fbpx

O período formativo na Aliança de Misericórdia – saiba mais

“A vocação é um dom de Deus, dado ao homem, para que este encontre o seu caminho de felicidade

No próximo dia 13, domingo, celebraremos no Botuquara (casa Mãe da Aliança de Misericórdia), a Santa Missa com a entrada do Discipulado I.

Aqueles que viveram o período de discernimento vocacional junto ao Carisma em 2021, ou que fizeram a experiência na Escola de Evangelização, e sentiram então o chamado a doação mais completa, vão iniciar o primeiro ano do período de formação da Aliança de Misericórdia.

Um tempo de muita preciosidade, que vale a pena ser vivido com intensidade. De maneira simples, conheça aqui um pouco mais do que é vivenciado no processo formativo da Aliança de Misericórdia.

O processo formativo da AM

Entrada do Discipulado I – 2021

A Aliança de Misericórdia possui um processo formativo com um período de três anos: O Discipulado I, Discipulado II e o Apostolado.

O Discipulado I é feito na Casa Mãe da Aliança, em São Paulo. Tem por finalidade proporcionar ao jovem uma experiência forte e radical no segmento de Jesus. Inicia um contato maior com a realidade do Carisma, seja atendendo a população mais carente nas comunidades próximas, evangelizando nas ruas da cidade, dentre outras ações, além das formações cotidianas. Isso, para que o jovem possa ter uma experiência forte de evangelização, sobretudo com os pobres e, também, com os jovens.

Pe. Danilo Rasera, coordenador da Casa de Formação, comentou a respeito deste período: “É um ano onde a gente trabalha os aspectos da pobreza, de obediência, de integridade. É um caminho de autoconhecimento, para que o jovem possa restabelecer e firmar as bases do seu ser, da sua escolha como cristão. Dos valores pessoais e morais”.

Discipulado II

Já o Discipulado II, sendo um tempo de maior recolhimento e de vida interior, favorece os discernimentos que são necessários nessa caminhada: estado de vida ao qual é chamado por Deus e o nível de pertença ao Carisma. Para isso, o Discipulado II é feito na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.

A partir do segundo ano, eles entram numa realidade já em vista de um caminho de consagração. Então, vamos trabalhar muito o estado de vida e a vocação ao carisma da Aliança, para que depois a pessoa possa se direcionar à vivência do seu chamado”, explicou o padre.

Apostolado

No terceiro ano deste processo, chamado “Apostolado”, após um discernimento, os que são vocacionados ao matrimônio são enviados às casas de missão da Aliança, e os vocacionados ao celibato retornam ao Botuquara, onde fica a “casa dos celibatários”, aprofundando nessa dimensão de consagração e entrega total.

No processo formativo “nós queremos permitir uma profunda experiência de conversão e de transformação do coração, vivendo na dimensão da filiação Divina e encontrando a sua própria identidade como filhos de Deus”, ressaltou o padre Danilo.

Todo este período é feito com um trabalho que acontece de maneira coletiva – na vivência fraterna -, mas também individual: ouvindo Deus, discernindo, curando-se interiormente e dando os devidos passos ao que Ele convida. O mais importante é deixar-se guiar pela Sua vontade, que nos chama à santidade.

E, toda essa aventura tem um primeiro desafio: o tempo de vocacional. Saiba como funciona.

Vocacional – Aliança de Misericórdia

A vocação é um dom de Deus, dado ao homem, para que este encontre o seu caminho de felicidade aqui na Terra, com o objetivo de chegar até o Céu, junto a muitos que Deus confia a cada um.

O vocacional na Aliança de Misericórdia é uma ferramenta para ajudar todos aqueles que desejam ingressar e discernir sua pertença ao Carisma. Como o chamado é algo que deve ser discernido, para ser melhor compreendido e vivido, na Comunidade, o vocacional trabalha com as dimensões formativas e evangelizadoras, para auxiliar aqueles que dele participam.

No aspecto da formação, é apresentada uma abordagem mais profunda sobre o Carisma e seus elementos principais, para que o vocacionado conheça como é desenvolvido o trabalho de testemunhar a Misericórdia do Pai. Fazemos isso através de encontros fraternos e de oração, na convivência com outros que buscam dar a vida no serviço do Reino.

No quesito evangelização, o vocacionado encontra uma dimensão prática. Na comunidade, um dos nossos fundadores, Pe. João Henrique, sempre nos incentivou ao “Ide” (cf. Mc 16,15), e assim percebermos a importância do nosso “SIM”, para responder aos anseios de muitos que “esperam a manifestação dos filhos de Deus” (cf. Rm 8,19).

Então, durante este tempo, o jovem recebe um acompanhador, que o ajudará em todo percurso vocacional, sendo feito de muitas aventuras e experiências missionárias, para que ele veja a realidade do Carisma e assim se encante por esse Deus que sempre está a nos chamar.

Vocacional Aliança de Misericórdia 2022

Assim, nesse ano de 2022, com a palavra “Seduziste-me, Senhor” (cf.Jr.20,7), o vocacional testemunhará como é maravilhoso viver doado e entregue ao amor de Deus no serviço aos irmãos e aos mais pobres, levando a todos que entrarem em contato conosco a experiência de que encontramos o sentido da nossa vida e de que vale muito dar a vida e encontrar a felicidade plena.

Para inaugurar o Ano Vocacional, acontecerá no dia 20 de fevereiro, a live “Look Up Vocacional” com pregação do Pe. Gabriel Vila Verde. O momento será transmitido no perfil da Equipe Vocacional no Instagram (@vocacional.misericordia).

Se ouvires o chamado, não hesite em dizer “SIM”. Entre em contato conosco ainda hoje: (11) 99586-7742.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password