Missão com os ribeirinhos no Amazonas completa 7 anos

Há 12 anos, a Aliança de Misericórdia iniciou sua missão no Amazonas, com a acolhida do Movimento na Arquidiocese de Manaus. Daí em diante, a atuação se expandiu não apenas na capital, mas para o interior do estado, como para a cidade ribeirinha São Paulo de Olivença, onde posteriormente também foi aberta uma fraternidade.

7 anos no interior do Amazonas

A missão em São Paulo de Olivença começou em 2014 e celebrou 7 anos no último dia 2. Geralmente, o trajeto dos missionários para a cidade é feito por barco, mais conhecido como ‘Recreio’, ou seja, uma embarcação que transporta até 600 passageiros, por um custo de R$400,00 por pessoa. O tempo de viagem é de 6 dias, saindo de Manaus.

1º ano de Missão em São Paulo de Olivença

Atualmente, moram 3 missionárias na fraternidade, que unem forças ao trabalho da paróquia local, levando o carisma da Aliança às crianças, jovens e adultos, por meio das evangelizações que o Movimento propõe.

Relembrando os 7 anos de atuação da Aliança na cidade, Isanete, vinculada à Aliança, que participa do grupo Caná (evangelização para casais), disse: “Deus nos preparou um tempo bom. Foram sete anos de construção, aprendizado, perseverança e fé. Que graça Deus nos concedeu, presentear essa terra com essa missão, no cuidado, no olhar de Seus filhos de forma igual, generosa e solidária. Gratidão à Aliança por estar conosco e nos ajudar nessa longa caminhada de fé. Eu os amo!”.

Coral Rouxinol

Um destaque especial para a evangelização em SPO, é o coral Rouxinol, feito com as crianças acompanhadas. A missionária Talita de Cássia contou sobre o projeto:

O coral Rouxinol nasceu em 2017, com uma primeira apresentação das Estrelinhas da Paz (evangelização com as crianças) no Natal. Elas se apresentaram e deu muito certo. Não só elas, mas os pais e o povo gostaram muito. Percebemos que ali poderia ser um meio de evangelização. Desde 2018 começamos com várias apresentações. Durante o ano, o coral se apresenta umas 5 ou 6 vezes. Em cada festividade da Paróquia, as crianças se apresentam e dá super certo, já alcançamos umas 60 crianças no coral. Ele leva esse nome porque existia há muitos anos um coral na cidade com esse nome, regido por uma irmã capuchinha, chamada Irmã Zélia. Trouxemos essa atividade de volta, mas regido agora pela Aliança de Misericórdia”.

Crianças do coral ‘Rouxinol’, durante apresentação

Frutos e aspirações

Como mais um dos frutos, foi dessa missão em São Paulo de Olivença que nasceu o acompanhamento pastoral de um grupo na cidade de Letícia, na Colômbia.

E, como parte da missão no Amazonas, um dos desejos é expandir o carisma às comunidades indígenas, mantendo uma aproximação maior com essa população. Hoje, as missionárias encontram dificuldades por falta de recursos.

Para isso, a missão conta com a sua ajuda! Torne-se um sócio e ajude a expandir o carisma da Misericórdia, levando o anúncio da Boa-Nova a todos os povos. Acesse aqui!

Assista o programa “Parte de Nós”, gravado no Amazonas, para conhecer um pouco mais dessa realidade tão bela e desafiadora.

 

Ao povo amazonense, nosso muito obrigado por dizer SIM a este carisma, sendo ponte de misericórdia entre tantas realidades.

 

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password