Resgatado das ruas, depois de 8 anos, o Sr. Antônio reencontrou a sua família
Conheça a história do senhor Antônio, um idoso de 72 anos, que teve amnésia, se perdeu da sua família, morou nas ruas de São Paulo, foi resgatado pelos missionários e, depois de 8 anos, reencontrou a sua mãe, que, com fé, ainda esperava o ver vivo.
História do senhor Antônio
Por mais de oito anos, o Sr. Antônio, “Filho da Aliança”, viveu na casa de acolhida, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Normalmente, o caminho de reinserção social dos acolhidos é bem mais curto, mas o caso do senhor Antônio era diferente.
Ele foi encontrado bem debilitado nas ruas de São Paulo, e resgatado pelos missionários. Ao chegar na casa de acolhida, em 2013, ele não tinha documentos e pouca memória sobre si e seus familiares, decorrente de uma amnésia, desencadeada ainda na juventude.
Identidade não encontrada
Os missionários buscavam o seu reencontro com a família, mas essa falta de informação dificultava muito, inclusive no dia a dia, para o cuidado médico e social.
Desde que ele chegou, os anos se passaram e muitos “filhos” (que é como os acolhidos na Aliança são chamados internamente) foram encerrando o ‘caminho’ e outros chegando para essa experiência de novas oportunidades… E o senhor Antônio permanecendo. Entre os missionários e acolhidos, ele foi carinhosamente apelidado de “papai”, sendo ele muito amoroso e bondoso.
Senhor Antônio pouco falava, mas as vezes mencionava algumas coisas, como o nome de uma pessoa que dizia ser sua mãe, um trabalho que teve na juventude… E essas poucas informações motivavam os missionários a fazerem novas e constantes buscas, inclusive, através de suas digitais, na polícia civil, mas, que com sua idade, não conseguiram mais identificá-las.
Novas informações
Em 2019, ele começou a dizer o nome de uma cidade e nesse mesmo ano foi feita uma busca em cartórios onde poderia constar esse registro. Mas ainda assim, nada feito!
Com a generosidade e bondade de uma funcionária do cartório, ela mesma fez uma busca mais aprofundada em todo o Brasil.
Era aí o começo de uma nova história para o senhor Antônio e o fim de um tempo de sofrimento para a sua família, que já o tinha procurado em muitos lugares sem ter nenhum paradeiro, e ainda assim acreditava em Deus que ele estaria vivo e seria encontrado.
Em Divino das Laranjeiras, cidade no interior de Minas Gerais, com 4 mil habitantes, a funcionária do cartório achou o registro dele e de seus pais. A partir disso, um dos missionários entrou nos grupos dessa cidade nas redes socias e, às vésperas do Domingo da Misericórdia, aconteceu o primeiro contato com sua família.
Ajuda das redes sociais
Colocando a foto do senhor Antônio no grupo, ele foi reconhecido e um sentimento de vida nova brotou! Sobrinhos, irmã, choraram ao terem a notícia que ele estava vivo e que em breve poderiam estar juntos novamente.
Ainda nesse dia, foi feita uma chamada de vídeo com sua mãe, a dona Olinda, que nunca deixou de acreditar que o teria novamente, porque o entregou aos cuidados da Virgem Santíssima, pedindo que onde quer que ele estivesse, fosse cuidado por boas pessoas.
O reencontro com a família
No início do mês mariano, aconteceu o reencontro. Junto com um missionário, o senhor Antônio viajou para sua terra natal, voltando para sua família. E esse retorno, nós vamos te mostrar como foi, no programa “Parte de Nós.
Vidas e histórias como a do “papai” são guardadas e salvas, porque pessoas como você acreditam que é possível fazer o bem a outros, que podem nem mesmo conhecer, levando a esperança onde havia desespero e alegria onde havia luto.
Conheça o nosso trabalho com as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Em cada casa de acolhida, projeto sociais…, essas pessoas têm nome, idade, endereço, história… e clamam a Deus por misericórdia. Sua ajuda transforma vidas! São inúmeras as maneiras de contribuir. Aqui, você pode saber mais como doar.
0 Comments