De repente, Lúcifer ficou bom? As armadilhas por trás da série da Netflix

Personagem que interpreta Lúcifer na série
Ator Tom Ellis que interpreta Lúcifer. Personagem sedutor que na vida real não existe.

Antes que você pense “Lá vem mais um sermão da Igreja”. Nós assumimos – é um sermão e se tiver coragem, leia até o fim.

Aviso aos navegantes

A primeira coisa que você precisa saber é que o personagem da série “Lúcifer” da Netflix, não foi criado por um roteirista genial. É uma obra, digamos, baseada em fatos reais.

A queda dos anjos não é uma lenda, leia este artigo que fala o que aconteceu nos primórdios da Criação.

Na série ele tem todos os atrativos: bonito, sedutor, bem sucedido, com senso de justiça: o homem perfeito. Existem diversos comentários nas redes sociais elogiando e torcendo pelo diabo, e achando Deus, seu Pai, um tanto quando injusto.

Como dizia uma antiga personagem de um programa humorístico: “Lá vem o golpe!”

Quem é o demônio?

O Catecismo da Igreja Católica responde:

“Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz sedutora, oposta a Deus (cf.266), a qual, por inveja, os faz cair na morte (cf.267).

(…)

Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. «Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali – De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus”. (CIC 391)

Jesus o chamou de homicida desde o princípio (Jo 8, 44) e pai da mentira (Jo 8, 44), aquele que inflige mal às criaturas de Deus.

Suas características sedutoras vêm de sua beleza original dada por Deus. Depois de sua queda, usa de sua “lábia” para perverter e corromper (lembremos de como Eva foi seduzida – Gn 1, ).

Mas, ele pode se converter?

Absolutamente não! O catecismo diz que a escolha dos anjos caídos por afastar-se de Deus é irrevogável, pois sendo espíritos puros, têm possibilidade de conhecer perfeitamente a verdade.

“É o carácter irrevogável da sua opção, e não uma falha da infinita misericórdia de Deus, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. ‘Não há arrependimento para eles depois da queda, tal como não há arrependimento para os homens depois da morte'”. (CIC 393)

Não adianta ficar chateado, ou chateada conosco. Nem o Papa Francisco acredita num demônio bonzinho:

“Quando o diabo não consegue impor-se pela força — afirmou o Pontífice — não pode destruir uma pessoa através dos vícios evidentes, não pode destruir um povo com as guerras, as perseguições, pensa noutra estratégia e, queridos irmãos e irmãs, é a estratégia que usa com todos nós.

Com efeito, ‘nós somos cristãos, católicos, vamos à missa, rezamos: tudo parece estar em ordem, sim, temos os nossos defeitos, os nossos pecados, mas tudo parece estar em ordem’.

Assim o diabo finge-se educado: vai, observa, procura um bando, bate à porta — ‘por favor? posso entrar?’ — toca a campainha e estes demônios educados são piores que os primeiros, pois tu não te dás conta que os tens em casa. E este é o espírito mundano, o espírito do mundo”. (Homilia da Santa Missa na Capela Santa Marta, 12 de outubro de 2018).

Acostumar-se ao mal

O espírito do mundo é educado, mas sua ação é devastadora; quem passa a ser guiado por ele, começa a rejeitar qualquer coisa que vem de Deus.

“Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” (Mt 16, 13-23)

Por que há tanta gente “boa” que defende aborto por exemplo, e é contra a vida de castidade, levando a vida com os pés em duas canoas? Porque se afastaram da Cruz de Cristo e procuram sempre o caminho sem sofrimento (mais fácil), rejeitando assim, a vida no Espírito.

Um parêntese

Imagem do Templo Satânico nos EUA
A imagem de Lúcifer parafraseando Cristo falando às crianças.

Você sabia que nos últimos anos houve um crescimento significativo de seitas satânicas em diversos países? Nos EUA, por exemplo, o Templo Satânico reivindicou o direito de ensinar às crianças nas escolas, suas crenças.

Em Portugal há registros de cemitérios violados e na Itália o comércio de hóstias consagradas é grande, pagando-se em média de 80 a 500 euros, por cada hóstia, a depender do tamanho e da importância da Igreja.

Todos os cultos ligados à Lúcifer envolvem ritos sexuais (orgias, necrofilia e abusos), sacrifício de animais e humanos, necrofagia (comer cadáveres), vampirismo, incentivo ao suicídio.

Não é religião

Muitos dizem que se deve respeitar a pluralidade religiosa, pois todas as religiões precisam ser representadas. O problema é que o satanismo é a antirreligião.

Apesar das controvérsias entre os etimologistas com relação à origem da palavra religião, muitos dizem que ela quer dizer “respeito ao sagrado”, mas outras defendem que religião significa religar, reatar os laços entre o homem e o divino, ou ao seu Criador.

Ora, o diabo não procura restituir nada a ninguém, muito menos redimir ou reerguer. Não! Ele só quer divisão e destruição.

Pode interessar: Do que o demônio mais tem medo

Desligar a TV

Você agora vai precisar expulsar este convidado traiçoeiro de sua casa. Sabemos que o mundo do entretenimento é atraente, nos faz relaxar e a não levar a vida tão a sério. Mas não podemos negar que há influência maligna neste campo (em todos na verdade).

“Ah, mas uma série não irá me transformar em um satanista ou possuído”. Somos sim influenciados pelos meios midiáticos a longo prazo e muitas vezes, de maneira inconsciente. Por que você acha que para vender tal produto os publicitários resolvem colocar uma atriz ou ator do momento? Por causa da sua capacidade de influenciar a sua escolha.

Portanto se prepare para fazer um exorcismo se quiser não ser vítima deste demônio tão educado.

Consequências da ação diabólica (física e psicologicamente)

Nunca me esqueço de um fato narrado por uma intercessora da RCC (Renovação Carismática Católica), Maria Gabriela. Durante uma formação sobre oração de cura e libertação, ele disse que atendeu uma jovem que ficou possessa enquanto assistia uma novela da Globo.

Essa jovem estava assistindo a novela com sua mãe. Num determinado momento a mãe saiu para tomar água e quando voltou a jovem estava completamente diferente, com os olhos virados, falando coisas estranhas e muito agressiva.

Na cena que estava sendo exibida na TV, a personagem principal (Lucélia Santos) estava sendo iniciada como filha de santo num ritual de invocação de espíritos.

Buscar pelo Bem

Viu como a coisa é séria? É algo muito simples e quase inofensivo, mas que pode influenciar a sua vida de verdade. Você é fã da série e é cristão? Você está buscando a vida da graça e das virtudes?

Pergunto isso porque, na maioria das vezes, para se defender das incidias do diabo não basta cumprir preceitos, se deve progredir na fé e prática. Faça um exame de consciência e corra para a confissão.

Deixe a casa limpa, mas também ocupada pela graça de Deus, guardada pelas virtudes da caridade. Não deixe o espírito do mundo destruir você por dentro.

Com informações de

Padre Paulo Ricardo

Catecismo da Igreja Católica no Vatican.va

ACI Digital

BBC Brasil

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password