fbpx

Missionários da Aliança vivem dias de retiro de Formação Permanente – Patti Mansfield foi uma das convidadas

Os membros da Aliança de Misericórdia se organizam, anualmente, para um período específico de muita espiritualidade, fraternidade e formações, enchendo-os de vigor, novas reflexões, profecias e coragem para as missões confiadas. Internamente, esse período é chamado de “Retiro de Formação Permanente”.

Neste ano, o encontro já aconteceu. Foi realizado entre os dias 24 e 29 de janeiro com o tema: “Adorar no Espírito para Evangelizar com poder”, sendo este o tema do direcionamento para o Movimento, em 2022.

Diferente dos anos antes da pandemia, onde esse retiro era possível ser feito de forma presencial, com grande parte dos missionários que estão espalhados pelo mundo, desta vez ele aconteceu no formato online.

Patti Mansfield no retiro de formação permanente dos missionários da Aliança

Os membros de cada fraternidade (casa onde moram os missionários de cada missão) se reuniram e acompanharam as palestras “ao vivo”, com a presidência e convidados externos que palestraram em torno do tema proposto, somando às reflexões e conhecimento dos participantes.

Dentre os palestrantes externos, destacam-se os convidados Dr. Ralph Martin, professor de teologia e presidente da Renewal Ministries, organização missionária atuante em mais de 30 países. Também, Patti Mansfield, uma das pioneiras da experiência carismática no mundo inteiro.

Ambos discorreram a respeito da ação do Espírito Santo e a busca pela santidade, que precisa ser diária. Patti Mansfield já esteve outras vezes presente na Aliança e comentou sobre sua experiência com o Carisma.

Outro convidado foi o Pe. Gabriel Vila Verde, que em sua colocação trouxe a necessidade de sempre buscar mais intimidade com Jesus, como essência da vida de um discípulo, fazendo da vida cotidiana uma adoração contínua, transmitindo a presença de Cristo.

Retiro Permanente na Europa

Nos países da Europa, onde a Aliança mantém casas de missão, os membros conseguiram se reunir em uma só fraternidade para viverem esses dias. Estando em terras estrangeiras, a união, por si só, revigora as forças e os impulsionam a serem expressão de misericórdia em meio a tantos desafios encontrados ali.

Durante os dias, pela “facilitação” do retiro ser online, puderam viver este momento de comunhão simultaneamente aos missionários presentes no Brasil. Somaram a isso, momentos de partilhas, Santa Missa com o Movimento local e orações proféticas por cada país.

A missionária Talita Teresa, atualmente na missão de Portugal, relatou a experiência: “De forma comum, percebemos que a evangelização aqui é desafiadora. Percebemos que temos um grande desafio nas mãos, mas todos têm dado a vida pela missão e esse desejo de dar de si, de doar a vida vai além de qualquer dificuldade, e carregamos muitos sonhos para cada realidade que nos inserimos”.

Direcionamento 2022

Tradicionalmente na Aliança, com a Santa Missa na virada do ano, os membros recebem o direcionamento do ano seguinte, onde todos os membros são chamados a viver em comunhão. No dia 31 de dezembro, Pe. João Henrique proferiu o direcionamento para 2022, onde chamou todo o Movimento para o ardente espírito de adoração.

“A batalha só pode ser vencida com a adoração… Não podemos nos iludir: precisamos adorar, pois é na adoração que encontramos nossa força para viver e evangelizar, pois como diz São Paulo, ‘O Senhor é Espírito; e onde quer que o Espírito esteja, ali há liberdade’” (cf 2 Coríntios 3,17).

Portanto, somos chamados aAdorar no Espírito para Evangelizar com poder”.

Assista aqui o direcionamento de 2022

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password