso de São Jorge, o dragão da idolatria e do paganismo do império romano que levou tantos cristãos ao martírio.
São Jorge vence esse dragão com seu Sangue e com a Verdade que combate as heresias. Um exemplo de Santo que escolheu a verdade até as últimas consequências!
Oração a São Jorge
“Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.
São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; fazei com que eu seja bem visto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração , no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus , protegendo-nos sempre , abrindo e iluminando os nossos caminhos , ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.”
0 Comments