fbpx

No Rio, missionários da Aliança recebem ministério de leitor e admissão às Ordens Sacras

Na noite da última quarta-feira (18), foi celebrada na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Missa que admitiu três missionários da Aliança às Ordens Sacras (Júlio Neto, Denilson Dulianel e Ênio José), e conferiu o ministério de Leitor a outros quatro missionários (Rafael Costa, Douglas Soares, Diego Xavier e Thiago Lafaiete), candidatos ao sacerdócio.

Presidida pelo Exmo. Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio, que com tanto carinho acolhe o Movimento na capital fluminense, a Missa foi concelebrada pelo Pe. Custódio, presidente da Obra, e o Pe. Danilo Rasera, também sacerdote na Aliança. Além deles, alguns sacerdotes da Arquidiocese do Rio também privilegiaram esse momento importante na vida de nossos missionários.

Admissão às Ordens Sacras

(da esq. para a dir.) Denilson, Ênio, Júlio

“O rito de Admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato” (cf. Cerimonial dos Bispos, n.479).

Júlio Neto é um dos missionários admitidos às Ordens Sacras, que aspira o diaconato permanente. Sobre esse novo passo dado, ele disse: “as admissões para as Ordens Sacras, para nós é um momento muito especial, marcante e emocionante. Durante o retiro de preparação, entendemos ainda mais que esse é um serviço de Deus para o povo, para estarmos próximo a Ele e aos irmãos, servindo a Igreja e o povo como Jesus também serviu. Mais alguns meses e entraremos no grande mistério do Sacramento da Ordem, através do primeiro grau dela, que é o Diaconato. Esperamos que Deus nos sustente nesse caminho e pedimos a oração de todos”.

Outro aspirante ao Diaconato permanente é o Denilson Dulianel, que expressou a sua felicidade: “eu me sinto muito feliz por mais este passo, pela acolhida da fraternidade do Rio de Janeiro e pelas palavras de Dom Orani. É um presente para nós da Aliança de Misericórdia e para a Igreja, neste mês vocacional, poder receber a admissão às Ordens Sacras e ver os irmãos recebendo o Leitorato. Realmente é uma bênção para todos nós!”.

Ministério de Leitor

Já para o ministério de Leitor, quatro missionários foram instituídos pelo Cardeal. Sendo eles, Douglas Soares, atuante na missão do Rio de Janeiro, Diego Xavier, da missão na Bélgica, Thiago Lafaiete, que atualmente dispõe seu serviço na Amazônia, e Rafael Costa, que esteve na missão da Aliança na Polônia por 8 anos e, recentemente, foi enviado à missão em São Paulo/SP.

Esse ministério os habilita a executar a leitura dentro da celebração eucarística, como uma realidade de serviço, já no caminho de candidatura ao sacerdócio.

“Meu coração está em repleta Gratidão” – Thiago Lafaiete

Tive a graça de receber o leitorato no Rio de Janeiro junto com outros irmãos da Aliança de Misericórdia, que também caminham para o sacerdócio, e três irmãos que receberam a admissão para as Ordens Sacras. Foi uma grande alegria este momento, na semana da vida consagrada, no mês das vocações.

Estamos dando passos concretos ruma à consolidação de nossa vocação, a Igreja nos confirma em nosso chamado, e esta bênção que recebemos do leitorato é uma graça que se estende a todo Movimento.

Nos sentimos em unidade com todo o carisma e com todos os membros da Aliança. Deus é quem nos chama, confiamos em Sua misericórdia. Meu coração está repleto de gratidão!”, testemunhou o missionário Thiago Lafaiete.

Um passo de confirmação da Igreja para a Vocação – Rafael Costa

“Estou muito feliz em dar esse primeiro passo que é receber o ministério do leitorato. É uma grande alegria ter a Igreja que aos poucos vai confirmando nossos passos. Desejo viver bem esse tempo de mais intimidade com a Palavra de Deus para melhor exercer esse ministério. Agradeço a todos pela oração” (Rafael Costa, missionário candidato ao sacerdócio).

Alegria dupla – Douglas Soares

Já para o Douglas Soares, que atualmente mora na missão Cenáculo RJ, onde aconteceu a Missa, além da alegria pelo início desse caminho, teve a honra de recepcionar o Bispo e demais padres da diocese e os irmãos da Aliança, para essa ocasião. “Para mim foi uma alegria dupla pelo fato de recepcionar os irmãos que junto comigo deram esse passo, e de maneira particular poder responder a esse chamado de Deus e iniciar os ministérios que me conduzirá à ordenação sacerdotal.

Santa Missa

A Missa foi celebrada na fraternidade Cenáculo Rio de Janeiro, no centro da capital. Na ocasião, o cardeal bendisse a Deus pela vocação dos apresentados e pela atuação da Aliança no estado.

Antes dos ritos, na homilia, Dom Orani instruiu a todos os presentes a respeito do ministério de Leitor e importância para o candidato às Ordens Sacras e todo povo de Deus:

Os leitores são chamados a buscar o alimento na Palavra de Deus, conhecê-La cada vez mais e ajudar o povo de Deus saboreá-La. Ao instituirmos esses irmãos como leitores, pedimos a Deus que possam viver a Palavra de Deus em suas vidas e que, cada vez mais, possam explicitá-La para os irmãos e irmãs. Porque, muitas vezes, as pessoas têm sede de Deus e de Sua Palavra, mas não têm quem fale. Os leitores são aqueles que não só a proclamam verbalmente, mas que testemunhem pela própria vida a Palavra colocada em prática”.

Em sequência, realizou o rito. Primeiramente, de instituição do ministério de Leitor aos quatro missionários e, depois, o da admissão às Ordens Sacras, aos outros três.

Você pode assistir a transmissão, clicando aqui.

Louvamos a Deus por essas maravilhas! De forma especial, neste mês das vocações, você pode interceder pelo chamado destes missionários, rezando uma Ave Maria para que sejam perseverantes neste caminho e fiéis construtores do Reino de Deus.

0 Comments

    Leave a Comment

    um × cinco =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password