Não existe Igreja sem família
Não existe Igreja sem família, neste Dia da Família vale a pena recordar essa máxima tão importante.
Não existe Igreja, não existe sociedade e fatalmente não existe nem humanidade. A família é a base que sustenta não só a sociedade, mas a humanidade como um todo, é na família que o homem e a mulher se desenvolvem para viverem suas vocações, depois se juntam e formam uma nova família, dando continuidade a linhagem.
É na família que se aprende os valores que são levados para a vida toda, São João Paulo II na Teologia do Corpo não cansa de enfatizar e defender, a família é a base.
Sem a família não temos sacerdotes, nem freiras, nem missionários, a família deve ser defendida, pois quando a família é destruída toda a base do mundo que conhecemos hoje se perde.
São João Paulo II foi um Papa que se preocupou muito com a família em seu pontificado, e defendeu com todas as forças a família e seu importante papel para a Igreja, vejamos o que ele disse:
“É preciso fazer, realmente, todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, ‘soberana’. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história” (CF,17).
A família é o Santuário da Vida, é ela que protege, educa e é na família que a vida nasce, os filhos são a missão dos pais. É na família que a comunhão trinitária se realiza, a exemplo da família de Nazaré, cada um tem um papel importante que gera vida e comunhão.
Precisamos defender as Famílias
Não podemos fechar os olhos aos diversos ataques que a modernidade tem feito às famílias, desconstruindo seu papel e desprezando seu valor.
Por isso, precisamos estar atentos a assumir nosso papel de guardiões das famílias! O Senhor nos confia esse Dom Divino, para que possamos ser luz nas trevas, um sinal de Deus por onde estamos. Atentos, zelosos para que o mundo não invada nossa fé!
Oração pelas Famílias
São José, esposo castíssimo da Virgem Maria,
homem justo e fiel aos desígnios de Deus Pai,
ensinai-nos a silenciar, quando as tempestades das palavras
ofuscarem o equilíbrio da paz em nosso lar.
Que, na confiança divina, recuperemos a serenidade e,
por meio do diálogo, possamos estar unidos no amor.
Maria, Virgem Santíssima,
Mãe do Amor Misericordioso,
auxiliai-nos com a sua intercessão, diante das situações difíceis;
cubra-nos com teu manto maternal, diante das incompreensões
e desventuras da caminhada;
e mostrai-nos o caminho da ternura seguindo os passos
de vosso amado Filho Jesus Cristo.
Jesus Cristo, Príncipe da Paz e Rei das Misericórdias,
auxiliai-nos nos caminhos da bondade, do perdão e da unidade.
Por seu exemplo divino, iluminai nossos passos,
para que, vivendo em harmonia, sejamos para o mundo
testemunhas de Vossa Sagrada Família de Nazaré.
Dai-nos a paz e libertai-nos do mal.
Amém!
Veja também: Famílias missionárias testemunhas da misericórdia de Deus | Parte de nós
0 Comments