O que São os Carismas de acordo com o Catecismo

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica no ponto 799 define: “os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm urna utilidade eclesial, pois são ordenados à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo.”

Os carismas são então graças do Espírito Santo, dadas a edificação da Igreja, é na comunhão da Igreja que os carismas se manifestam e é nessa comunhão que o Espírito Santo distribui como quer seus dons e graças especiais, sempre para a edificação da Igreja.

Portanto, os carismas estão intimamente ligados a Igreja Católica e são sempre vinculados ao crescimento e a comunhão da Igreja.

É importante pontuar, que o próprio catecismo nos instrui, que onde há carismas, necessariamente há discernimento. Pois como podemos ver no ponto 801:

Nenhum carisma dispensa da reverência e da submissão aos Pastores da Igreja.

“A eles em especial cabe não extinguir o Espírito, mas provar as coisas e ficar com o que é bom”, a fim de que todos os carismas cooperem, em sua diversidade e complementaridade, para o “bem comum” (1Cor 12,7).

O Espírito Santo é “o Princípio de toda ação vital da Igreja, e Ele que opera na edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja:

  • pela Palavra de Deus, “que tem o poder de edificar” (At 20,32);
  • pelo Batismo, por meio do qual forma o Corpo de Cristo;
  • pelos sacramentos, que proporcionam crescimento e cura aos membros de Cristo;
  • pela “graça concedida aos apóstolos, que ocupa o primeiro lugar entre seus dons”; pelas virtudes, que fazem agir segundo o bem;
  • e, enfim, pelas múltiplas graças especiais (chamadas de “carismas”), por meio das quais “torna os fiéis aptos e prontos a tomarem sobre si os vários trabalhos e ofícios que contribuem para a renovação e maior incremento da Igreja”.

Os carismas são uma maravilhosa riqueza da nossa Igreja, que deve ser acolhido por todos os membros da Igreja com muita alegria, pois eles renovam em nós a vitalidade apostólica e santificam o corpo de Cristo.

São dons que vem verdadeiramente do Espírito Santo e caso sejam exercidos de maneira conforme a doutrina e o ensinamento apostólico geram muitos frutos para a Igreja.

A verdadeira medida do carisma é a Caridade, os carismas são manifestações que impulsionam o homem a maior glória de Deus, a uma fé mais viva, a uma esperança mais perfeita e a uma caridade mais concreta.

 A Igreja é o Templo do Espírito Santo O Espírito é como a alma do Corpo Místico, princípio de sua vida, da unidade na diversidade e da riqueza de seus dons e carismas. (CIC 809)

 

Carismas Específicos dons para a Santificação das Almas:

O Espírito Santo dá a algumas pessoas um carisma especial de cura para manifestar a força da graça do ressuscitado. Todavia, mesmo as orações mais intensas não conseguem obter a cura de todas as doenças.

Por isso, São Paulo deve aprender do Senhor que “basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que minha força manifesta todo o seu poder” (2Cor 12,9), e que os sofrimentos que temos de suportar podem ter como sentido “completar na minha carne o que falta às tribulações de Cristo por seu corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).

A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos a associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja.

As graças especiais, chamadas também “carismas”, segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja. (CIC 2003)

Os carismas, graças especiais do Espírito Santo, são ordenados à graça santificante e têm como alvo o bem comum da Igreja. Deus opera também por graças atuais múltiplas, que se distinguem da graça habitual, permanente em nós.

Na comunhão dos santos, desenvolveram-se, ao longo da história das Igrejas, diversas espiritualidades. O carisma pessoal de uma testemunha do Amor de Deus aos homens pôde ser transmitido, como “o espírito” de Elias a Eliseu” e a João Batista, para que alguns discípulos tenham parte nesse espírito.

Há As espiritualidades cristãs participam da tradição viva da oração e são guias indispensáveis para os fiéis, refletindo, em sua rica diversidade, a pura e única Luz do Espírito Santo.

O Espírito é de fato o lugar dos santos, e o santo é para o Espírito um lugar próprio, pois se oferece para habitar com Deus e é chamado seu templo.

 

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