fbpx

Diário e Planner Espiritual | Itinerário da santidade rumo ao Céu

Foto: Yaroslav Shuraev-canva.

Está muito em alta a utilização do planner para organizar a vida cristã. Isso mesmo. Uma ferramenta usada para diversas finalidades, como uma grande viagem, para pagar um imóvel, crescer na profissão, pode ser usada para crescer espiritualmente.

“Corro, mas não sem rumo certo”

Já se viu perdido, sem saber por onde começar, quando quer alcançar uma meta ou objetivo? Você não é o único, fique tranquilo!

Não são todos que têm a capacidade de manter o foco e seguir em frente, aliás, a maioria de nós desiste de projetos no meio ou antes mesmo de começar (ver que as dietas começam e morrem na segunda-feira).

Para que a nossa vida pessoal e profissional não vire uma bagunça é preciso saber muito bem o que se quer antes de sair por aí abraçando todas as oportunidades, sem antes traçar um plano. Não faz sentido fazer um curso rápido de introdução à física quântica quando na verdade minha profissão é representante de vendas…

Com a nossa vida espiritual também não é diferente. Há diversas ferramentas que podemos adotar para organizá-la e chegar mais rápido àquela meta descrita por São Paulo “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Fl 3, 14)

Está muito em alta a utilização do planner para organizar a vida cristã. Isso mesmo. Uma ferramenta usada para diversas finalidades, como planejar uma grande viagem, para pagar um imóvel, crescer na profissão, pode ser usada para crescer espiritualmente.

O que é um planner espiritual

Simplesmente, é um caderno com um formato específico, onde você pode organizar as diversas ações ou tarefas para alcançar metas pessoais a respeito de sua prática de fé. Tudo deve ficar bem visível, deixando mais organizado sua vida.

Como planejar com detalhes as práticas para alcançar uma perfeita intimidade com Deus? No planner espiritual você descreverá o seu passo a passo. Nele você pode anotar coisas assim:

“Quero este ano rezar o rosário todos os dias”. Para quem não reza nada, é uma meta grande, por isso é preciso dar pequenos passos. Logo, você escreverá nele“começarei com o terço diário hoje tal hora”. Quer iniciar a leitura de determinado livro de espiritualidade ou biografia de santo? Anote em quanto tempo o fará, quando iniciar, escreva as impressões de cada capítulo, etc.

Coloque os dias em que conseguirá ir à Missa, confissão, retiro, enfim, há uma infinidade de possibilidades dentro do planner espiritual.

BAIXE NOSSO PLANNER ESPIRITUAL EXCLUSIVO PARA SALVAR 2020

Escrever, e escrever

Ele também, dependendo do tipo, pode te oferecer espaço para escrever um diário espiritual. Geralmente se escreve ao final do dia relatando os eventos, deixando registrado seu diálogo com Deus, as moções interiores e até escrevendo de forma poética.

Os mais prendados acabam pintando, ou desenhando para expressar os sentimentos do dia corrido.

O planner te ajudará a não deixar a vida com Deus para depois e te mostrará que a graça precisa da nossa colaboração para edificar dia a dia nossa santidade.

Em nosso emprego, por exemplo, se não há da nossa parte dedicação, esforço, persistência e disciplina, nunca seremos realmente bons; sempre medíocres poderemos, sem grande perda, ser substituídos por outra pessoa.

Contrapartida: disciplina

Por mais medíocres (no sentido mediano) que sejamos na vida espiritual, podemos alçar voos maiores se colocarmos na mesa um elemento pouco valorizado em nossa cultura: a disciplina. Sem esta qualidade/virtude pouca coisa concluiremos.

Com a disciplina também podemos conquistar o produto mais luxuoso nos dias atuais que é o tempo. Ela nos ensina a analisar prioridades e executá-las de acordo com seu nível de exigência.

Quando não temos disciplina o que reinará no cotidiano serão a procrastinação e a displicência. Ambas são filhas de um pecado capital bem conhecido: a preguiça. Procrastinar significa alongar uma ação que poderia ser executada logo ou em pouco tempo. E a displicência é a “arte” de ser negligente, omisso e indiferente.

Qual a nossa postura atual em relação à nossa vida espiritual? Vale uma meditação!

Pode interessar: Por que temos medo da confissão?

Por que escrever?

