Formatura no curso de gastronomia Vila Cuore

No dia 14/06 aconteceu a formatura da turma de gastronomia na Vila Cuore.

Clima de festa

Chefs que atuaram no curso.

Numa cerimônia emocionante com a presença do Pe. Custódio, Presidente da Aliança, dos chefs e voluntárias do Grupo Cuore, o clima era de gratidão e alegria. Ao todo 23 alunos receberam o certificado de conclusão do Curso de Gastronomia que teve a duração de três meses.

O curso foi coordenado pelos chefs Mônica Brancher, Mariarosa Bertarini e Ivan Carlos dos Santos.

Eles compartilharam que é uma realização muito grande” – partilhou Mônica Brancher – “a cozinha também traz o trabalho em equipe, o olhar para o outro de se colocar no lugar do outro para tentar ajudar. É uma transformação muito enriquecedora“.

Saiba mais: Como iniciou o Projeto Vila Cuore

A Vila Cuore é um espaço de formação profissional e humana para as pessoas de baixa renda da região do Parque de Taipas. Através de um grupo de voluntárias que por meio de várias iniciativas deram vida a este sonho.

Vidas transformadas

Formandos do curso de gastronomia
Formandos do curso de gastronomia.

Mariarosa Bertarini, disse que foi um grande aprendizado para todos, pois como cada um tem sua técnica gastronômica que aplica em casa no dia a dia, cada aula era uma troca de experiências.

Ela partilhou em entrevista, logo após a cerimônia, suas impressões com relação aos alunos ao final do curso: “Eles foram deslumbrantes; nós também parávamos várias vezes para transmitir aquilo que temos dentro de nós, coisas que um chef não consegue passar num curso comum“.

Depois partilhou a experiência de umas das alunas: “Uma chef durante uma aula, perguntou para cada um qual eram as suas raízes familiares. Uma jovem chamada Carla* começou a chorar porque disse que não tinha nada para contar. Dizia: ‘porque eu não tive casa, não tive família, não tive nada’ – ela mora atualmente na Casa Lar. No dia ela chorou muito“.

Mariarosa disse a esta garota, no dia da formatura que “hoje você tem sim uma história nova para contar“.

Formação humana

Formandos com o chef Ivan
Formandos com o chef Ivan.

O curso é enriquecido com o tempo que é dedicado à formação humana e aulas de empreendedorismo. Estas serviram de base para que os alunos pudessem compreender que não fora somente um curso de técnicas gastronômicas, mas um período de aprendizado para vida.

Quem entrou no curso pensando que era somente técnica acabou saindo dele com a vida transformada.

Ivan Carlos é chefe de cozinha e hoje faz parte do núcleo de formadores. “Isso começou a transformar tanto a minha vida profissional, como a minha vida pessoal, pois acabei me dedicando cada vez mais ao núcleo para que cada um deles pudesse ter tido um transformação profissional”.

Ele entende que esta ação teve até mesmo um impacto espiritual, pois cada momento e partilha de vida e sonhos recuperava a esperança de quem a havia perdido.

“Hoje encerra mais uma turma e a gente viu que em cada gesto, cada olhar, cada um teve o seu apoio tanto pessoal como profissional (…) saio daqui hoje emocionado e muito feliz com este acontecimento. Agradeço à Aliança de Misericórdia pela oportunidade, agradeço aos idealizadores e a todos os voluntários que aqui estão para transformar”.

Depoimento dos alunos

Patrícia: “Mônica é uma pessoa sensacional, muito simples e soube passar todo o conhecimento para cada um. Agradeço a Deus por este momento proporcionado a mim. Esse curso me trouxe uma forma de olhar diferente, pois quando falamos de gastronomia parece algo muito distante das pessoas mais simples e humildes.

Isso me abriu para que no futuro eu possa pensar em abrir meu próprio negócio; este curso me trouxe vários conhecimentos que eu nunca imaginei ter”.

Darcires: “O curso de gastronomia trouxe várias perspectivas para mim e novas oportunidades. Tive uma visão melhor das coisas; coisas que eu já conhecia, eu aprimorei; outras que não sabia aprendi e estou me propondo a aprender cada dia mais.

Foi uma experiência nova, as perspectivas são maravilhosas e agora pretendo me profissionalizar”.

Glauce: “A minha experiência foi de uma profunda renovação. Nunca vivi nada igual. Senti muito a presença de Nossa Senhora neste lugar… senti Deus me tocar profundamente, me dando a certeza absoluta que Ele já tinha preparado este momento pra mim e que através deste curso eu iria viver um novo tempo na minha vida profissional e espiritual.

Os professores foram pessoas escolhidas por Deus que fariam a diferença em minha vida. Foram 3 meses que me senti muito feliz”.