O período formativo na Aliança de Misericórdia – saiba mais
“A vocação é um dom de Deus, dado ao homem, para que este encontre o seu caminho de felicidade”
No próximo dia 13, domingo, celebraremos no Botuquara (casa Mãe da Aliança de Misericórdia), a Santa Missa com a entrada do Discipulado I.
Aqueles que viveram o período de discernimento vocacional junto ao Carisma em 2021, ou que fizeram a experiência na Escola de Evangelização, e sentiram então o chamado a doação mais completa, vão iniciar o primeiro ano do período de formação da Aliança de Misericórdia.
Um tempo de muita preciosidade, que vale a pena ser vivido com intensidade. De maneira simples, conheça aqui um pouco mais do que é vivenciado no processo formativo da Aliança de Misericórdia.
O processo formativo da AM
A Aliança de Misericórdia possui um processo formativo com um período de três anos: O Discipulado I, Discipulado II e o Apostolado.
O Discipulado I é feito na Casa Mãe da Aliança, em São Paulo. Tem por finalidade proporcionar ao jovem uma experiência forte e radical no segmento de Jesus. Inicia um contato maior com a realidade do Carisma, seja atendendo a população mais carente nas comunidades próximas, evangelizando nas ruas da cidade, dentre outras ações, além das formações cotidianas. Isso, para que o jovem possa ter uma experiência forte de evangelização, sobretudo com os pobres e, também, com os jovens.
Pe. Danilo Rasera, coordenador da Casa de Formação, comentou a respeito deste período: “É um ano onde a gente trabalha os aspectos da pobreza, de obediência, de integridade. É um caminho de autoconhecimento, para que o jovem possa restabelecer e firmar as bases do seu ser, da sua escolha como cristão. Dos valores pessoais e morais”.
Discipulado II
Já o Discipulado II, sendo um tempo de maior recolhimento e de vida interior, favorece os discernimentos que são necessários nessa caminhada: estado de vida ao qual é chamado por Deus e o nível de pertença ao Carisma. Para isso, o Discipulado II é feito na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.
“A partir do segundo ano, eles entram numa realidade já em vista de um caminho de consagração. Então, vamos trabalhar muito o estado de vida e a vocação ao carisma da Aliança, para que depois a pessoa possa se direcionar à vivência do seu chamado”, explicou o padre.
Apostolado
No terceiro ano deste processo, chamado “Apostolado”, após um discernimento, os que são vocacionados ao matrimônio são enviados às casas de missão da Aliança, e os vocacionados ao celibato retornam ao Botuquara, onde fica a “casa dos celibatários”, aprofundando nessa dimensão de consagração e entrega total.
No processo formativo “nós queremos permitir uma profunda experiência de conversão e de transformação do coração, vivendo na dimensão da filiação Divina e encontrando a sua própria identidade como filhos de Deus”, ressaltou o padre Danilo.
Todo este período é feito com um trabalho que acontece de maneira coletiva – na vivência fraterna -, mas também individual: ouvindo Deus, discernindo, curando-se interiormente e dando os devidos passos ao que Ele convida. O mais importante é deixar-se guiar pela Sua vontade, que nos chama à santidade.
E, toda essa aventura tem um primeiro desafio: o tempo de vocacional. Saiba como funciona.
Vocacional – Aliança de Misericórdia
A vocação é um dom de Deus, dado ao homem, para que este encontre o seu caminho de felicidade aqui na Terra, com o objetivo de chegar até o Céu, junto a muitos que Deus confia a cada um.
O vocacional na Aliança de Misericórdia é uma ferramenta para ajudar todos aqueles que desejam ingressar e discernir sua pertença ao Carisma. Como o chamado é algo que deve ser discernido, para ser melhor compreendido e vivido, na Comunidade, o vocacional trabalha com as dimensões formativas e evangelizadoras, para auxiliar aqueles que dele participam.
No aspecto da formação, é apresentada uma abordagem mais profunda sobre o Carisma e seus elementos principais, para que o vocacionado conheça como é desenvolvido o trabalho de testemunhar a Misericórdia do Pai. Fazemos isso através de encontros fraternos e de oração, na convivência com outros que buscam dar a vida no serviço do Reino.
No quesito evangelização, o vocacionado encontra uma dimensão prática. Na comunidade, um dos nossos fundadores, Pe. João Henrique, sempre nos incentivou ao “Ide” (cf. Mc 16,15), e assim percebermos a importância do nosso “SIM”, para responder aos anseios de muitos que “esperam a manifestação dos filhos de Deus” (cf. Rm 8,19).
Então, durante este tempo, o jovem recebe um acompanhador, que o ajudará em todo percurso vocacional, sendo feito de muitas aventuras e experiências missionárias, para que ele veja a realidade do Carisma e assim se encante por esse Deus que sempre está a nos chamar.
Vocacional Aliança de Misericórdia 2022
Assim, nesse ano de 2022, com a palavra “Seduziste-me, Senhor” (cf.Jr.20,7), o vocacional testemunhará como é maravilhoso viver doado e entregue ao amor de Deus no serviço aos irmãos e aos mais pobres, levando a todos que entrarem em contato conosco a experiência de que encontramos o sentido da nossa vida e de que vale muito dar a vida e encontrar a felicidade plena.
Para inaugurar o Ano Vocacional, acontecerá no dia 20 de fevereiro, a live “Look Up Vocacional” com pregação do Pe. Gabriel Vila Verde. O momento será transmitido no perfil da Equipe Vocacional no Instagram (@vocacional.misericordia).
Se ouvires o chamado, não hesite em dizer “SIM”. Entre em contato conosco ainda hoje: (11) 99586-7742.
0 Comments