Qual o verdadeiro microfone do pregador?

Qual o verdadeiro microfone do pregador? Nosso Carisma traz como lema: “Evangelizar para transformar o evangelizado em evangelizador”. Perceba que o segredo do anúncio está antes no se deixar tocar por Deus.

O missionário da Aliança, Rafael Brito, que atualmente está em missão em Roma, postou recentemente em sua rede social um texto que fala a respeito da essência do anúncio do Evangelho.

Confira, em suas palavras, o que escreveu e faça conosco essa reflexão de intimidade.

De onde parte o ímpeto do anúncio

Anunciar o Evangelho não é somente falar dAquele que nos amou em seu Filho Jesus, mas falar com ele, nEle e para Ele. Sendo assim, não se anuncia a Cristo através de um microfone de palco somente.

É na intimidade com o Amado. É no sentir as batidas do Seu coração. É escutar a Sua voz no silêncio da alma e transmitir a mensagem, que dAquele peito aberto, cheio de Misericórdia, ressoa ao coração daquele que anuncia.

O segredo então está no testemunho da experiência vivida, de tão grande riqueza, que se encerra em tão frágil receptáculo (Cf. 2Cor 4,7).

Microfone do Pregador

O segredo da santidade

São Tomás de Aquino nos ensina que a santidade não é nada mais que, o homem que se deixando amar, ama e testemunha com a própria vida o amor recebido (Summa II-II,Q.184, a.1).

O que o Doutor Angélico quer dizer com isso? Um conceito simples: santidade não é sobre ser eleito, separado, preferido. Mas é sobre reconhecer a eleição com a humildade da própria condição humana, pobre e limitada. Não é sentir-se santo, mas aberto a ser santificado.

Este é o segredo que moveu o coração dos apóstolos, dos Padres da Igreja, dos mártires e dos grandes evangelizadores: “não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo nosso Senhor” (2Cor 4,5).

É preciso intimidade

Como falar de alguém que não conheço? Como transmitir uma mensagem se não escutei sua voz? E como falar do seu perfume se não estive em seus braços?

No fim de tudo o que resta é uma única certeza: o verdadeiro microfone do pregador, do artista cristão é o coração de Jesus. É nEle que encontro todos os homens a quem o Filho de Deus se doou por inteiro.

É através dEste coração de carne, profundamente humano, que descobrimos que evangelizar vai muito além de simples palavras pronunciadas em voz alta. Porque ao coração, não se fala mas, se ouve…

Ao descobrir este dom precioso do coração de Jesus, desejamos como Teresa, consumir a nossa vida para gritar: ‘O QUANTO TE AMAMOS JESUS!’”

“Não obstante a minha pequenez… Queria ser missionário, não apenas durante alguns anos mas queria tê-lo sido desde o princípio do mundo e continuar até a consumação dos séculos. Mas acima de tudo, ó meu amado Salvador, quereria derramar o sangue por Vós até à última gota” (Santa Teresinha).

Rafael Brito
Missionário da Aliança de Misericórdia em Roma

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password