O “Som da Liberdade” – o filme que está fazendo barulho nos cinemas
O filme “Som da Liberdade” foi lançado esta semana no Brasil, depois de ter sido sucesso de bilheteria nos EUA.
Em linhas gerais, o longa conta a história de um ex-agente do governo dos Estados Unidos, que deixa seu emprego para se dedicar a resgatar crianças vítimas do tráfico humano e sexual.
O filme é baseado em fatos reais, se inspirando em Tim Ballard, um policial que, por mais de dez anos como agente federal, trabalhou em operações de investigação para prender pedófilos. No entanto, em uma dessas operações, sentiu o apelo de não só prender os criminosos, mas agir também para que as crianças vítimas do tráfico pudessem ser devolvidas as suas famílias.
Tim é um homem casado, pai de cinco filhos. Ao prender um pedófilo, com pena máxima, começa a investigar mais a fundo a rede que tem por trás do criminoso. Assim, chega a Miguel, um menino de oito anos que, junto a sua irmã e outras crianças hondurenhas, foram vítimas do tráfico. Miguel tem a idade de um de seus filhos, o que o faz se envolver ainda mais no drama das famílias que passam por essa situação.
Os filhos de Deus não estão à venda
No filme, ao devolver Miguel a seu pai, a criança faz um apelo a Tim, pedindo que ele também encontre sua irmã, Rossio. Profundamente tocado por esse pedido, Tim precisou pedir permissão a seu superior para começar uma investigação mais delicada, partindo para Colômbia, onde estava o “ninho” da rede de criminosos que comercializavam as crianças para os Estados Unidos.
Na Colômbia, Tim é pressionado a voltar para seu país, mas a missão que sente em libertar e devolver essas crianças fala mais alto. Questionado sobre o que o move nessa missão, Tim responde com convicção: “Porque os filhos de Deus não estão à venda”.
Apoiado por sua esposa, Tim pede demissão e permanece na Colômbia. Ali, ele precisou passar por momentos de muita tensão, inclusive o de entrar em um território rebelde em busca de Rossio, na tentava de atender ao apelo feito por Miguel.
Uma rede de crime que só cresce
O drama é dirigido por Alejandro Monteverde e protagonizado por Jim Caviezel, ator que fez Jesus Cristo no filme “A Paixão de Cristo”. Durante a pré-estreia no Brasil, uma mensagem especial foi deixada aos espectadores, onde o ator faz um apelo para que o longa seja divulgado, como meio de conscientizar mais pessoas sobre esse terrível comércio que, segundo os dados apresentados no filme, é a rede de crime internacional que mais tem crescido no mundo, ultrapassando a de armar ilegais.
O canto das crianças resgatadas
O som da liberdade é o canto das crianças resgatadas. Durante o filme, várias falas impactam a quem assiste. Como a que move Tim nessa missão e o apelo que faz a um colega para ajudá-lo nas estratégias de busca:
“Os filhos de Deus não estão à venda”.
“É a rede de crime internacional de crescimento mais rápido que o mundo já viu, já ultrapassou o comércio de armas ilegais e logo vai superar o tráfico de drogas. E quer saber por quê? Porque um pacote de pó só dá para vender uma vez, mas uma criança é vendida dez vezes por dia, e se você não fizer nada, logo vai ficar tão grande que um dia vai chegar em gente como você, e vai ser um pesadelo do qual você nunca vai acordar”.
“…E quando Deus te diz pra fazer algo, não dá pra dizer não”.
Com o desejo de conscientizar mais pessoas sobre o crime do tráfico humano, também alarmante em nosso país, personalidades brasileiras que assistiram ao filme durante a pré-estreia incentivaram mais pessoas a assistirem ao longa. Algumas iniciativas estão disponibilizando ingressos gratuitos, como a parceria feita pela Lumine e a Minha Biblioteca Católica. Clique aqui para saber mais.
Por: Juliana Costa
Trailer
0 Comments