fbpx

Padre da Aliança lança livro sobre a Misericórdia

Lançado em fevereiro de 2020, o livro Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama” é o mais novo livro escrito pelo Padre Luiz Carlos, missionário da Aliança de Misericórdia em Portugal.

O livro conduz os leitores a um encontro profundo com Deus e seu amor revelado por misericórdia.

Nesta obra, o Padre faz um percurso histórico da Misericórdia de Deus, chegando até os nossos dias. Com uma abordagem humana e espiritual, a leitura deste texto faz um itinerário espiritual, simples e agradável, nos moldes da espiritualidade cristã.

Segundo Padre Luiz, esse projeto literário é marcado fortemente pela experiência concreta da vida humana, pois acredita que a misericórdia Divina é um caminho de cura para os nossos traumas e feridas.

Cristo, fonte de salvação

A ideia central do livro é que a misericórdia é a aceitação da obra de Cristo, como fonte de salvação, e assim Deus manifesta a Sua justiça precisamente quando perdoa o pecador e não o castiga, excluindo assim toda a perspectiva errônea da visão de Deus como aquele que castiga e pune, mas realçando a essência de Deus que é ser Amor sobre qualquer circunstância, um amor que não precisa de reciprocidade da nossa parte, mas que deseja que o homem se converta e O Ame.

O Padre afirma que a misericórdia é uma aliança entre Deus e o homem, uma relação que vai além das normas da lei, “não é uma manifestação legalista, mas a relação de Deus com o homem, é uma «Aliança de Misericórdia» marcada pela fidelidade de Deus, que permanece amando mesmo quando pecamos, quando somos infiéis. Desta forma, adquire uma dimensão humana, marcada pela paixão de Deus”.

Livro “Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama”
Lançamento do “Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama”
Lançamento do “Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama”
Lançamento do “Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama”
Lançamento do “Misericórdia, a descoberta do Deus que me ama”

Anterior
Próximo

Por que um livro sobre a misericórdia?

Para o sacerdote, a misericórdia vem de encontro com o carisma que Deus o chama e, falar sobre Misericórdia, no fundo também é uma busca de um conhecimento interior, pois é falar do seu caminho de conversão constante e diário.

Esse é o segundo livro que o Padre escreve sobre a misericórdia. Ele também escreveu um trabalho acadêmico sobre esse tema. “Sinto que Deus me chama a um percurso teológico sobre o tema da Misericórdia, para aprofundá-lo como um caminho de espiritualidade pessoal e de encontro com Deus. Depois, evidentemente, vivemos em comunidade, somos Igreja e tornar público e comunitário esses estudos também pode ser uma fonte de espiritualidade e evangelização para aqueles que quiserem”, relata o sacerdote.

O Padre Luiz acredita que o livro seja um profundo convite até mesmo a um exame de consciência e uma celebração do Sacramento da confissão.

A Misericórdia na atualidade

“O desafio dos nossos dias, enquanto realidade pastoral, é perceber a misericórdia não apenas como atributo divino, mas como virtude humana, como disponibilidade do coração para aquele que está envolvido na miséria. E assim, lutar contra a globalização da indiferença e criar a globalização da proximidade. É necessário inverter esta insensibilidade social em proximidade com o que sofre, com o miserável”, afirma o sacerdote.

“Aquele que exerce misericórdia, que exerça com alegria” (Rm 12,8). Padre Luiz reafirma que a misericórdia é a alegria de Deus que perdoa o coração do pecador, portanto, é o convite de repetir o gesto de Cristo como, por exemplo, com a pecadora que foi pega em adultério.

A misericórdia não é um relaxamento da doutrina, mas, compromete o pecador à mudança de vida porque, de fato, a misericórdia é a perfeição da justiça.

Para o sacerdote, três passos são importantes para exercer a misericórdia: acolher, perdoar e devolver a dignidade.

“Jesus acolhe, perdoa e Jesus devolve a mulher com dignidade para a sociedade. Nós, como cristãos, como Comunidade somos chamados primeiramente a acolhermos as pessoas, compreender as suas razões, entrar na vida da pessoa, perdoar seus pecados e depois, assim, dar para à pessoa a nossa amizade, dar à pessoa uma segunda, uma terceira oportunidade, mas com responsabilidade”, testemunha.

Acompanhe o Padre Luiz no Instagram: www.instagram.com/padreluizcarlos/

Adquira o Livro nas Paulinas de Portugal: https://www.paulinas.pt/loja/autores/pe-luiz-carlos-barbosa-junior/misericordia/

Acompanhe o “Misericordiar”, programa do padre Luiz no canal da Aliança

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password