O Brasil é a Terra da Santa Cruz!

“De ponta a ponta, é toda praia parma, muito chã e muito formosa… E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente.

E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que aí não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calecute, bastaria. Quando mais disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa santa fé”. (Trecho final da Carta de Pero Vaz de Caminha).

Um país de origem católica

Não se fala muito, infelizmente, porque hoje a história tenta apagar ou esquecer, mas o Brasil é uma terra católica, de tradição católica, de milagres e graças.

Terra onde o primeiro disparo de canhão foi feito para honrar a Deus, que se abaixa na eucaristia.

Terra onde uma índia teve um sonho profética com Nossa Senhora e acabou sendo a responsável pela criação da primeira igreja em honra à Nossa Senhora no Brasil (Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Bahia).

Terra onde um rei, se curva e pede a intercessão da Rainha do Homens e dos Anjos antes de proclamar a Independência.

Terra onde a Imaculada Conceição, além de ser padroeira, também quis se fazer uma de nós quando surgiu em Aparecida.

O Brasil é a Terra de Santa Cruz, um país chamado à SANTIDADE desde seu nascimento.

São Pedro de Alcântara, também padroeiro do Brasil

Pouca gente sabe, mas além de Nossa Senhora Aparecida, temos um outro padroeiro para o nosso país, é São Pedro de Alcântara, santo de devoção da família real portuguesa.

O Santo foi um grande pregador e místico de sua época, amigo e confessor de Santa Teresa Ávilla e que ajudou a Santa na reforma da Ordem Carmelita, em 1559. Também escreveu o “Tratado da Oração e Meditação“, que, diz a Tradição, que foi por São Francisco de Sales.

Era contemporâneo de santos como São Roberto Belarmino, São Felipe Neri e outros.

São Pedro de Alcântara era conhecido pela grande constância na oração e por dormir pouco para se dedicar mais aos trabalhos de Deus. Era um grande confessor e conhecido pela pureza.

Ele nos deixa um grande exemplo de dedicação às coisas de Deus, oração e pureza de coração.

O Chamado à santidade do Brasil

Em nosso solo, pisou também São José de Anchieta, assim com muitos outros Jesuítas, que dedicaram sua vida a catequizar os índios que aqui viviam.

São José de Anchieta foi a primeira pessoa a criar uma gramática para a língua Tupi, ajudando o povo não apenas na fé, mas na cultura.

Conta-se a tradição que Dom João VI era grande devoto de Santo Antônio, e fez uma promessa ao Santo para chegar no Brasil em segurança. Quando retornou, foi visitar a igreja de Santo Antônio e o condecorou com um título militar, pagando inclusive o salário para o santo (que era destinado a manutenção da igreja e dos pobres).

Antes da Proclamação da Independência, a história nos conta que Dom Pedro I visitou a basílica de Nossa Senhora Aparecida e pediu sua intercessão pelo futuro dessa Terra de Santa Cruz.

Hoje, ela é Padroeira do Brasil tanto em caráter religioso (com a benção Papal) como em caráter civil, pois o governo militar também a proclamou como padroeira do país.

A princesa Isabel, após proclamar o fim da escravidão, foi cumprir uma promessa feita à Nossa Senhora para engravidar, e levou a coroa com a qual ela foi coroada: “Rainha, mãe e defensora do povo Brasileiro”

Veja também:

 

Uma Terra de Santa Cruz, do Redentor, da Mãe Aparecida

São muitas histórias, desde a chegada dos portugueses e o reconhecimento pelos índios, do Deus encarnado na Eucaristia (relato encontrado na carta de Pero Vaz de Caminha); do sonho que Catarina Paraguaçu teve com Nossa Senhora e que salvou a vida de diversos Espanhóis; e o Cristo Redentor, que consagra o Rio de Janeiro a Jesus.

A Cruz fincada pelos navegadores que chegavam aqui, consagrando essa Terra a Deus, e a batizando de Terra da Santa Cruz.

Em 1991 o Papa João Paulo II esteve no Brasil e proferiu a seguinte frase:

“O Brasil precisa de santos; o Brasil precisa de muitos santos!”

Essa é a nossa vocação, a vocação de brasileiro é a vocação de ser Santo, não somos o país do carnaval, somos  a Terra de Santa Cruz, somos o país do Redentor, somos o país da Mãe Aparecida.

 

Devemos orar pelo Brasil

Somos chamados à santidade, mas sabemos que, infelizmente, hoje, a maior parte da nossa nação não está em busca da santidade. Por isso, devemos rezar muito pelo nosso país.

Cada país possui um Anjo da Guarda, o Brasil também. É muito importante e eficaz rezar pelo Anjo da Guarda do nosso país, para que ele sempre nos proteja. O dia do santo Anjo da Guarda do Brasil é 7 de setembro.

Data propícia para rezarmos por todo o país, unirmo-nos em oração por essa Terra tão rica, tão bonita e com um povo de bom coração, para que possamos voltar nossos olhos para a Cruz que um dia foi fincada aqui.

Nesses tempos difíceis, olhamos para a cruz e lembremo-nos da nossa história, e tenhamos a certeza de que, no fim, o Imaculado Coração sempre triunfará

“O Brasil não é uma terra fadada à desesperança: nossos pais nos fundaram sobre a rocha da verdadeira fé. A Cruz e a Virgem da Conceição” (Professor Junior Volcan)

Rezemos pelo Brasil, peçamos ao Anjo da Guarda do país, à Nossa Senhora Aparecida e a São Pedro de Alcântara que intercedam pelo nosso país nesse Dia da Independência.

 

Oração do Papa Emérito pelo Brasil

“Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana!

Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa Pátria querida que nos acolhe.

Vós que sois a Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa.

Concedei aos nossos irmãos de toda a geografia latino-americana um verdadeiro ardor missionário irradiador de fé e de esperança.

Fazei que o vosso clamor de Fátima pela conversão dos pecadores, seja realidade, e transforme a vida da nossa sociedade.

E vós que, do Santuário de Guadalupe, intercedeis pelo povo do Continente da Esperança, abençoai as suas terras e os seus lares. Amém”.

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password