A Porta de Efraim e a “bênção dobrada” – Palavra de Março/2020

Somos agraciados, recebemos de Deus “bênção dobrada”. Nós, pobres, cheios de erros, limitados, infiéis, pecadores, mas mesmo assim, Jesus nos quer para Ele, como imagens da Sua presença no meio deste mundo tão perdido.

A Porta de Efraim

“Então, o povo saiu e trouxe os ramos, e eles mesmos construíram tendas nos seus terraços, nos seus pátios, nos pátios do templo de Deus e na praça junto à porta das águas e na que fica junto à porta de Efraim” (Ne 8,16).

Esta porta era chamada assim porque abria ao monte de Efraim e lembrava o filho de José. Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó como se fora o primogênito. O seu nome significa: fruto dobrado, porção de herança dobrada.

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

Pode interessar: Como receber a bênção do papa pela internet

Ao passar por esta porta ou restaurá-la, o povo de Deus recebe uma porção dobrada de bênçãos. Neste sentido, nunca devemos esquecer que a porta por excelência é Jesus Cristo, nosso Senhor. Os cristãos passando por Ele recebem benção sobre benção.

Dignos da bênção?

É bom lembrar que Efraim, o segundo filho de José, não devia nem podia receber a bênção de Jacó. Era um filho não considerado porque nas leis judaicas quem herdava tudo do Pai era o primogênito. Para nós isso se torna demais valioso.

Quem somos nós pecadores para ter a honra de receber tantas bênçãos de Deus?

Somos agraciados, recebemos de Deus “bênção dobrada”. Nós, pobres, cheios de erros, limitados, infiéis, pecadores, mas mesmo assim, Jesus nos quer para Ele, como imagens da Sua presença no meio deste mundo tão perdido.

BAIXE O WALLPAPER DA PALAVRA

Bendita entre as mulheres

Como agora não podemos não lembrar Maria, a mãe de Jesus e nossa? ela, pequena, humilde, uma mulher esquecida, sem nenhum valor aos olhos dos potentes, mas foi escolhida e dando o seu sim recebeu a bênção de todas as bênçãos no seu ventre de mãe (cf. Lc 1,28).

É por isso que ela pode dizer que de todas as gerações a chamarão de bem-aventurada, porque o Deus Todo-Poderoso fez maravilhas em sua vida (cf. Lc 1,48-49). Olhamos então para Maria, que com sua simplicidade acolhe o plano de Deus com seu SIM disponível ao projeto do Pai.

Mas perguntamo-nos: como podemos chegar a ser bons, belos, puros aos olhos de Deus para Ele nos abençoar, sendo nós tão limitado e pecadores?

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

Convido você a fazer dois passos, passando pela porta de Efraim.

Como passar por esta porta

O primeiro passo é permitir Jesus abençoar-nos dando para nós o Seu Espírito.

Ele quer dar o Espírito sem medida: “quando eu for mandarei o meu Espírito que vos revelará tudo aquilo que vos disse” (Jo 14,26). Veja:

  1. O importante é pedir sem medida o Espírito, pedir conscientemente sem fazer nenhuma resistência, tendo uma fé tão forte que pode mover as montanhas;
  2. Pedir abrindo o nosso coração e a nossa mente;
  3. Ter a coragem de dar um pulo saindo da escravidão da nossa mente que quer tudo esclarecido.

É o Espírito Santo de Deus que conduz tudo, é Ele que, abençoando-nos, revela tudo, abre-nos aos carismas. É Ele que guia a nossa vida, tornando-nos sinais do amor de Deus, testemunhas da verdade.

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

Tudo é dom de Deus

O segundo elemento importante para passar na porta de Efraim, que é em sentido evangélico o próprio Jesus, é acreditar que se deixamos o Espírito agir Ele nos dará o cêntuplo.

Receber o cêntuplo não é nosso mérito mas é um dom imenso de Deus. Por isso, precisamos deixar tudo o que nos escraviza: o dinheiro, a gula, o sexo descontrolado, a vanglória, a soberba.

O mundo atrai e normalmente fazemos de tudo para ficar “em cima do muro”.

BAIXE O WALLPAPER DA PALAVRA

Acolher a bênção

Devemos entrar fazendo um exame de consciência bem claro:

-o que temos que ainda nos amarra em uma vidinha medíocre?

-O que não damos conta de abandonar que ainda atrapalha a nossa vida? A escolha deve ser clara. Devemos passar nesta porta limpos, puros e abandonados.

É bonito demais ler aquilo que responde Jesus aos seus discípulos quando eles questionam sobre o que receberão depois de terem deixado tudo para segui-lo. Ele diz: “e todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos ou campo, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna” (Mt. 19, 29).

A bênção em dobro

A bênção que recebeu Efraim foi dobrada, mas o cristão que abandona qualquer coisa que o amarra ao mundo recebe, como promessa de Jesus, o cêntuplo aqui nesta terra e o cêntuplo no paraíso.

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9)

Não tenhamos medo, porque passando pela “porta-Jesus”, pela porta de Efraim, receberemos o Espírito que fará de nós “pastores” de uma multidão de homens que mendigam amor e misericórdia.

É somente acreditar! Jesus diz que Ele é a porta e que aquele entra através d’Ele experimentará a Vida plena. Vale a pena dar tudo para Jesus. E lembre-se: quem tem Jesus tem tudo!

Coragem filhos e filhas!

Deus os abençoe!

Pe. Antonello Cadeddu

Clique aqui e acessa nossa loja!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password