Projeto da primeira casa sustentável da Cidade Rahamim é apresentado
No dia 25 de setembro, às 15h, a Aliança de Misericórdia teve o prazer de apresentar aos convidados presentes e ao público que acompanhava pela internet, o projeto de casa sustentável da Cidade Rahamim.
O projeto é um modelo de casa econômica e sustentável que servirá de modelo para as 321 casas da Cidade Rahamim.
O evento contou com a presença de amigos e membros da Aliança de Misericórdia, bem como lideranças políticas, como o prefeito da cidade de Salto, Laerte Sonsin, o Vice-prefeito, Edemilson do Santos, além do vereador, Fábio Jorge.
O palestrante e Amigo Missionário da Aliança, Aberto Carneiro, fez a mediação e, sobre o projeto, falaram alguns dos envolvidos, como a responsável pelo Plano Arquitetônico da Cidade Rahamim, Ludmila Andreoli e também a responsável pela casa Ecológica, Paola Ponto.
Foi perceptível o sentimento de alegria e fraternidade no evento, em orgulho por ver a primeira casa começando a se tornar, de fato, concreta. A Cidade Rahamim é um sonho do coração dos fundadores e amigos da Aliança de Misericórdia há anos, e começa a se tornar realidade.
As casas são todas feitas com material bioconstrutor, mesclando técnicas antigas, como o pau-a-pique, e recursos modernos, como os painéis solares e o reaproveitamento de água.
A terra é a principal matéria-prima das casas sustentáveis, pois ela é facilmente encontrada e durável, oferece um excelente isolamento termoacústico, é resistente ao fogo e tem um baixo impacto ambiental.
Aristides Barbosa, o Bioconstrutor, garante que, além de sustentáveis, as casas serão segura e bonitas: “Hoje, fazemos ensaios em laboratório para definir, por exemplo, a melhor terra a ser empregada.
Em nossas casas utilizaremos três tipos de terra diferentes, desse modo, o acabamento das paredes ficará liso e sem trincas, impedindo que insetos possam ali se abrigar, um dos problemas das casas de pau-a-pique do passado”.
Além da terra, a outra grande mão de obra é a solidariedade. As casas serão construídas em mutirões com o apoio da comunidade e dos primeiros moradores da Cidade Rahamim.
Serão 4 modelos de residências com métodos construtivos diferentes, mas todos ecológicos, são eles: taipa de pilão, pau-a-pique, solo cimento e madeira de reflorestamento.
As casas contarão com 3 dormitórios, 3 banheiros (sendo um deles acessível), sala, cozinha e varanda.
A cidade Rahamim:
A Cidade Rahamim nasceu do sonho dos fundadores da Aliança da Misericórdia, como um local de integração para todos os acolhidos e filhos da comunidade, das mais diversas esferas sociais e de pertença ao Movimento.
“A Cidade Rahamim será um centro de integração entre moradores e visitantes. Ali, teremos não só as casas de quem reside lá, mas também um ponto de encontro que atrairá pessoas que queiram conhecer o projeto, e aprender com ele”. (Padre Henrique).
Após a construção das casas, no projeto da Cidade Rahamim, será a construção de microempresas, com a finalidade de inserir socialmente e economicamente as pessoas mais vulneráveis.
A Cidade Rahamim, quando pronta, contará ainda com uma escola, hospital, jardins, locais para cursos, espaço de ecologia integral e um restaurante.
Como ajudar a cidade Rahamim?
Para saber mais sobre esse projeto ou agendar uma visita à Cidade Rahamim, entre em contato:
Telefone: +55 15 99113-8674
E-mail: cidaderahamim@aliancasocial.org
Doações:
BANCO BRADESCO
Agência: 3137-2
C/C: 15546-2
ASSOCIAÇÃO ALIANÇA DE MISERICÓRDIA
CNPJ: 04.186.468/0007-69
Assista o vídeo completo da apresentação aqui:
0 Comments