Hoje em dia tudo é registrado no computador, na nuvem, no celular e o planner ou diário espiritual, propõe a prática quase arcaica da escrita. Isso é bom por seis bons motivos:

1 – Ao escrever, por exemplo, a minha meditação sobre a Palavra de Deus fica mais clara. Consigo enxergar a vontade de Deus para aquele momento específico. No fim conseguiremos até tomar decisões mais complexas como por exemplo o estado de vida.

2 – Como dissemos mais acima, o ato de escrever está fora da realidade da maioria das pessoas atualmente, que só têm contato com o digital e os corretores automáticos dos smartphones. A escrita manual (com lápis e caneta) auxilia a coordenação motora, nos ajuda a aprimorar a gramática, além de colaborar na organização das ideias e pensamentos, e de traduzir os sentimentos.

3 – A escrita nos ajuda a fixar o conteúdo meditado e por estarmos registrando nossa história, o planner nos ajudará a fazer recordação das maravilhas de Deus em nosso meio.

4 – Este registro aprofunda nossa amizade com Cristo, ou seja, nos tornamos cada vez íntimos, participante do círculo dos amigos de Deus que ouvem sua voz, as batidas do seu coração e executam sua vontade.

5 – Você se torna uma pessoa mais agradecida. Sabe quando passamos por períodos de escuridão, seja com uma doença, traição, pobreza, enfim, situações que abatem nossa alma e espírito? Aqui temos a tendência de esquecer todas promessas e bens que Deus nos concedeu e da sua presença real todos dias. Muitos, por não terem uma fé enraizada no amor e somente nos favores de divinos, acabam abandonando a fé.

Pois é, não podemos evitar e nem prever tais momentos, por isso o registro das ações de Deus e suas maravilhas nos fará apegar-nos a Ele e não às suas obras. Esteja atento: quando o dia mal chegar, retome as páginas escritas, e declare com autoridade “Bendito seja Deus”!

6 – Um dos maiores tesouros da Igreja são os escritos dos santos e doutores. Muitos só registraram os feitos de Deus por obediência aos superiores. E que grande presente!

Imagine se Santa Tereza de Ávila, Santa Teresinha, Santa Faustina, Pe. Pio, São João da Cruz, dentre outros, não tivessem escrito absolutamente nada? Quantas almas teriam permanecido na escuridão se não fosse a leitura de tão belas páginas?

Leia também: Faça nascer o amor pela leitura

Decidiu pelo planner?

Ótimo, você decidiu por organizar a sua vida espiritual! Siga então algumas dicas bem práticas antes de iniciar o seu planner espiritual:

1 – Defina metas

Como dissemos acima, você não precisa abraçar todas as coisas que aparecem na sua frente. Há muito conteúdo, muita gente boa dando dicas e partilhando métodos. Para que você não fique perdido como cachorro que caiu da mudança, determine uma meta maior.

Esta escolha definirá suas tarefas que nem sempre serão prazerosas, portanto, foco e força! Dica gold: seja realista! Não adianta dizer que você irá à Missa todos os dias se a teu alcance não há uma Igreja com um horário assim. Daí, caíras naquela armadilha: “se não for assim, não adianta fazer nada”.

Pé no chão (corações ao alto, rsrs) e nada de autossabotagem.

2 – Faça um plano de Leitura da Bíblia

Há vários caminhos de leitura:

  • Você pode seguir a Palavra do dia;
  • Pelos evangelhos;
  • Pela ordem em que está na Bíblia;
  • Pelo método do monsenhor Jonas (Cartas de São João).

Escolha um e comece! Simples, né? “Ah, mas eu não tenho tempo” – segura o passo três…

3 – Determine um horário

É como um encontro marcado com a pessoa por quem estás apaixonado; você não vai deixá-la esperando, vai? Aquela hora é só sua e de Deus; Ele será Todo seu e você só dEle.

Mantenha a disciplina e você verá o quanto todo o seu dia se equilibrará. A disciplina te dará uma outra virtude chamada constância que se refletirá em toda a sua vida.

4 – Ore antes de começar com os exercícios

O Espírito Santo, fonte de toda a santidade te guiará nesta aventura e será seu Mestre. Portanto, ore pedindo luzes e entendimento para este momento.

Boa jornada!

Com informações de:

Guerma

CLIQUE na IMAGEM para BAIXAR

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password