Devoções Marianas – Conheça os principais tipos de devoção que existem
Todo mundo conhece pelo menos uma devoção Mariana: Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora do Ó…, e tantas outras bonitas devoções à Mãe de Deus.
Mas, você sabia que existe uma classificação das devoções e títulos marianos? Vamos entender um pouco melhor.
As classificações das devoções marianas são referentes as diferentes formas de veneração à Nossa Senhora. Elas estão divididas em:
Doutrinas
As doutrinas são aquelas devoções ligadas a um dogma católico (verdade de fé atestada pela Igreja). São apenas quatro, e nessas todo fiel católico precisa crer como uma verdade de fé revelada. Os dogmas marianos são:
- Virgindade Perpétua de Nossa Senhora, que afirma a virgindade de Maria na concepção de Jesus e até o fim de sua vida;
- Maria, mãe de Deus, cuja festa celebramos no primeiro dia do ano, que afirma que Maria é mãe do Deus encarnado.
- Imaculada Conceição, esse dogma afirma que a Virgem Maria nasceu sem pecado original, sendo poupada por Deus (temos um texto sobre esse dogma, que foi o último a ser instituído e que possui uma bonita história – leia aqui).
- Assunção gloriosa ao Céu. Este dogma diz respeito à realidade final de Maria, que ao morrer foi elevada aos Céus de corpo e alma.
Devoção Mariana – Aparições
O segundo tipo de devoção mariana é a devoção às aparições de Maria, como por exemplo a de Nossa Senhora de Lourdes, que apareceu na França, e de Nossa Senhora de Fátima, que apareceu aos Pastorinho, em Portugal;
Devoção Mariana – Vida de Maria
O terceiro tipo de devoção é a vida de Maria. Diz respeito aos acontecimentos da vida de Nossa Senhora, como as 7 Dores e 7 Alegrias de Maria, tratadas por Santo Afonso Maria de Ligório, no livro “As Glórias de Maria”;
Devoção Mariana – Sacramental
O quarto tipo de devoção é relacionada à consagração a Maria, como o Santo Rosário, a Medalha Milagrosa e o Escapulário. Então, temos os títulos de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, etc.
Ícones Milagrosos
E por último, as devoções relacionadas às pinturas, ícones ou imagens de Nossa Senhora, cujos milagres são atribuídos, como: Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, imagem encontrada pelos pescadores.
Somos obrigados a acreditar em todas as devoções?
Esses são os tipos de devoção a Nossa Senhora que existem hoje. É importante afirmar que a Igreja não nos obriga à devoção às aparições Marianas, como explicaremos em outro texto, somente aos dogmas, como explicado nas Doutrinas.
Mas, olhando os inúmeros milagres realizados pela Mãe de Deus em nosso meio, a multidão de Santos que creem e professam a devoção às diversas aparições de Maria, somos chamados a crer e pedir sempre a intercessão da Nossa Mãe do Céu.
0 Comments