Missa em ação de graças pela Aprovação Definitiva dos Estatutos

Concedo a aprovação definitiva às Constituições e a este Estatuto Canônico da Associação Privada de Fiéis Aliança de Misericórdia” (Decreto de Aprovação Definitiva – Cardeal Odilo Pedro Scherer).

Com o coração cheio de gratidão, foi celebrada hoje, na Tenda da Misericórdia (Sítio Botuquara – São Paulo) a Santa Missa em ação de graças pela aprovação definitiva das Constituições e Estatutos da Família Aliança de Misericórdia.

A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Garcia, contando com as presenças especiais dos bispos Dom Carlos Silva – Região da Brasilândia, e Dom Antônio Carlos Altieri – Bispo Emérito de Passo Fundo/RS.

Concelebraram os padres fundadores: Antonello Cadeddu e João Henrique, o presidente Pe. Custódio, o vice-presidente Pe. Evandro Torlai, e outros sacerdotes que viveram com a família Aliança de Misericórdia esse momento especial.

Homilia

Durante homilia, Dom Carlos Garcia trouxe reflexões a respeito da Solenidade de Todos os Santos, utilizando-se das leituras próprias desta ocasião e correlacionando com a festa que celebramos hoje, como Aliança de Misericórdia.

Lembrou-nos que a santidade é a nossa primeira vocação: “A rigor, é a meta de todos nós. O desejo mais profundo de nossa alma é sermos santos, estar com Deus no céu. Pelo fato do batismo, todos na Igreja são chamados à santidade”.

E que todos aqueles que hoje estão no céu seguiram um caminho aqui na Terra para estarem com Jesus. De forma muito especial, a aprovação definitiva da Igreja para os nossos Estatutos é um selo de um caminho que leva à santidade:

E hoje, quando nós celebramos o agradecimento a Deus pela aprovação definitiva dos Estatutos da Aliança de Misericórdia, em nível arquidiocesano, estamos precisamente dizendo: ‘este também é um caminho que leva à santidade’. Ser fiel a este Carisma é no fundo ser fiel a Jesus Cristo”, disse o bispo.

Dando sequência com uma reflexão às bem-aventuranças, com ensinamento de Jesus tão contrários aos valores que o mundo prega, encorajou os fiéis a não desistirem da santidade. De forma fraterna, aconselhou: “Um conselho que deixo aqui é que todos os dias peçamos o dom da perseverança para nós e para nossos irmãos”.

Finalizando a homilia, Dom Carlos Garcia recomendou o Movimento e todos os seus membros aos cuidados de Maria, nossa Mãe Santíssima.

Agradecimentos

Os fundadores expressaram a gratidão a todos que fizeram e fazem este sonho de Deus se tornar realidade diariamente. Pe. Antonello mencionou ainda a dedicação daqueles que se empenharam na missão com os Estatutos e Constituições:

“É com muita alegria que queremos agradecer a todos. Em especial, agradeço ao Pe. Custódio e Pe. Ricardo, que muito ajudou”.

Veja aqui: Relançamento do Livro: Um Sonho de Deus.

Nas palavras do Pe. João Henrique: “Fomos mais expectadores do que protagonistas de uma história (…). Quero dar graças a Deus por todos que passaram e edificaram essa casa. Tantas pessoas deram a vida para que esse sonho fosse realidade”.

Comemorações

Após a Santa Missa, a CIA de Artes da Aliança apresentou um teatro expressando um pouquinho da história do Movimento. Além disso, todos os que ali estiveram puderam desfrutar de uma confraternização.

Estendendo a comemoração além Tenda da Misericórdia, mil pedaços de bolos foram preparados e os missionários saíram para entregá-los aos irmãos em situação de rua, que estão na região da Cracolândia. Um gesto de fraternidade, de comunhão, porque é também por eles que nossa missão acontece todos os dias, e na esperança de que muitos ali possam hoje se decidir por uma vida digna.

A aprovação definitiva dos Estatutos

A Aliança de Misericórdia está presente hoje em 40 dioceses, no Brasil e em outros sete países. Em mensagem escrita pelo presidente do Movimento Pe. Custódio, por ocasião da aprovação, ele disse:

Pe. Antonello Cadeddu, Pe. João Henrique e Maria Paola, entregaram pela primeira vez nossa regra de vida no ano de 2005, quando a Igreja nos concedeu a primeira aprovação temporária, concedida pelo Cardeal Cláudio Hummes.

Já se passaram 16 anos daquele momento histórico, onde pudemos viver um processo de amadurecimento destas regras, entendendo que, antes de qualquer coisa, é a nossa vida e a nossa missão evangelizadora que estão sendo colocadas à disposição do Senhor, por meio da sua Igreja.

Depois destes anos de espera e árduo trabalho, dedicação e oração, temos a grande alegria de receber das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, a aprovação definitiva dos Estatutos e Constituições da Associação Privada de Fiéis Aliança de Misericórdia.

É um grande presente para todos nós!”

Leia aqui a mensagem completa do Pe. Custódio pela aprovação definitiva dos Estatutos

Assista aqui a Santa Missa