fbpx

Dia do Ecumenismo

“É muito mais forte aquilo que nos une do que quanto nos divide”

Aqui no Brasil, hoje é comemorado o “Dia do Ecumenismo”, que nada mais é que a busca da unidade entre os cristãos, e nasce em resposta à oração de Jesus, nosso Senhor e mestre, quando Ele, em oração a Deus Pai, manifesta o Seu desejo: “Para que todos sejam um” (Jo 17).

Ecumenismo não é perder a própria identidade religiosa e doutrinal, e a Igreja nos ensina as vias para esse diálogo: É a oração (ecumenismo espiritual), para que rezemos juntos. O próprio diálogo e, o que o Papa Francisco tem nos dito: o “ecumenismo de sangue”, porque, em suas palavras: “Quando os terroristas ou as potências mundiais perseguem as minorias cristãs ou os cristãos, eles não perguntam: “Você é luterano? Ortodoxo? Católico? Reformado? Pentecostal? Não. É cristão e basta!”.

Leia também: Tudo Pelo Reino | Você sabe o que é UNIDADE?

Além disso, o caminho de unidade adentra nossa missão comum, no exercício da caridade, da luta pelos valores da vida, da família e da justiça. “Eles encontram-se cada vez mais unidos, quando se trata de ir ao encontro das carências e misérias do nosso tempo: a fome, as calamidades, a injustiça social”, como escreveu o Papa São João Paulo II, na Carta Encíclica ‘Ut Unum Sint,’ sobre o Empenho Ecumênico.

A Aliança, já em sua identidade como ‘ponte’, busca manter esse diálogo através de algumas frentes, dentre elas, a Rede Pelo Bem e com os Pastores da Misericórdia.

São João XXIII dizia: “É muito mais forte aquilo que nos une do que quanto nos divide”. Então, busquemos investir no que nos une!

0 Comments

    Leave a Comment

    quatro × 1 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password