Caminho Quaresmal – Terceiro domingo da quaresma 2021

Com alegria continuamos nosso Caminho Quaresmal nesse Terceiro Domingo da Quaresma, com as meditações propostas por nosso fundador, Pe. João Henrique, à luz da Misericórdia de Deus.

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana

Terceiro domingo da Quaresma

“O zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2,17).

Luz da Palavra

“Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas.

E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”.

Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro” (Jo 2,13-25).

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana

Meditação sobre a Misericórdia:

“A cruz não se separa do dom do Coração de Jesus, nunca o esqueçamos. A alma unida a esse Divino Coração, não mais sentindo senão pelos sentimentos dEle, deseja como Ele esse batismo de sangue em que acabará de purificar-se, em que se transformará com Ele numa vitima santa pela salvação do mundo. O amor da Cruz é o sinal dos amigos dedicados do Coração de Jesus” (Amor, Paz e Alegria – André Prévot – pag 54).

Reflexão do Terceiro Domingo

Na época de Jesus, em volta do Templo tinha um amplo comércio para manter a realização dos ritos, dos quais muitos deles dependiam de animais puros; sem defeito. Estima-se que na Páscoa se sacrificavam em torno de 18 mil cordeiros. E sem dúvida, a quantia de dinheiro que gerava em torno do comércio era muito grande e por isso atraia um grande número de vendedores.

Jesus, ao perceber que tudo aquilo fugia da Vontade do Pai, logo se coloca contra aquele sistema que em nada louvava a Deus. E se declarava como verdadeiro Templo, que como esse também se tornava objeto de comércio por parte de Judas que o entregava por poucas moedas de prata.

Diante disso, percebemos duas atitudes: ou se louva realmente a Deus com o coração ou transformaremos o nosso culto em comércio, seja de mercadoria ou de bênçãos de Deus.

O Zelo faz com que, percebendo que estamos transformando o culto a Deus em algo que Ele desconhece, logo expulsamos aquilo. E como São Paulo nos diz que “Somos templos de Deus” (1cor 3, 16), sejamos também atentos ao nosso corpo, na dignidade com o qual vestimos e usamos dele para nos relacionarmos com os outros, de forma que, através do nosso corpo, pelos gestos de Amor, as pessoas também possam se encontrar com Deus que habita em nós. E cuidemos do Templo que são os nossos irmãos, para que o nosso zelo traga a eles dignidade humana.

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana

Propósito:

Ser zeloso para com as coisas de Deus, para comigo e meus irmãos.

Exame de consciência:

Como finalizo esse Terceiro Domingo da Quaresma? Cuidei bem das coisas de Deus que me são confiadas? Como trato o meu corpo? O tenho usado como instrumento para que as pessoas encontrem a Deus? Como tenho cuidado do Templo de Deus nos meus irmãos?

Clique aqui para baixar as meditações de todos os dias da semana

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password