fbpx

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina, é uma das únicas Aparições de Nossa Senhora no Continente Americano. Guadalupe significa “Perfeitíssima Virgem” na língua Asteca.

Ela apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego, um índio que se converteu ao Catolicismo aos 50 anos.

Veja também: São Juan Diego

O povo Asteca adorava a deusa Quetzalcoltl, a quem ofereciam sacrifícios humanos em troca de “prosperidade”. A Aparição da Virgem de Guadalupe trouxe fim a essa idolatria e fez com que milhões de índios se convertessem e abraçassem a verdadeira fé.

A Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao pequenino:

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu a Juan Diego enquanto ele caminhava para a igreja, ela lhe chamou de “pequeno filho”.

Apareceu como uma índia, grávida e lhe disse na língua asteca: “não deixe o seu coração perturbado. Eu não estou aqui? Não temas esta enfermidade ou angústia. Eu não sou sua Mãe? Você não está sob minha proteção?”.

A Virgem pediu, então, que ele fosse ao Bispo e lhe pedisse para construir uma capela no local da aparição. A virgem afirmou que iria acabar com a serpente e parar os holocaustos feitos naquela terra, profetizou que o povo se converteria à fé católica.

O bispo não acreditou nas palavras do simples índio, mas pediu um sinal concreto à Nossa Senhora para comprovar a história. Assim, a Virgem de Guadalupe apareceu novamente para Juan Diego e lhe disse para encher seu poncho com as flores de um monte.

Era inverno, naquela época não nasciam flores naquela região e o índio sabia disso, porém, numa confiança filial, subiu ao monte e encheu sua tilma com uma grande quantidade de flores.

Ao ser recebido pelo Bispo, Juan Diego abriu a tilma e as flores caíram no chão, e para a surpresa de todos, na tilma de Juan Diego estava estampada a imagem da Virgem de Guadalupe.

Naquele momento, o bispo se arrependeu da sua desconfiança e acreditou na aparição de Nossa Senhora a Juan Diego.

Rapidamente a história do milagre se espalhou, uma Igreja foi construída no local, tornando-se depois, o grande santuário de Guadalupe, visitado por milhares de peregrinos e devotos anualmente.

Fatos Interessantes sobre o Milagre:

1 – Na roupa da Virgem de Guadalupe está retratado o céu com a posição das estrelas do dia em que ela apareceu. Os astecas eram conhecidos pelo estudo dos astros e esse pequeno detalhe foi muito importante para a conversão do povo que acreditou que verdadeiramente a aparição era sobrenatural.

2 – Em janeiro de 2001, o Engenheiro Peruano José Aste Tonsmman revelou que nos olhos de Maria, dentro da Iris e da pupila, se ampliado, mostram 13 pessoas: crianças, mulheres, o Bispo e o próprio índio Juan Diego, no momento da entrega do poncho ao Bispo. É possível ver a exata cena de Juan Diego abrindo a tilma na sala do bispo.

3 – A pintura não é feita por nenhum material existente na natureza ou fabricado por homem, não é possível identificar esboço ou marca de pincel.

4 – O olho da Virgem reflete luz exatamente como o olho humano.

5 – Richard Kuhn, prêmio Nobel de química, descobriu que a imagem não tem corantes e que após centenas de anos continuam com seu brilho.

6 – O pano da tilma não deveria durar mais do que 20 anos, porém, ela ainda está intacta até hoje, resistindo a incêndios e ao tempo.

Milagres e reconhecimento:

Estima-se que cerca de 8 milhões de Astecas se converteram ao catolicismo graças a aparição da Virgem Maria. São milhares de relatos de milagres e curas operadas pela intercessão de Nossa Senhora.

O povo Mexicano é hoje uma das maiores populações católicas do mundo, que com a intercessão da Virgem resistiu a repressões e perseguições.

Em 1979, o Papa São João Paulo II declarou Nossa Senhora de Guadalupe, como Padroeira da América Latina.

 

Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Mãe das Américas!

Tu que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.

Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego de teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflige nem perturbe nosso coração.

Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo.

Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz-nos mensageiros teus, mensageiros da vontade e da palavra de Deus. Amem.

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/santo/nossa-senhora-de-guadalupe-padroeira-da-america-latina-2/

0 Comments

    Leave a Comment

    11 + dezesseis =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password