Família – lugar onde se aprende a Amar

Em 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, o Santo Padre Papa Francisco, em sua homília, relembrou algo que vale a pena refletirmos hoje no Dia Mundial da Família.

O Santo Padre disse: “A família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar”.

Já falamos aqui como a família é a base da sociedade, ressaltamos como o Papa João Paulo II, em suas catequeses sobre a Teologia do Corpo, mostrou o papel fundamental da família na Igreja, e como a família é o alicerce que nos une e nos torna humanos.

Ao longo dos séculos a Igreja sempre buscou defender e valorizar a família e também já mencionamos aqui como a família tem sido atacada na sociedade pela cultura da morte.

Também abordamos a Sagrada Família como exemplo e modelo de família, mas, hoje queremos nos voltar para dentro e entender que é na família que tudo começa. É a família o lugar onde aprendemos a amar, aprendemos a sair de nós mesmos, de nosso egoísmo e nos tornamos verdadeiramente humanos, filhos de Deus.

Todo mundo deve ter ouvido alguma vez que não existe lugar como o lar, mas o que forma o lar? O lar é muito mais do que uma casa, o lar é o lugar do acolhimento, da segurança, por isso não existe lar sem família.

Em sua homília, o Papa afirmou: “Todos vós, esposos, ao formar a vossa família, com a graça de Cristo fizestes esta corajosa opção: não usar a vossa liberdade para proveito próprio, mas para amar as pessoas que Deus colocou junto de vós. Em vez de viver como «ilhas», fizestes-vos «servos uns dos outros». Assim se vive a liberdade em família!”

É o serviço e amor sem esperar nada em troca que caracteriza as relações familiares; é a vida doada dos esposos; a dedicação profunda e a proteção dos pais com os filhos; da fé e do testemunho que vão de geração em geração, de pais para filhos.

É uma relação de amor, unidade e comunhão, a exemplo da trindade. Relação essa que no mundo atual tem se tornado complexa e motivo de muita preocupação. Afinal, muitos pais têm medo de que os filhos sejam guiados e seduzidos pelas confusões exteriores.

Porém, a graça de Deus é maior. Cada pai deve olhar para Deus, que não superprotege, mas ama cada filho e lhe dá liberdade no amor. Cada filho deve olhar para Cristo e em tudo buscar honrar o pai e fazer-lhe a vontade, pois sabe que o pai só busca o bem.

Cada família tem um grande tesouro em casa, cada membro da família é um grande presente de Deus que nos convida a viver essa mesma comunhão da trindade, uma comunhão de amor, de doação e de liberdade.

Mensagem do Papa Francisco às Famílias:

“Queridas famílias, também vós sois convidadas a não ter outras prioridades, a não olhar para trás, isto é, a não vos lamentardes repassando a vida de outrora, a liberdade de antes com as suas ilusões enganadoras: a vida fossiliza-se quando não acolhe a novidade do chamamento de Deus, chorando pela falta do passado.

Quando Jesus chama, nomeadamente ao matrimónio e à família, pede para olharmos em frente, e sempre nos precede no caminho, sempre nos precede no amor e no serviço. Quem O segue, não fica decepcionado!

O amor que viveis entre vós seja sempre aberto, comunicativo, capaz de tocar com a mão os mais frágeis e os feridos que encontrardes pelo caminho: frágeis no corpo e frágeis na alma. De fato é quando se dá que o amor, incluindo o amor familiar, se purifica e fortalece.

A Igreja está convosco; antes, a Igreja está em vós! Com efeito, a Igreja nasceu de uma família, a família de Nazaré, e é composta principalmente por famílias. Que o Senhor vos ajude cada dia a permanecer na unidade, na paz e na alegria, mostrando a todos que Deus é amor e comunhão de vida.”