fbpx

São Domingos de Gusmão – o apóstolo do Rosário.

São Domingos de Gusmão, além de um grande santo que fundou a Ordem dos Pregadores, da qual nomes como Santo Tomás de Aquino fizeram parte, também é conhecido como o Apóstolo do Rosário.

São Domingos foi contemporâneo de São Francisco de Assis e um santo de muita oração, penitência e amor à Palavra de Deus.

Foi ordenado sacerdote em 1203 e dedicou sua vida à oração e á pregação, combatendo fortemente as heresias.

A tradição nos conta que no ano de 1214, Nossa Senhora apareceu a São Gusmão e revelou o rosário como uma devoção poderosa para a salvação das almas e uma arma eficaz em combate à heresia cartara ou albigense, que assolava a Europa.

 

REZE O SANTO ROSÁRIO COM A ALIANÇA

 

A heresia pregava o panteísmo, o “amor livre”, a hierarquia social e a abolição das riquezas, chamavam a si mesmo de “os puros” e, com esse discurso revolucionário, enganavam muitos fiéis católicos que se desviavam da fé e acreditam nas mentiras dos albigenses.

Em meio a toda essa crise da Cristandade, Nossa Senhora aparece a São Domingos e lhe ensina sobre o rosário, na época chamado de Saltério de Maria.

 

REZE O SANTO ROSÁRIO COM A ALIANÇA

 

O termo “saltério de Maria” vem do costume religioso de rezar os 150 salmos de Davi (o Saltério). Como a maior parte da população não sabia ler, essa prática devocional era restrita basicamente ao clero.

O Santo Rosário se popularizou rapidamente, pois não era necessário saber ler, apenas decorar os mistérios da vida de Cristo e as orações básicas dos cristãos.

Em sua aparição, Nossa Senhora disse a São Domingos: “se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos, reza meu Saltério”.

São Domingos dedicou sua vida à pregação do evangelho e a difundir a prática da oração do saltério. Ao longo de toda sua vida, pregou a importância do rosário para a salvação das almas e, com a graça dessa devoção, a Igreja foi capaz de acabar com a heresia albigense.

 

São Domingos de Gusmão, rogai por nós!

 

REZE O SANTO ROSÁRIO COM A ALIANÇA

 

0 Comments

    Leave a Comment

    três × 2 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password