A Sagrada Família nos prepara para a Quaresma

“Foram então às pressas, e encontraram Maria, José e o menino recém-nascido deitado na manjedoura”. (Lucas 2, 16)

Você sabia que a Igreja dedica o mês de fevereiro à Sagrada Família?

Após o período do Natal e o início do tempo comum, em que começamos a nos preparar para a Quaresma, dedicamos esse período à Sagrada Família de Nazaré.

Assim como Maria e José prepararam e cuidaram de Jesus desde a sua infância até o momento em que Ele foi para o deserto, também somos convidados a junto com a Sagrada Família dar início a essa preparação para o nosso tempo de “deserto”, a ser vivido na Quaresma.

Leia também: 4 propósitos quaresmais para os casais

A Vida em Nazaré

Desceu então com eles para Nazaré…” (Lucas 2,51)

José e Maria, como pai e mãe, tiveram papel fundamental na vida de Jesus, pois, ali naquele pequeno vilarejo, na vida simples do dia a dia, eles viviam a maravilhosa experiência do Amor. Após saírem de Belém fugindo de Herodes, foram para o Egito, onde Jesus passou a primeira infância e depois decidiram ir morar em Nazaré, cidade de Maria. Ali no seio da Sua família, numa vida comum, Jesus recebeu todo o amor possível de Seus pais, o que O formou e fortaleceu para a Sua missão.

Devoção

A devoção à Sagrada Família nasceu a partir dos relatos dos evangelhos narrados por São Mateus e São Lucas, onde se pode acompanhar o nascimento de uma família com dois jovens que estavam prometidos em casamento.

Essa devoção mostra o valor sacramental da família: Jesus, Maria e José. Pois o próprio Deus quis que Seu filho tivesse um pai e uma mãe nessa Terra, que Jesus vivesse num lar, cercado de amor e cuidado, e também enfrentando as lutas diárias da vida familiar.

Toda a família cristã deveria ter em sua casa um oratório dedicado à Sagrada Família, recorrendo sempre a ela, buscando orientação e sabedoria para lidar com os filhos, com a esposa e o esposo. E diante desse altar a família é chamada a rezar junta, se espelhando e aprendendo com a família de Nazaré.

A Sagrada família e as famílias atuais

Diante dos desafios atuais e a desvalorização da família pela modernidade, é preciso ter um olhar de esperança e crer que também é possível ter uma família segundo os valores cristãos, vivendo a valorização dos filhos, o respeito mútuo e amor dos cônjuges. Uma família santa gera vocações santas.

Leia mais: A vocação da família revelada na Sagrada Família de Nazaré

Assista também: O Valor da Família

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

Faça conosco a oração à Sagrada Família

“Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão; e quem tiver sido ferido ou escandalizado, seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter sagrado e inviolável da família e da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica”

Amém.

(Oração composta pelo Papa Francisco)

 

 

 

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password