Imaculada Conceição: Virgem Santíssima mãe da humanidade

O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca. É uma verdade de fé revelada por Deus e proposta pela Igreja.

É uma festa de esperança, de alegria pelo imenso poder da redenção trazida por Cristo, que pôde inclusive, preservar sua Mãe do domínio do pecado.

Dogma da Imaculada

A Imaculada Conceição refere-se a um dogma proclamado pela Igreja e pelo Papa Pio IX em 1854, onde se declara que a concepção da Virgem Maria foi sem a mácula do pecado original:

“Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

O dogma aponta para dois pontos importantes:
a) a Virgem Santíssima foi preservada do pecado original desde o princípio de sua concepção;
b) a Virgem Santíssima recebeu este privilégio, apesar de humana, por causa de Jesus Cristo, gerado em seu ventre.

Quem é a Imaculada Conceição?

O dogma da Imaculada recebido com muitos festejos, adquiriu o caráter de solenidade com vigília, como as grandes festas do calendário cristão. Logo após quatro anos da solene proclamação, Nossa Senhora apareceu para Santa Bernadete nomeando-se: Eu sou a Imaculada Conceição!”.

Hoje, 08 de dezembro, comemoramos a Solenidade da Imaculada Conceição, onde os fieis católicos vão à missa como sinal de devoção e agradecimento. Ao ter sido preservada imune de toda mancha do pecado original, a Virgem Maria permanece ao lado do Pai intercedendo por toda a humanidade.

A Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora é umas chamadas “Festa de Guarda”, compreendidas no mandamento que diz “guardar domingos e festas”, portanto, participar da eucaristia nesse dia é obrigação de todo católicos.

Honremos à Virgem Maria com nossas orações!

A Imaculada e o povo brasileiro

Vale ressaltar, que Nossa Senhora da Conceição é, mesmo que de forma velada, muito presente na história e na fé do povo brasileiro, visto que era uma devoção muito presente na catolicidade dos portugueses.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, encontrada no Rio Paraíba do Sul, era na verdade uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde recebeu o “complemento” Aparecida.

A padroeira do Brasil é, portanto, a mesma Senhora Imaculada aclamada em solo português e reverenciada desde o início do cristianismo.

Louvamos a Deus Pai por “preparar Mãe que fosse digna de Seu Filho”.

 

Oração à Imaculada Conceição

 

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.

https://pt.aleteia.org/2014/12/08/o-que-e-a-imaculada-conceicao/

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-imaculada-conceicao/9/102/

 

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password