Santa Marta, amor e trabalho

Põe um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho“. (São José Maria Escrivá, fundador da Opus Dei)

A vida cristã, requer o equilíbrio entre a contemplação e o trabalho. Marta e Maria nos mostram que, em Jesus há possibilidade de se dedicar plenamente a tudo, desde que, eu seja movido de caridade.

Quando pensamos em Santa Marta, lembramos da famosa cena do Evangelho, onde Jesus chama a atenção dela com relação a sua agitação com as muitas tarefas. (Lc 10, 38-42). Todavia, a imagem das duas irmãs, mostra-nos como deve ser o nosso relacionamento com o Senhor e para com o próximo.

“Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

A dedicação de Marta ao serviço do Mestre, parece se contrapor à contemplação de sua irmã Maria diante de Jesus, mas não é bem assim. Trabalhar com a caridade! Em Cristo, o nosso trabalho faz sentido e encontra a sua plenitude.

VERMEER-JOHANNES-Christ-In-The-House-Of-Mary-And-Martha-1

Iniciar uma jornada de trabalho, suportar as pressões do chefe e colegas, ou cuidar de um lar, pode ser penoso para alguns, mas para outros, pode ser um novo jeito de amar a cada dia. Acolher e servir Jesus, que vem escondido em todos os momentos e pessoas.

Lembremos do maior mandamento: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. É isso que santa Marta nos lembra; nossa oração sem a ação, nada vale. O Cristo, tem sede e fome, se cansa e precisa das nossas mãos. Por outro lado, a agitação das muitas tarefas, sem o amor a Deus, torna infértil qualquer ação, podendo me levar a incorrer em pecado de vanglória.

Peçamos a intercessão de Santa Marta para que possamos conduzir nossa vida nessa via dupla do Amor a Deus e ao próximo.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password