Dica de leitura| Biografia de Santo Tomás de Aquino por G.K. Chesterton

Santo Tomás de Aquino é um dos maiores Doutores da história da Igreja. Suas obras são de tão grande importância para o Catolicismo e para o mundo, que ele é um dos autores estudados em Filosofia tanto nos colégios como nas faculdades.

Santo Tomás é uma daquelas almas que Deus manda para nos ensinar. Ele muito contribuiu para a doutrina da Igreja e para a o estudo das diversas ciências desde filosofia, física até economia.

Falou sobre o céu, o homem, a busca de Deus, as provas de existência de Deus, como toda a Criação está em harmonia com o projeto de redenção, dentre outras coisas.

A leitura de suas obras é de difícil compreensão e exige um grande estudo antes, por isso, não é um santo tão popular, mas por sua grande importância e pelo título de Doutor Angélico, é um santo que vale a pena conhecer um pouco mais.

O autor Britânico G.K. Chesterton escreveu uma pequena e simples biografia de Santo Tomás de Aquino, considerada por muitos especialistas como uma das mais completas e de fácil acesso ao público em geral.

  1. K. Chesterton é um grande autor britânico, romancista, autor dos contos de detetive “Padre Brown”, além de obras como “O homem Eterno”, “São Francisco de Assis”, “Ortodoxia”, “O que há de errado com o mundo”, “Hereges”, dentre outros.

Na introdução da obra, Chesterton diz o seguinte: “Este livro não pretende ser nada além de um esboço popular de um grande personagem histórico que deveria ser mais popular. A presente obra terá levado a cabo seu objetivo se motivar os que mal ouviram falar de Santo Tomás de Aquino a ler a seu respeito em livros melhores do que este“.

VALE UMA NOTA: Chesterton parece menosprezar seu próprio trabalhar, mas é algo característico de sua escrita ao falar de si mesmo. Etienne Gilson, grande filósofo e historiador francês, afirmou que essa obra é a melhor coisa que já se escreveu sobre o Doutor Angélico“.

Na biografia do santo, Chesterton narra os fatos mais marcantes da vida de São Tomás e ao mesmo tempo vai desmentindo diversos mitos medievais que se contam hoje em dia.

A vida do Doutor Angélico é um exemplo para todos que desejam verdadeiramente conhecer a verdade, tendo como professor um outro grande santo: Santo Alberto Magno.

O santo trabalhou sua vida inteira para demonstrar a existência de Deus, combater as heresias e mentiras apresentadas sobre Jesus e, ao final, tendo concluído uma das maiores obras teológicas de todo tempo, afirmou que “tudo, toda sua obra era palha” se comparado a contemplação de Deus.

Nos ensinando assim, que a busca pela verdade nos leva ao caminho da humildade. Que só a busca por Deus realmente vale a pena e que toda a glória do mundo, do dinheiro, da sabedoria, da academia não são nada quando olhamos para o amor do Criador.

A biografia de Santo Tomás de Aquino por Chesterton é um caminho simples para ter contato com esse grande santo da Igreja Católica.

 

Veja também a Dica de Leitura: O Hobbit

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password