Dia Mundial do Meio Ambiente: Cidade Rahamin, a sustentabilidade em favor da humanidade

No dia mundial do meio ambiente, relembramos a encíclica sobre a ecologia escrita pelo Papa Francisco em 2015. Em sua Laudato’si, o Santo Padre relembra a importância de cuidarmos da nossa casa comum, e de preservarmos o meio ambiente.

Animados por essa exortação, a Aliança de Misericórdia tirou do papel um dos projetos mais ousados da nossa história, a Cidade Rahamin. Ainda em construção, mas já em funcionamento, a Cidade da Misericórdia está localizada no município de Salto, interior de São Paulo. Oferece para as pessoas que a Aliança acolhe das ruas, após a sua recuperação, a experiência de uma vida nova.

O local deseja ser a célula de uma nova sociedade, caracterizada por uma ecologia global, onde a vida humana e a natureza possam ser restauradas em todas as suas dimensões. Assim, espiritualidade, ecologia, solidariedade, economia, cultura e medicina alternativa se tornam pilares deste projeto piloto para um mundo melhor.

SAIBA MAIS SOBRE A CIDADE RAHAMIN AQUI

Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a construção das casas ecológicas e sobre a sustentabilidade da cidade Rahamin.

Entenda:

Qual a durabilidade da Taipa de Pilão, principal material das casas?

A taipa de pilão, como o pau-a-pique, tem durabilidade superior a do concreto, desde que executado de maneira correta.

Qual o prazo de execução da construção das casas ecológicas?

Executar uma parede de taipa de pilão requer menos tempo do que fazer em alvenaria convencional. O tempo de execução de uma parede de pau-a-pique é o mesmo da alvenaria quando consideramos que sobre a terra não usamos, chapisco, emboço, reboco, massa corrida, etc.

Como é feito o telhado verde?

Sobre a laje de concreto ou chapa de compensado, coloca-se a manta de impermeabilização, a manta geodrenante, o substrato e a vegetação escolhida.

Como são feitos os processos da casa?

Paredes de taipa de pilão: usa-se formas de madeira e terra. A terra é colocada dentro da forma em camadas, sucessivas, de aproximadamente 30 cm de altura e apiloada até chegar a compactação ideal. Após atingir a altura da parede, retira-se a forma e aplica-se um impermeabilizante natural.

E a pintura?

É feita com tinta de terra. Existem muitas receitas de tinta a base de terra, nós utilizamos a mistura da terra peneirada com óleo de linhaça e cola branca.

O que é o bio digestor?

Pode-se definir como biodigestor, basicamente, um compartimento lacrado onde uma determinada biomassa é decomposta sem a presença de ar. Podemos definir o biodigestor como um aparelho destinado a conter a biomassa e seu produto: o biogás”. É importante salientar que a estrutura do biodigestor não produz biogás, ele apenas é a ferramenta que fornece as condições próprias para que um grupo especial de bactérias, as metanogênicas, consumam o material orgânico, biomassa e, por consequência desta digestão façam a liberação do biogás. O Biogás pode ser utilizado no fogão doméstico.

Como funciona aproveitamento de água da chuva nas casas?

A captação da água da chuva é feita por calhas instaladas na parte mais baixa do telhado, conduzidas por dutos até um filtro, depois ela segue à cisterna. Desta forma, a água pode ser utilizada em vaso sanitários, irrigação e limpeza.

Como funciona geração de energia nas casas ecológicas?

Na casa ECOLÓGICA e na casa RAHAMIM, a energia elétrica necessária para funcionamento de todos os aparelhos elétricos será gerada por painéis fotovoltaicos instalados na cobertura.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password