Maio Laranja: Projetos da Aliança se mobilizam contra Abuso e Exploração Sexual Infantil

Neste mês de maio, a Aliança de Misericórdia intensifica suas ações de conscientização com a campanha “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por meio de atividades promovidas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), buscamos alertar a sociedade sobre a importância de proteger os jovens e criar um ambiente seguro para seu desenvolvimento.

No CCA São Domingos Sávio (@oratoriosaodomingos), a campanha inclui rodas de conversa, histórias e músicas. A segunda semana de atividades foi marcada por uma passeata nas ruas do Bairro Campos Elíseos, que destacou a importância da proteção infantil e adolescente, reforçando que essa é uma responsabilidade coletiva.

O CCA Vila Cuore (@ccavilacuore) realizou três ações significativas durante o mês. Em parceria com o SASF, foi encenada uma peça de teatro para as crianças. O espaço também recebeu uma palestra com membros da rede de proteção. Além disso, uma passeata no coreto de Taipas reuniu serviços da região para promover a conscientização sobre o Maio Laranja.

No CCA Padre Pio (@cca.padrepio), as atividades internas incluíram rodas de conversa, a confecção de cartazes e a dinâmica do “semáforo do toque”, que ajudou as crianças a entenderem os limites do contato físico. Estas ações são essenciais para educar e empoderar os jovens sobre seus direitos e como identificar situações de risco.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é celebrado em 18 de maio. A campanha #maiolaranja busca dar visibilidade a essa grave questão, promovendo diálogos e ações de prevenção. Dados alarmantes revelam que a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, e anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Estes números subestimam a realidade, pois apenas 7,5% dos casos são denunciados.

PROJETO

Mantidos pela Aliança de Misericórdia, os CCAs são espaços de referência para ações socioeducativas, destinados a crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 14 anos, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Além de oferecer atividades no contraturno escolar, promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento cultural e pessoal dos participantes.