Não existe Igreja sem família

Não existe Igreja sem família, neste Dia da Família vale a pena recordar essa máxima tão importante.

Não existe Igreja, não existe sociedade e fatalmente não existe nem humanidade. A família é a base que sustenta não só a sociedade, mas a humanidade como um todo, é na família que o homem e a mulher se desenvolvem para viverem suas vocações, depois se juntam e formam uma nova família, dando continuidade a linhagem.

É na família que se aprende os valores que são levados para a vida toda, São João Paulo II na Teologia do Corpo não cansa de enfatizar e defender, a família é a base.

Sem a família não temos sacerdotes, nem freiras, nem missionários, a família deve ser defendida, pois quando a família é destruída toda a base do mundo que conhecemos hoje se perde.

São João Paulo II foi um Papa que se preocupou muito com a família em seu pontificado, e defendeu com todas as forças a família e seu importante papel para a Igreja, vejamos o que ele disse:

“É preciso fazer, realmente, todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, ‘soberana’. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história” (CF,17).

A família é o Santuário da Vida, é ela que protege, educa e é na família que a vida nasce, os filhos são a missão dos pais. É na família que a comunhão trinitária se realiza, a exemplo da família de Nazaré, cada um tem um papel importante que gera vida e comunhão.

Precisamos defender as Famílias

Não podemos fechar os olhos aos diversos ataques que a modernidade tem feito às famílias, desconstruindo seu papel e desprezando seu valor.

Por isso, precisamos estar atentos a assumir nosso papel de guardiões das famílias! O Senhor nos confia esse Dom Divino, para que possamos ser luz nas trevas, um sinal de Deus por onde estamos. Atentos, zelosos para que o mundo não invada nossa fé!

Oração pelas Famílias

São José, esposo castíssimo da Virgem Maria,

homem justo e fiel aos desígnios de Deus Pai,

ensinai-nos a silenciar, quando as tempestades das palavras

ofuscarem o equilíbrio da paz em nosso lar.

Que, na confiança divina, recuperemos a serenidade e,

por meio do diálogo, possamos estar unidos no amor.

Maria, Virgem Santíssima,

Mãe do Amor Misericordioso,

auxiliai-nos com a sua intercessão, diante das situações difíceis;

cubra-nos com teu manto maternal, diante das incompreensões

e desventuras da caminhada;

e mostrai-nos o caminho da ternura seguindo os passos

de vosso amado Filho Jesus Cristo.

Jesus Cristo, Príncipe da Paz e Rei das Misericórdias,

auxiliai-nos nos caminhos da bondade, do perdão e da unidade.

Por seu exemplo divino, iluminai nossos passos,

para que, vivendo em harmonia, sejamos para o mundo

testemunhas de Vossa Sagrada Família de Nazaré.

Dai-nos a paz e libertai-nos do mal.

Amém!